Calendário

7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje3803
Paróquia de Mangualde
Intervenção Precoce - ECDIPIV

1999-2009 – 10 Anos de IPI, Um Sucesso de Parceria

No dia 26 de Junho de 2009, realizou-se no Auditório do ISS, IP – Centro Distrital de Viseu, o Encontro das EID do Distrito de Viseu intitulado “1999-2009 – 10 Anos de IPI, Um Sucesso de Parceria”.

A promoção deste Encontro teve como objectivo fazer um balanço dos 10 Anos de IPI e do percurso de cada EID, para isso foi programada uma apresentação por cada Equipa onde puderam retratar as suas vivências.

O Encontro subdividiu-se em quatro Painéis: Dinâmicas de Funcionamento em IPI, A Família como Elemento da Equipa, Projectos de 3ª Geração – a IPI em Interacção com a Comunidade e Casos de Sucesso. Para a moderação de cada painel, foram convidados representantes das diferentes Instituições de Enquadramento: Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, Santa Casa da Misericórdia de Penalva do Castelo e Associação de Solidariedade Social de Lafões.

Continuar...

RSI - RSI

Equipa de Rendimento Social de Inserção

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma política de acção social, cujo enquadramento legal se rege pela Lei 13/2003 de 21 de Maio. Consiste numa prestação incluída no subsistema de solidariedade e num programa de inserção, de modo a conferir às pessoas e aos seus agregados familiares apoios adaptados à sua situação pessoal, que contribuam para a satisfação das suas necessidades essenciais e que favoreça, a progressiva inserção laboral, social e comunitária.

A candidatura ao RSI é feita apenas por um elemento do agregado familiar, que fica designado por titular da prestação, no entanto, o montante da prestação a atribuir constituiu um direito de todos os membros que compõem o agregado familiar. (Primeira alteração à Lei n.º 13/2003, de 21 de Maio, que revoga o rendimento mínimo garantido, previsto na Lei n.º 19-A/96, de 29 de Junho, e cria o rendimento social de inserção.)

Continuar...

ATL - Actividades

Passeio - CATL

DSCF4066 800x600

Este ano o nosso passeio foi no dia de S. João, 24 de junho, e é claro que fomos ao Porto.

O nosso passeio teve como roteiro o parque desta cidade, um lugar com grandes espaços verdes, lagos, patos e até vimos e cumprimentamos a grande atleta Rosa Mota.

Almoçámos no parque, brincámos, rebolámos, subimos às árvores e muito mais coisas.

Depois fizemos o percurso até à Ribeira do Porto, onde vimos o mar e o Rio Douro. O museu que visitamos é interativo e parque temático sobre os descobrimentos portugueses - World of Discoveries.

Nesse museu andámos de barco, foi muito divertido.

Regressámos a casa, satisfeitos e com vontade de lá voltar.

Foi divertido.

Pastoral Paroquial - Actividades

Inquérito para o Sínodo dos Bispos sobre a Família

De certeza que já ouviu falar no Inquérito que o Papa Francisco enviou a toda a Igreja, relativo aos "Desafios Pastorais da Família no contexto da Evangelização". Não é nenhuma novidade, porque todos os Sínodos dos Bispos são antecedidos de um Inquérito, mas, devido ao tema, o presente documento foi mais destacado pela comunicação social. Aqui disponibilizamos o texto do Inquérito convidando à resposta destas questões, de uma forma livre e construtiva.

Agradecemos que nos envie as suas respostas até ao dia 6 de Dezembro.

Se quiser dar a conhecer a outras famílias, muito agradecíamos. Pode facultar o texto do Inquérito. As famílias, por si contactadas, poderão entregar as suas respostas, por escrito, na Secretaria da Paróquia, até ao dia 6 de Dezembro.

Obrigado pela sua colaboração.

Centro de Dia - Actividades

Dia dos Avós

No dia 26 de julho teve lugar no Monte da Nossa Senhora do Castelo o dia dedicado aos avós.

DSCF1907 800x600

DSCF1919 800x600

DSCF1923 800x600

O dia começou com a celebração de missa campal às 11H00. Na homilia o Rev. Pe. Nuno Azevedo enalteceu o papel dos avós na sociedade, não só pela experiência de vida adquirida, como também pelo valor da sabedoria que transmitem e muitas vezes não aproveitada.

O Presidente da autarquia mangualdense, João Azevedo, reforçou as palavras do Rev. Pe. Nuno e agradeceu o papel fundamental que Instituições, Associações e Santa Casa tem tido para com aqueles que precisam mais de ser acompanhados. Este dia é uma forma de homenagear todos os avós.

A celebração eucarística foi animada pelo Grupo dos Girassóis.

Seguiu-se o almoço e uma tarde de convívio com troca de merendas, bolo dos avós e muita animação.