Calendário

<<  Novembro 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje93
mod_vvisit_counterOntem2306
mod_vvisit_counterEsta semana4673
mod_vvisit_counterEste mês43021
mod_vvisit_counterTotal4488527
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Notícias da Igreja

MOVIMENTO ENCONTRO MATRIMONIAL

 Encontro Matrimonial é um Movimento que surgiu logo após o Concílio Vaticano II para dar aos casais a oportunidade de examinarem a sua vida a dois e aos sacerdotes e religiosos, a sua relação com a comunidade. É uma ocasião para partilhar sentimentos, esperanças, desacordos, alegrias, desilusões, júbilos… A dinâmica utilizada encoraja para um diálogo aberto e honesto, cara a cara, coração a coração, com a pessoa que escolhemos para viver o resto das nossas vidas ou, no caso dos sacerdotes e religiosos, com a comunidade em que estão inseridos. Para esta comunicação entre o marido e a esposa, ambos são convidados a passar um FIM DE SEMANA (FDS) juntos, longe das distracções e tensões da vida diária, concentrando-se um no outro. O FDS não é para aconselhamento matrimonial ou para resolver problemas do casal ou do sacerdote; não é para falar das suas vidas com outras pessoas; não é um momento de estudos religiosos ou bíblicos nem sequer um retiro espiritual.

Os princípios básicos que definem o Movimento Encontro Matrimonial – WORLDWIDE MARRIAGE ENCOUNTER – como um Movimento dentro e para a Igreja Católica, são:

a)O matrimónio é uma aliança entre um Homem e uma Mulher;

b)Esta experiência é oferecida aos matrimónios, sacerdotes e religiosos(as);

c)Esta experiência é apresentada de tal modo que a nossa identidade católica, expressa nos nossos valores, nos nossos ensinamentos e nas nossas atitudes, possa ser apresentada livremente, sem medo de ferir e sem nos justificarmos;

d)Todos os membros da Equipa do Fim-de-Semana (FDS) são católicos, são leais à Igreja e vivem o seu sacramento;

e)Uma vez que somos um Movimento que reúne os dois sacramentos relacionais, cada Tema do FDS é dado por uma Equipa Eclesial, ou seja, um casal e um sacerdote.

f)Como Movimento somos leais e fiéis ao valor do diálogo diário que é um meio indispensável para se poder viver uma vida dialogante. É necessária, também, uma Comunidade que dê apoio a cada casal, sacerdote ou religiosa que tenha vivido um FDS. Esta Comunidade faz parte integrante duma Comunidade local. Levar o FDS a um território implica necessariamente a criação de uma nova Comunidade de apoio.

Encontro Matrimonial está espalhado por todo o mundo (mais de 90 países) e, neste momento, aguarda a aprovação por parte da Santa Sé dos Estatutos que o identificarão como Associação Privada de Fiéis. Sabemos que a questão jurídica já está ultrapassada e agora, aguarda o parecer da comissão doutrinal.

Na Europa, Encontro Matrimonial encontra-se implantado em 12 países. Vários países apoiam Comunidades noutros países. Por exemplo, Portugal apoia as comunidades de língua portuguesa na França e Luxemburgo; a França e a Alemanha apoiam comunidades na Suíça, etc.

Em Portugal, o Movimento está implantado a nível nacional e de há alguns anos a esta parte começou a dar os primeiros passos nesta nossa Diocese de Viseu.

No início do mês de Fevereiro (dias 3 e 4), iremos realizar em Viseu o 1º Fim-de-Semana não residencial, ou seja, os casais irão dormir a suas casas evitando-se assim as despesas de alojamento. Devem, contudo, os casais participantes disponibilizar-se a seguir as indicações da Equipa dadora do Fim-de-Semana de forma a aproveitar bem o conteúdo do mesmo.

A equipa responsável na nossa Diocese é constituída pelo casal Margarida + Manel Silva de Tondela com o Pe. Manuel Rocha, actualmente Pároco de Mangualde. Se algum casal se sentir motivado a aprofundar a sua relação e a fazer esta experiência, pode dirigir-se ao Complexo Paroquial de Mangualde e falar directamente com o Pe. Rocha. Poderá também fazê-lo para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Outras informações sobre o Movimento poderá encontrá-las em www.encontromatrimonialdeportugal.com