S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje28
mod_vvisit_counterOntem3183
mod_vvisit_counterEsta semana11139
mod_vvisit_counterEste mês69695
mod_vvisit_counterTotal6973591
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

capa-_livro-1_800x600

Vai ser editado e distribuído o livro intitulado “SER SACERDOTE, HOJE”

cujo autor é o Sr. Cónego Jorge Seixas, Pároco de Mangualde.

O objectivo deste livro é apresentar  uma catequese sobre a importância

do Sacerdote e o seu papel no mundo de hoje, tema debatido pela Igreja em 2010,

Ano Sacerdotal.

A leitura desta pequena obra é por isso aconselhável a todos.

Será disponibilizada gratuitamente, nos dias 12 e 13 de Março, 1º Domingo da Quaresma,

 no final das Celebrações da Eucaristia.

Nos dias posteriores poderá ser adquirido na Secretaria do Complexo Paroquial de Mangualde.

 

 

 

 

 

  

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Catequese do Papa:

o caminho baptismal da Quaresma

A Quaresma é um caminho, é acompanhar Jesus que sobe a Jerusalém, lugar do cumprimento do seu mistério de paixão, morte e ressurreição; ela nos recorda que a vida cristã é um "caminho" a ser percorrido, que consiste não tanto em uma lei a ser observada, mas na própria pessoa de Cristo, a quem vamos encontrar, acolher, seguir. Jesus, de facto, fala: "Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me" (Lc 9,23). Em outras palavras, diz-nos que, para chegar com Ele à luz e à alegria da ressurreição, à vitória da vida, do amor, do bem, também nós devemos carregar a cruz de cada dia, como nos exorta uma bela página da "Imitação de Cristo": "Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e entrarás na vida eterna. O Senhor foi adiante, com a cruz às costas, e nela morreu por teu amor, para que tu também leves a tua cruz e nela desejes morrer. Porquanto, se com Ele morreres, também com Ele viverás. E, se fores seu companheiro na pena, também o serás na glória" (L. 2, c. 12, n. 2). Na Santa Missa do 1º Domingo da Quaresma, rezaremos: "Concedei-nos, ó Deus omnipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa" (Colecta). É uma invocação que dirigimos a Deus porque sabemos que só Ele pode converter o nosso coração. E é sobretudo na liturgia, na participação dos santos mistérios, que somos levados a percorrer este caminho com o Senhor; é um colocar-nos na escola de Jesus, percorrer os acontecimentos que nos trouxeram a salvação, mas não como uma simples comemoração, uma lembrança de factos passados. Nas acções litúrgicas, Cristo torna-se presente através da obra do Espírito Santo, e esses acontecimentos salvíficos tornam-se actuais. Há uma palavra-chave muitas vezes usada na liturgia para indicar isso: a palavra "hoje"; e esta deve ser entendida no sentido original, não metafórico. Hoje, Deus revela a sua lei e permite-nos escolher hoje entre o bem e o mal, entre vida e a morte (cf. Dt 30, 19); hoje, "o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1,15); hoje, Cristo morreu no Calvário e ressuscitou dos mortos; subiu ao céu e está sentado à direita do Pai; hoje, recebemos o Espírito Santo; hoje é o tempo favorável. Participar da liturgia significa, então, submergir a própria vida no mistério de Cristo, na sua presença permanente, percorrer um caminho pelo qual entramos na sua morte e ressurreição para ter a vida.

Nos domingos da Quaresma, de forma muito particular neste ano litúrgico do ciclo A, somos convidados a viver um itinerário baptismal, percorrendo quase o caminho dos catecúmenos, daqueles que se preparam para receber o Baptismo, para reavivar em nós este dom e fazê-lo de maneira que as nossas vidas recuperem as exigências e os compromissos deste Sacramento, que está na base da nossa vida cristã. Na mensagem que enviei para esta Quaresma, eu quis recordar o nexo particular que une tempo quaresmal ao Baptismo. A Igreja sempre associou a Vigília Pascal à celebração do Baptismo: nele, realiza-se esse grande mistério pelo qual o homem, morto para o pecado, torna-se participante da vida nova em Cristo ressuscitado e recebe o Espírito de Deus, que ressuscitou Jesus dos mortos (cf. Rm 8, 11). As leituras que escutaremos nos próximos domingos - e às quais vos convido a prestar uma atenção especial - são tomadas precisamente da tradição antiga, que acompanha o catecúmeno na descoberta do Baptismo: são o grande anúncio do que Deus faz neste sacramento, uma magnífica catequese baptismal dirigida a cada um de nós. No 1º Domingo, chamado "Domingo da tentação", pois apresenta as tentações de Jesus no deserto, convida-nos a renovar a nossa decisão definitiva por Deus e a enfrentar com coragem a luta que nos espera para permanecermos fiéis a Ele. Está sempre presente esta necessidade da decisão, de resistir ao mal, de seguir Jesus.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Carnaval

 

Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde

 

100_8411_800x600

 

 

      100_8431_800x600

 

100_8456_800x600

 

Hoje,  dia 4 de Março pelas 10H00, as crianças do Jardim de Infância do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde juntamente com outras escolas desfilaram pelas principais ruas da cidade, levando muita cor e animação.

Algumas escolas optaram por fazer um pequeno desfile/concurso de Carnaval na Escola.  

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

renovamento_800x600

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Festa dos Bem-Aventurados

Francisco e Jacinta

 No dia 20 de Fevereiro, na Igreja Paroquial de Mangualde, na Missa das 11H00 foi celebrada a Festa dos Bem Aventurados Francisco e Jacinta.

100_8319_800x600

A Igreja Paroquial encheu-se de fiéis com a presença de muitas crianças, orientadas pelos seus catequistas, tendo  participado activamente  nesta celebração.

Três crianças representaram os Pastorinhos: Francisco, Jacinta e Lúcia e com grande alegria todos cantaram:

“Cantemos alegres a uma só voz Francisco e Jacinta Rogai por nós …”

100_8308_800x600

100_8303_800x600 

 O Sr. Cónego Jorge Seixas na homília salientou o amor e o perdão, como resposta ao desejo de vingança tão presente na nossa sociedade.

 De uma forma especial dirigiu-se para as crianças contando um pouco a vida dos pastorinhos, como eles brincavam, rezavam, o pedido que Nossa Senhora lhes fez na sua aparição: “Rezem o terço todos os dias”.

Algumas questões também foram colocadas às crianças que prontamente responderam.

Em 13 de Maio de 2000, o Papa João Paulo II, beatificou Francisco e Jacinta e a sua Festa é celebrada a 20 de Fevereiro.

100_8302_800x600 100_8306_800x600

 

 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL