Calendário

<<  Agosto 2019  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1176
mod_vvisit_counterOntem3735
mod_vvisit_counterEsta semana4911
mod_vvisit_counterEste mês63672
mod_vvisit_counterTotal5243279
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

“Diferentes na Vida, Iguais no Desporto”

Promoveu reflexão sobre desporto adaptado

Assinado Protocolo de Desporto Adaptado nas Escolas de Mangualde

 

Decorreu no dia 7 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, o Seminário ‘Diferentes na vida, iguais no desporto’. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, reuniu atletas, associações e especialistas na área do Desporto, inserindo-se no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Consciente dos benefícios da prática desportiva ao nível da condição física, reforço da confiança e autoestima, aumentando a qualidade de vida e independência das crianças e jovens portadores de deficiência, o Seminário iniciou-se com a assinatura de um protocolo tripartido entre a Câmara Municipal de Mangualde (na pessoa de João Azevedo, Presidente do Município), a Casa do Povo de Mangualde (pelo presidente Paulo Figueiredo) e o Agrupamento de Escolas de Mangualde (presidente Agnelo Figueiredo) sobre o desporto adaptado nas Escolas de Mangualde. A sessão de abertura contou ainda com a presença de José Lourenço, Presidente do Comité Paralímpico.

O Seminário dividiu-se em dois painéis. O I Painel, moderado por João Amaral, Treinador da Casa do Povo de Mangualde, foi dedicado aos Testemunhos dos jovens atletas internacionais e nacionais Miguel Monteiro, Cristiano Pereira, João Azevedo, Márcia Araújo e Sara Araújo.

O II Painel, moderado por Maria José Coelho, Vereadora da Câmara Municipal de Mangualde e Presidente da Rede Social de Mangualde, trouxe a debate a “Integração do Desporto Adaptado na Federação Portuguesa de Atletismo”. Nesse painel, intervieram Jorge Vieira, Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, ouviram-se os testemunhos da treinadora de Ginástica Artística Paula Oliveira e dos atletas Ana Rafael, Fátima Moreira e Artur Silva, e, por fim, abordou-se “A Visão dos Pais” por Cristina Azevedo, do Núcleo Pais em Rede de Mangualde.

Esta iniciativa procurou demonstrar que a deficiência não pode ser vista como uma barreira social e que é necessário eliminar a desigualdade e promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência. Pretendeu, igualmente, sensibilizar a população para a situação das pessoas com deficiência e promover a sua inclusão na sociedade.

O Desporto Adaptado foi idealizado e concebido com o objetivo de implementar modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao livre acesso ao desporto e, de igual modo, promover a interação e integração de pessoas com deficiência na comunidade. Esta valência consiste na intervenção especializada em pessoas com e sem deficiência, com vista à reabilitação, treino de capacidades, desenvolvimento de hábitos de vida saudáveis e integração social.