<<  Abril 2024  >>

IMG 4267 1600x1200

Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Manifestação de fé

No dia 31 de maio, Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, realizou-se na Paróquia de Mangualde, na missa das 11h00, a Festa da Primeira Comunhão.

Foi um momento especial para 75 crianças do 3º ano que, pela primeira vez, receberam Jesus na Hóstia Consagrada.

O Pe. Rocha dirigiu-se de um modo particular a estes meninos e meninas, explicando-lhes o significado deste dia nas suas vidas e pediu-lhes que participassem na eucaristia.

“Hoje ides receber Jesus no vosso coração, neste pedacinho de pão que é o Corpo de Cristo e que vos ajudará a serdes mais bonitos … procurai participar todos os domingos na missa …”.

De seguida perguntou-lhes: “Jesus pode contar convosco? …” e da assembleia ouviu-se o sim.

Aos pais lembrou o compromisso que fizeram no dia do batismo. Por sua vez, os pais agradeceram a ajuda que a paróquia desenvolve no crescimento da fé dos seus filhos.

No final receberam o diploma.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

Da parte da tarde, das 14h30 às 18h00, decorreu a Adoração Eucarística.

Às 18h00 estava prevista a Procissão do Corpo de Deus, mas devido à chuva que se fez sentir não foi possível esta manifestação de fé pelas ruas da cidade.

A cerimónia decorreu na Igreja Paroquial com a presença de centenas de fiéis.

O Pe. Rocha aproveitou a ocasião para fazer uma catequese a partir do que significa a Custódia.

Dadas as condições climatéricas convidou os fiéis a participarem na procissão simbólica na praceta do Complexo Paroquial.

Estiveram presentes Autoridades, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, Escuteiros, Guias, Fraternidade Nuno Álvares, Banda Filarmónica de Lobelhe, crianças, catequistas, acólitos e muitos fiéis que acompanharam em grande manifestação de fé o Corpo de Deus.

Em momento oportuno, o Pároco aproximou-se da entrada do Complexo e deu a bênção à cidade de Mangualde.

Concluíu-se, depois, o mês de maio com a recitação do terço.