S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Novembro 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Entrada



Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje84
mod_vvisit_counterOntem2940
mod_vvisit_counterEsta semana12595
mod_vvisit_counterEste mês48405
mod_vvisit_counterTotal3788054
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO 12º DOMINGO COMUM (ANO A)

No texto do evangelho, estamos a ouvir passagens do Sermão da Montanha, proferido por Jesus no início da sua vida pública; é o sermão programático da sua missão. Neste domingo, é proclamada a parte em que Jesus envia os Doze em missão e apresenta-lhes as tarefas que terão de cumprir, dando-lhes, para isso alguns conselhos oportunos. Recorda-lhes, de uma forma resumida, a opção que tomaram, o estilo de vida e a postura pública a ter. Nunca poderão esquecer que, por Jesus, são enviados pelo Pai. Trata-se agora de imitar o Mestre pondo em prática os seus ensinamentos e imitá-lo nas ações. Porém, neste domingo, por três vezes, Jesus dá-lhes coragem e confiança, dizendo: “Não tenhais medo”.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Grande manifestação de Fé

IMG 7678 800x600

“Ele é o Filho do homem, o Servo sacrificado que, com a sua humilde humanidade, percorre as nossas ruas e aproxima-se de cada um de nós, dizendo-nos: Come-me, quero ser a tua vida!”.

IMG 7632 800x600 

No dia 15 de junho, Dia do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo realizou-se na Paróquia de Mangualde na Missa das 11h00 a Primeira Comunhão e às 18h00 a Procissão do Corpo de Deus onde participaram centenas de fiéis.

IMG 7643 800x600Neste dia 74 crianças, que frequentaram o 3º ano da Catequese, receberam pela primeira vez Jesus na Hóstia Consagrada.

As crianças, como já é habitual, estiveram em destaque, era dia de festa. Um momento especial como alguns referiram: “ … vou receber Jesus pela Primeira vez …”. O branco destacou estas meninas e meninos que aguardavam com ansiedade este momento que prepararam ao longo destes três anos.

O Rev. Cónego Jorge Seixas, pároco de Mangualde neste dia dirigiu-se particularmente a eles, salientando: “ … nem só de pão vive o homem, Deus quis-nos dar outro pão – Eu Sou o Pão Vivo que desceu do céu, isto é o Meu Corpo …”, explicando-lhe a importância da Eucaristia que nos alimenta e modifica a nossa maneira de viver.

No momento da comunhão as crianças receberam Jesus pelas mãos do Rev. Cónego Seixas,“ … Este Jesus que percorre as nossas ruas e aproxima-se de cada um de nós, dizendo-nos: Come-me, quero ser a tua vida!”.

Seguidamente as crianças agradeceram este momento com bonitos cânticos: “Eu gosto de Ti ó Jesus …”, “ Eu quero ter um coração bonito ….”

Os cânticos, como já é habitual estiveram a cargo do Grupo Coral.

No final o Rev. Cónego Seixas pediu uma salva de palmas para estas crianças e seus catequistas.

Emocionado despediu-se desta caminhada que durante anos viveu intensamente com centenas de crianças, jovens e restante comunidade, salientando: “ é Jesus que nos envia”.

Uma salva de palmas ouviu-se na assembleia, como forma de agradecimento.

IMG 7690 800x600

Da parte da tarde decorreu a Adoração Eucarística e às 18h00 deu-se o início à Procissão do Corpo de Deus que percorreu as principais ruas da cidade com participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, crianças e jovens da catequese acompanhados dos seus catequistas, Escuteiros, FNA, Guias de Portugal, Apostolado de Oração, Acólitos e Diáconos, Banda Filarmónica Lobelhense, muitos fiéis que acompanharam em grande manifestação de fé o Corpo de Deus.

IMG 7723 800x600

IMG 7736 800x600

 

IMG 7707 800x600

IMG 7753 800x600

IMG 7843 800x600

No final na praceta da Igreja, receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Profissão de Fé

IMG 7275 800x600

IMG 7317 800x600

No dia 11 de junho, Dia da Santíssima Trindade, realizou-se na Paróquia de Mangualde a Profissão de Fé na missa das 11h00.

 59 jovens do 6º ano da catequese assumiram, por decisão pessoal, a escolha que os pais fizeram por eles no Batismo.

Os jovens ocuparam a parte central da Igreja e o Rev. Cónego Seixas dirigiu-se de uma maneira particular a estes jovens que estavam em Festa lembrando o seu batismo, data a partir da qual passaram a pertencer à grande família da Igreja.

Salientando: “Fomos batizados na fé dos nossos pais, nesse dia o pai acendeu a vela no Cirio Pascal, é a vela mais importante, representa Jesus Ressuscitado. O Espirito Santo habita em nós desde esse dia.

Os pais e padrinhos professaram a fé por vós, agora sois vós que ides renovar esses votos.

E questionou: Vós acreditais em Deus? Ao qual os jovens responderam sim. Então expliquem o que é Deus.. fez-se silêncio e a assembleia ficou um pouco comprometida.

Deus é amor, Deus é clemente e cheio de misericórdia … procurai ser amigos de Deus nos momentos de alegria e de tristeza.”

Na devida altura os pais acenderam um a um a vela do batismo dos filhos no Círio Pascal entregando-a de seguida, comprometendo-se assim a viverem em Cristo. A Igreja ficou iluminada.

Os cânticos estiveram a cargo do Grupo Coral da Paróquia de Mangualde.

No final o Rev. Cónego Jorge Seixas felicitou os jovens, bem como os catequistas pedindo uma salva de palmas.

IMG 7331 800x600

Agradeceu ao Grupo Coral a bonita participação que neste dia contou com vários instrumentistas que também fizeram a Profissão de Fé.

   Apelou a toda a comunidade que participem na Procissão do Santíssimo Corpo de Deus.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

124 jovens receberam

o Sacramento do Crisma

 No dia 5 de junho, na Igreja Paroquial de Mangualde, pelas 16h00, foram crismados 124 jovens do Arciprestado de Mangualde, sendo 56 da Paróquia de Mangualde, por D. Ilídio, Bispo de Viseu e Rev. Cónego Jorge Seixas, Pároco de Mangualde.IMG 0097 800x600

Pelas 17h45, D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu foi recebido à entrada do Complexo Paroquial, pelo Rev. Cónego Jorge Seixas, Pároco de Mangualde, Pe. Nuno Azevedo, Arcipreste da Beira Alta, juntamente com outros sacerdotes do arciprestado, diáconos e catequistas.

IMG 0090 800x600

Nas escadas da Igreja foi recebido pelos jovens que lhe dirigiram algumas palavras e ofereceram-lhe um ramo de flores.

A Igreja Paroquial estava cheia de fiéis, sendo a parte central ocupada pelos jovens que neste dia iam receber o Espirito Santo.

IMG 0113 800x600

IMG 0153 800x600

A celebração foi presidida por D. Ilídio Leandro e as suas primeiras palavras foram de saudação a todos os presentes, mas em especial para estes crismandos, vindos de diversas paróquias do Arciprestado, bem como aos párocos, catequistas, pais e padrinhos dos crismandos que os acompanham na sua vida cristã.

Salientou o papel importante dos jovens na sociedade … “a Igreja precisa de vos …, não tenham medo sigam o chamamento do Senhor …”

Chegado o momento da celebração do sacramento do crisma, D. Ilídio delegou ao Rev. Cónego Jorge Seixas, também esta missão.

IMG 0161 800x600

E, em duas filas, os crismandos dirigiram-se ao altar acompanhados dos padrinhos, para receberem o Espírito Santo, através da imposição das mãos de D. Ilídio e do Rev. Cónego Seixas e a unção com o santo óleo do crisma, sendo desta forma enviados ao mundo para testemunharem o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

A expressão era de contentamento em todos os jovens e seus familiares.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

No final foram saudados por todos os presentes com uma salva de palmas.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Festa da Palavra das crianças do 4º ano da Catequese

IMG 7054 800x600

No dia 4 de junho, Domingo de Pentecostes realizou-se na Paróquia de Mangualde na missa das 11h00 a Festa da Palavra das crianças do 4º ano da Catequese.

 O Rev. Cónego Jorge Seixas começou por explicar à assembleia o dia que estávamos a viver – Pentecostes, cinquenta dias depois da Páscoa. Celebra-se a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

Depois dirigiu-se particularmente às 59 crianças e perguntou-lhe: “ O que é o Espírito Santo? … a resposta não é fácil … Espírito Santo é a força de Deus, recebemos essa força no dia do nosso batismo.O Espirito Santo é sempre jovem, e manifesta-se através da linguagem, mas não é preciso ir para a Universidade para aprender a linguagem do Espírito Santo, é a linguaguem do amor, amizade, respeito, delicadeza, etc … encontramos a força do Espírito Santo na palavra de Deus.

Hoje vão receber a Biblia, é para irem lendo …Aqui está o que Deus nos deixou escrito por alguém iluminado pelo Espirito Santo.

IMG 7101 800x600

Depois foi a vez de receberem a Biblia das mãos de um familiar e entoaram bonitos cânticos.

No final ouviu-se uma grande salva de palmas para os jovens e seus catequistas.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 169