S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Abril 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1625
mod_vvisit_counterOntem2071
mod_vvisit_counterEsta semana6878
mod_vvisit_counterEste mês11265
mod_vvisit_counterTotal4345573
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cartaz Semana Biblica Viseu 18 800x600

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

cartaz p social 2018 800x600

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Confissões Quaresmais 2018 1 800x600

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jardim de Infância - Actividades

Centenas de crianças desfilaram

“Ciclo do Queijo e Crescer a Brincar

foram os temas deste carnaval”

Na manhã do dia 9 de fevereiro realizou-se, na cidade de Mangualde, o desfile de Carnaval das crianças dos Jardins de Infância do concelho de Mangualde.

Da nossa Instituição participaram as crianças das salas dos 3, 4 e 5 anos, com o tema: "crescer a brincar".

IMG 1957nova 800x600

IMG 1926nova 800x600

 

IMG 1882nova 800x600

  Às 10H00 mais de três centenas de crianças, do Pré-escolar do Ensino Público e IPSS’s do concelho concentraram-se no Largo da Misericórdia e, ao som da música e muita animação, desfilaram em direção ao centro da cidade.

O público aguardava os pequenos/grandes foliões que todos os anos despertam a curiosidade de muitos.

O tema dominante este ano foi “o ciclo do queijo e crescer a brincar”, que fazem parte do seu projecto pedagógico. Depois de alguns meses de “azáfama” chegou o dia dos pastores, acompanhados dos rebanhos e do seu fiel amigo virem à cidade dar a conhecer o que se faz de bom no nosso interior, o afamado queijo.

As brincadeiras também não faltaram, bem como as deliciosas pipocas, que fazem parte da vida de qualquer criança.

O desfile teve a colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários de Mangualde.

 

 

Articulação do Pré-Escolar e 1º Ciclo

 

Projeto “Ciclo do Queijo”

IMG 1761 800x600

 

No dia 31 de janeiro, as crianças do Jardim de Infância do Complexo Paroquial (sala dos 5 anos) deslocaram-se à Queijaria Vale da Estrela para conhecerem de perto o processo de fabrico do Queijo.

IMG 4752 800x600 IMG 4767 800x600

IMG 4768 800x600

Esta visita está relacionada com o projeto de articulação do Pré-escolar e 1º Ciclo que este ano tem como tema o Queijo.

IMG 4774 800x600

 

As crianças gostaram da iniciativa e algumas mostrando vontade de um dia também poderem fabricar este produto que é uma mais valia na nossa região. Foi-lhes dado a provar esta iguaria a qual apreciaram.

 

No dia 1 de fevereiro os alunos do 1º B do Agrupamento de Escolas de Mangualde, acompanhados da Profª. Luísa Figueiredo deslocaram-se à sala dos 5 anos do Jardim de Infância do Complexo Paroquial para realizarem atividades relacionadas com o projeto. Começaram por uma abordagem breve ao tema: “Alimentação Saudável”; referência à tradição portuguesa do fabrico do queijo, onde puderam observar através de imagens alguns dos conhecidos queijos portugueses.

Seguidamente assistiram a vídeos com a explicação do fabrico artesanal e industrializado deste produto.

No final realizaram experiências abordando a dissolução em líquidos.

IMG 1774 800x600

Foi uma partilha de experiências e conhecimento entre as crianças para que tomassem gosto pelo ensino experimental, visto que para o próximo ano vão começar uma nova etapa nas suas vidas. Com este intercâmbio as crianças vão aos poucos ambientar-se à futura entrada no 1º ciclo. Está agendado para o dia 4 de maio a visita das crianças da sala dos 5 anos à Escola Ana de Castro Osório.

Para a educadora Natália estas atividades são uma mais valia na aprendizagem das nossas crianças.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

4º FIM-DE-SEMANA DA BEIRA ALTA

DE ENCONTRO MATRIMONIAL

 

casaisjpg 800x600

      Nos dias 3 e 4 de Fevereiro, nas instalações do Seminário Maior de Viseu, um conjunto de dez casais (A Mila e o Zé Albuquerque; a Sandrina e o António Martins; a Maria Helena e o Carlos Domingos; a Maria Helena e o António Santos – de Mangualde; a Rita e o Jorge Diz; a Palmira e o Jorge Gonçalo – de Tondela; a Ana Raquel e o Carlos Figueiredo; a Rosa Maria e o Nefetali Amante; a Adelaide e o Carlos Caetano – de Campo de Madalena; a Idalina Arlete e o António Lázaro, de Oliveira, S. Pedro do Sul), viveram uma experiência de vida dialogante ao jeito da proposta feita pelo Movimento Encontro Matrimonial. Foram dois dias muito intensos em que os casais trabalharam várias ferramentas que os podem ajudar a que, de forma íntima e responsável, viver uma relação alicerçada no diálogo, na ternura e na oração. A equipa que ajudou este conjunto de casais nesta caminhada realizada veio de vários lados do país: a Rita e o Luís, de Évora; a Luísa e o Tó (António Carvalho), de Lisboa; a Geninha e o António Cavadas, dos Carvalhos e o Pe. Manuel Rocha, actual Pároco de Mangualde.

Encontro Matrimonial é um Movimento que surgiu para dar aos casais a oportunidade de examinarem a sua vida a dois e aos sacerdotes ou religiosos, a sua relação com a comunidade. A Missão do Movimento tem por base o Evangelho de S. João: «Amai-vos como Eu vos amei». Já a Visão é: dentro da Igreja, ajudar na renovação dos sacramentos do Matrimónio e da Ordem, para que vivam plenamente uma relação responsável e íntima, proporcionando-lhes, para este estilo de vida, uma experiência católica e uma Comunidade de apoio permanente.

O FDS (fim-de-semana) é uma ocasião para dialogar em casal sentimentos, esperanças, desacordos, alegrias, desilusões, júbilos… A dinâmica encoraja para um diálogo aberto e honesto, cara a cara, coração a coração, com a pessoa que escolhemos para viver o resto das nossas vidas ou, no caso dos sacerdotes ou religiosos, com a comunidade em que estão inseridos.

Durante o FIM-DE-SEMANA uma equipa de três casais católicos e um sacerdote partilham uma série de temas de reflexão durante todo o Fim-de-Semana. Através destes temas de reflexão, é dada aos casais a oportunidade de se olharem como pessoas e de olharem o seu casamento e a sua relação com Deus e com o mundo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL