S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Março 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2819
mod_vvisit_counterOntem3892
mod_vvisit_counterEsta semana14566
mod_vvisit_counterEste mês92902
mod_vvisit_counterTotal6887899
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO 3º DOMINGO COMUM

Jesus começou a pregar, dizendo: “Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo”. É desta frase que se fundamenta toda a pregação de Jesus: é preciso converter-se, ou seja, mudar a orientação da vida, mudar de critérios, aproximando-nos do plano de Deus. Viver assim é viver o Reino de Deus, experimentar Deus na vida e no coração de cada um. “Jesus começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo”. A missão de Jesus era o anúncio da Boa Nova (ensinando e proclamando), e ajudando os mais necessitados (curando). A Palavra pregada tornava-se credível com as obras realizadas. Só desta forma é que, ainda hoje, o Evangelho se torna credível e atraente. A Boa Nova que Jesus prega não exclui ninguém, mas é para todos. A profecia de Isaías, na primeira leitura, realiza-se em Jesus: “o povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Trata-se de uma mensagem de salvação que gera alegria em todos: “Multiplicaste a sua alegria, aumentastes o seu contentamento”. Esta alegria transforma os corações, predispõe-nos a não pensar em nós próprios, mas a procurar o bem dos outros, a colocar a primazia nos outros. É uma alegria paciente, forte para viver os momentos de fragilidade, de trevas, de vazios, de contrariedades. A alegria da fé supõe um reconhecimento profundo da vida, resgatada por Aquele que ilumina e salva.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Missa da Bênção

dos Bebés e das Crianças

Bênção-2 800x600

No próximo dia 2 de fevereiro, realiza-se na Igreja Paroquial de Mangualde, na Missa das 11h00 a cerimónia da Bênção dos Bebés e das Crianças.

Esta cerimónia é celebrada 40 dias após o Natal.

Podem participar todas as crianças e bebés neste rito.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO 2º DOMINGO COMUM (ANO A)

Será possível que Deus ainda continue a dirigir sobre nós o seu olhar? Qual a razão que Deus tem para continuar a confiar em nós e, por nós, manifestar a sua presença misericordiosa? Não nos incomoda e não nos faz pensar esta fidelidade amorosa de Deus? Como estas perguntas poderão criar em nós um desejo de procurar o Senhor para nos transformar e renovar! As leituras deste domingo convidam-nos a reflectir neste mistério: o Senhor aproxima-se de cada um de nós. Que bom seria que a nossa vida fosse um cântico novo de esperança e de realismo, de gestos e de palavras que digam o que Deus quer de nós, de sinais da presença do Reino Deus na nossa vida! Devido à proximidade e ternura de Deus, transformar-nos-emos em luz, ou seja, seremos reflexo da Luz do mundo, Cristo ressuscitado. A iniciativa de encurtar distâncias foi de Deus. Foi Ele que teve a iniciativa para provocar um encontro fecundo e feliz com a humanidade. Ninguém pode ficar indiferente perante este “dilúvio” de Amor infinito!

 

 

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Respostas ao Inquérito do Sínodo dos Bispos

sobre a Família da Zona Pastoral da Beira Alta

(Mangualde,Fornos de Algodres, Nelas e Carregal do Sal)

inquérito-1 800x600

Resumo de todas as respostas recebidas dos casais que quiseram responder ao inquérito e dos Conselhos Pastorais de todas as Paróquias desta Zona Pastoral da Diocese de Viseu.

Este texto foi redigido pelos quatro arciprestes e pelo Vigário Episcopal desta Zona Pastoral.

O texto foi enviado à Diocese para ser enviado ao Vaticano.

 

1. Sobre a difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja a propósito da família.

Alguns conhecimentos pouco assimilados da Bíblia. Quanto aos documentos da igreja sobre este tema, há um desconhecimento quase completo, com raras excepções. Devido ao Sínodo Diocesano, há um certo conhecimento do Catecismo da Igreja Católica e da Constituição Conciliar “Gaudium et Spes”. O pouco que os fiéis sabem é fruto das homilias, dos cursos do CPM e de alguns movimentos de pastoral familiar. Grande dificuldade de viver na prática de acordo com esses conhecimentos. O relativismo, o individualismo, a indiferença religiosa, o comodismo, a falta de valores, a visão actual da instituição família e o factor económico são razões que não ajudam a aceitação do ensinamento da Igreja. Nos ambientes extra-eclesiais nota-se bastante desconhecimento, rejeição e muitas vezes são postos a ridículo, particularmente a indissolubilidade, fidelidade e castidade dentro e fora do matrimónio. Devia haver mais catequese sobre a Família.

 

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Paróquia de Mangualde

Aviso

Dia 24 de janeiro às 21h00

Reunião de Catequese no Auditório do Complexo Paroquial.

Ver  Pastoral  Paroquial - Catequese (Avisos)

 
<< Início < Anterior 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL