S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje3829
mod_vvisit_counterOntem2408
mod_vvisit_counterEsta semana6237
mod_vvisit_counterEste mês86609
mod_vvisit_counterTotal6990505
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cantar de Janeiras

Depois da época do Natal muito vivida e participada pelas crianças, seguiu-se o Cantar das Janeiras

 

100_7935_800x600

 

As crianças das salas dos 4 e 5 anos, do Complexo Paroquial de Mangualde, como habitualmente, cantaram as Janeiras.

Este ano o tempo não ajudou, estava previsto saírem à rua para cantar as Janeiras nos locais habituais, nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro, mas, devido às condições atmosféricas só saíram no dia 5 de Janeiro para cantarem no Lar da Misericórdia e, quando chegaram ao Complexo, também cantaram para o Sr. Cónego Seixas que se encontrava no Cartório, o qual agradeceu com rebuçados.

Foi com grande pena que as crianças, educadoras e auxiliares este ano não levaram os seus cantares à Casa do Povo de Mangualde, Junta de Freguesia, Câmara Municipal, GNR, Obra social Beatriz Pais e Bombeiros Voluntários de Mangualde.

No dia 7 de Janeiro passaram pelas diversas valências e com o seu cantar:

Entrai, pastores entrai

 

Entrai, senhores, entrai

Por este portal sagrado.

Vinde adorar o Menino

Numas palhinhas deitado (2 vezes)

 

Pastorinhos do deserto

Todos correm para o ver

Trazem mil e um presentes

Para o Menino comer. (2 vezes)

 

Ó Meu Menino Jesus

Convosco é que eu estou bem.

Nada deste mundo quero

Nada me parece bem. (2 vezes)

 

Alegrem-se os céus e a terra

Cantemos com alegria

Já nasceu o Deus Menino

Filho da Virgem Maria.

 

Depois receberam as merecidas janeiras.

Segundo a Coordenadora responsável, Adelaide, o objectivo principal é que esta tradição vá passando pelos diversos grupos de crianças que frequentam esta instituição.

Para os mais pequenos Reis e Rainhas, estes dias são muito agradáveis e fazem parte de  um reviver das tradições e da cultura que marcam a região e contribuem para preservar o que de bom temos na nossa cultura.

 

.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Paróquia de Mangualde

festejou o seu Padroeiro

Nos dias 8 e 9 de Janeiro, a Paróquia de Mangualde realizou a Festa do seu Padroeiro São Julião, conhecido como o “Santo Hospitaleiro”.

 

img_8040_800x600

 

Do programa constou: dia 8 de Janeiro, Missa na Igreja Matriz às 18H00, seguida de procissão com o andor de São Julião para a Capela de Nossa Senhora do Desterro.

No domingo, dia 9, pelas 10H45,a procissão saiu para a Igreja Paroquial tendo participado a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e o CNE . Seguiu-se a celebração da Missa solene em Honra do Padroeiro.

img_8049_800x600 100_7985_800x600

100_7997_800x600

100_7999_800x600

 Da parte da tarde, pelas 14H30, cumpriu-se a tradição do convívio, iniciado em 1982, no Auditório do Complexo Paroquial no qual alguns Grupos criaram a boa disposição com pequenas peças de teatro, poesia e Cantares de Janeiras.

Os Grupos actuaram pela seguinte ordem: Pinheiro, Zona da Misericórdia e São Julião, Legião de Maria e a Zona dos Combatentes foi representada pela D. Eugénia

Este ano notou-se a participação de menos Grupos, mas as cestinhas das Janeiras não faltaram e iam passando pelo muito público com o desejo de um Bom Ano.

 

100_8004_800x600100_8011_800x600

O Sr. Cónego agradeceu a todos os presentes referindo que vale a pena continuar com esta alegria que o convívio transmite a todos, fomentando o espírito paroquial.

 

100_8021_800x600

100_8031_800x600

 

A organização esteve a cargo do Sr. Dr.  Marques Marcelino e da D. Cecília Póvoas e a apresentação do jornalista Sr. Artur Santos.

Um agradecimento a todos os que colaboraram.

 

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Visita Pastoral de D. Ilídio Leandro,

Bispo de Viseu,

ao Arciprestado de Mangualde

Carta Pastoral

Caros Amigos e Irmãos do Arciprestado de Mangualde

  

d_ilidio_viseu_800x600

 

Durante a primeira metade do ano de 20 l 1, vou estar no vosso Arciprestado de Mangualde. irei como Bispo e como Pastor, sobretudo, como Amigo e irmão, para vos conhecer melhor e vos confirmar na Fé.

Assim, começarei por estar na Paróquia de Várzea, na semana de 3 a 9 de Janeiro e, depois sucessivamente, em Abrunhosa-a-Velha, de 10 a 16, em Alcafache. de 17 a 23 e em Lobelhe do Mato, de 24 a 30. Depois, em Fevereiro, estarei em Póvoa de Cervães, de l a 6; em Santiago de Cassurrães, de 7 a 13; em Mareco e em Travanca de 14 a 20 e em Chãs de Tavares, de 2 l a 27. Em Março, estarei em Cunha Alta e Freixiosa de 7 a 13 em Quintela de Azurara de2 l a27. De 28 de Marçoa 3 deAbril estarei em Mesquitela e de 4 a 10, em Cunha Baixa. Já depois da Páscoa, no mês de Maio, estarei de 5 a 8 em Moimenta do Dão; de 9 a 15, em Fornos de Maceira Dão e de l 6 a 22, em Espinho. Finalmente, terminarei as Visitas pastorais ao vosso Arciprestado, precisamente cm Mangualde, onde estarei durante 2 semanas — de 23 de Maio a 5 de Junho. Serão 5 meses. durante os quais, o Bispo estará centrado nas Paróquias que fazem parte desta zona pastoral.

Os objectivos serão os de levar a palavra amiga, o desafio e a motivação e, convosco, rezar e viver a fé em Jesus Cristo. Desta maneira, convido-vos a renovar a confiança em Deus nosso Pai e em Seu Filho Jesus Cristo que nos envia o Espírito Santo para sermos Cristãos conscientes, activos e comprometidos na igreja e no Mundo.

A nossa Diocese está no início de uma experiência de renovação da vida eclesial, procurando testemunhar a Comunhão para vivermos em Missão. É o Sinodo Diocesano -. experiência que a todos vai despertar para sermos Cristãos no nosso tempo e nas circunstâncias actuais. atentos aos desafios que eles nos trazem.

Irei passar alguns dias convosco, em cada Paróquia. Quero escutar-vos e aprender convosco. Quero conhecer-vos melhor: saber onde e como viveis e saber das vossas dificuldades, dos vossos sonhos e dos vossos projectos. Quero compreender os vossos principais problemas, dar algumas sugestões, rezar convosco ao Deus da vida que ama e quer salvar a todos. Quero, convosco, escutar as Suas propostas e orientações, acolher a Sua luz e a Sua graça e partilhar, convosco, alguns planos e programas para o nosso presente e o nosso futuro comuns.

De facto, é mesmo o presente e o futuro que nos interessam mais a mim e a vós. A Visita Pastoral somente tem sentido se nos ajudar a conhecer e a interpretar melhor os desafios do presente e a construir um futuro melhor. Para este Programa e esta Visita Pastoral, CONVOCO a todos, de cada Comunidade Cristã, deste Arciprestado de Mangualde: crianças e jovens, casais e trabalhadores, idosos e doentes, responsáveis por cada sector da vida das comunidades. Dirijo-me, também, aos que não vivam ou não sigam as propostas da Igreja. Todos temos algo para dizer e todos podemos escutar-nos, dialogando e partilhando os sonhos e anseios, num presente novo e num futuro mais justo, mais fraterno e mais feliz.

É este. na verdade, o desafio que vos quero fazer hoje: começarmos todos - eu e vós - a preparamo-nos para este grande acontecimento. Evangelizados pela Palavra de Deus, tonar-nos-emos evangelizadores e agentes de transformação e renovação nas nossas comunidades. É o programa do Sínodo Diocesano.

Nesta quadra tão especial, desejo-vos um Santo Natal e um Feliz 2011 , com muita esperança.

Saúdo-vos a todos e rezo por todos vós.

 

O Bispo, vosso irmão e amigo - Ilídio

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Mensagem do Ano Novo

dos Sacerdotes

do Arciprestado de Mangualde

 

Ao Arciprestado de Mangualde,

Irmãs e irmãos em Cristo Jesus que nasce:

No início de um novo ano, dirigimo-nos a vós, com a esperança de quem continua a acreditar num Deus que vem até nós, que vem viver a nossa humanidade, que Se faz carne e habita entre nós. E, porque Ele nasce, porque Ele vem habitar connosco, a nossa esperança renova-se continuamente, mesmo nos tempos mais difíceis, mesmo perante sinais de crise que não podemos contornar, mas que podemos ler com olhos cheios dessa mesma esperança, dessa fé que convosco partilhamos.

Convosco, partilhamos também as preocupações que este início de 2011 traz: o aumento da carga fiscal, o agravamento de tantas situações familiares, a diminuição do poder de compra, a ruptura de tantos orçamentos familiares, entre outras...

Convosco, vemos surgir no seio das nossas comunidades situações de alarme concretas e que a todos devem preocupar: famílias desempregadas, crianças a passar fome, idosos sem tomar a medicação necessária, casas onde apenas existe pão a uma refeição, famílias que não têm com que sobreviver aos encargos mensais que se vão acumulando...

Ressoa então mais forte, em todos nós, no seio das nossas comunidades paroquiais, o apelo a uma caridade que não é apenas de nome ou de números, que é a verdade de quem partilha o pouco que tem, de quem vive atento aos sinais de quem precisa à sua volta. A caridade de quem dá, de quem se dá por amor, à imagem desse mesmo Menino Jesus que por nós nasce...

Não nos deixemos alarmar pelo negativismo que à nossa volta é anunciado, pelas notícias “negras” veiculadas em grande parte dos meios de comunicação, pelo “baixar de braços” resignado a que tantos nos convidam... Saibamos responder com essa mesma esperança genuína de quem, pela esperança, acredita e luta por algo melhor...

Rezemos também, em conjunto, ao Senhor Deus pelos nossos governantes, para que lhes conceda a sabedoria necessária para tomar decisões que venham ajudar a enfrentar esta conjuntura nacional e mundial, com verdadeiro sentido de responsabilidade social por aqueles por quem e para quem foram eleitos.

Convosco, queremos iniciar este novo ano, consagrando-o a esta mesma Luz divina, partilhando anseios, preocupações, dúvidas, mas deixando que ela brilhe verdadeiramente, trazendo paz e esperança a todos os nossos corações.

A todos lembramos as palavras do salmo, que convosco agora rezamos: “Sê forte!

Coragem! Confia no Senhor!”...

Convosco pedimos e nos desejamos mutuamente: um bom ano de 2011.

Os padres do Arciprestado de Mangualde

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

so_julio_800x600

 
<< Início < Anterior 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL