Warning: Parameter 1 to modMainMenuHelper::buildXML() expected to be a reference, value given in /htdocs/public/geral/libraries/joomla/cache/handler/callback.php on line 99
S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Maio 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
   1  2  3  4  5  6
  7  8  910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Entrada



Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje414
mod_vvisit_counterOntem1853
mod_vvisit_counterEsta semana414
mod_vvisit_counterEste mês79318
mod_vvisit_counterTotal4148688
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SOLENIDADE DO PENTECOSTES

 

Estão a chegar ao seu termo os 50 dias da Páscoa. É Pentecostes. Há 7 semanas que os baptizados escutaram no rito do Baptismo a solene declaração várias vezes repetida de que através da água e do Espírito Santo estavam a receber uma vida nova. A partir daí o Espírito de Jesus lhes daria força todos os dias para viverem de modo diferente dos que não são baptizados; dum modo diferente daquele que viviam antes do seu itinerário catecumenal. A sua vida foi-se mudando à medida que iam escutando a Palavra que iluminava as suas vidas e lhes permitia ver o que fica mal na vida dum discípulo de Jesus. Pouco a pouco, foram percebendo que ser baptizado é assumir o compromisso de viver uma vida limpa. O rito do Baptismo assinala o momento da decisão de tentar viver assim.

Para isso aí está o Espírito Santo. Aos baptizados, a Mãe-Igreja, com a sua pedagogia recomenda continuamente que “permaneçam firmes” e “se deixem conduzir pelo Espírito para viverem como homens e mulheres livres… daquilo que suja a túnica baptismal, como a idolatria, o ódio, as rixas, o ciúme, a ira, as discussões, as divisões, a inveja, o roubo e a corrupção, a bebedeira, a infidelidade e coisas semelhantes”. Quem vive segundo o Espírito, pauta a sua conduta pelo Espírito. Uma vida assim orientada vai dar bons frutos, como paz, alegria, harmonia, benignidade, bondade, fidelidade, autodomínio. É assim que vivem os que são de Cristo.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ANO SACERDOTAL

2009 – 2010

ABERTURA SOLENE: 19 DE JUNHO

EUCARISTIA NA IGREJA PAROQUIAL

DE MANGUALDE – 21 H

sagrado_coracao_2_800x600

 O Papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. 

O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é o de «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote». Está previsto que o Papa o abra com uma celebração de Vésperas, em 19 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação Sacerdotal, «em presença da relíquia do Cura de Ars trazida pelo bispo de Belley-Ars», Dom Guy Claude Bagnard. 

O encerramento será celebrado um ano depois, com um «Encontro Mundial Sacerdotal» na Praça de São Pedro. O objectivo deste ano é, segundo expressou o próprio Papa aos membros da Congregação para o Clero, «ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea». Outro tema importante no qual se quer incidir é a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes ligando-a à dos seminaristas».

Os sacerdotes do Arciprestado de Mangualde convidam todos os fiéis para uma Solene Concelebração Eucarística, às 21 horas, na Igreja Paroquial de Mangualde, presidida pelo Pároco de Mangualde. Gostaríamos de ter os nossos paroquianos connosco numa única celebração. É com muita alegria que vos convidamos a todos, como também todos os movimentos da Igreja.

 

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Fragilidades do testamento vital

Laureano Santos defende o «princípio de autonomia do doente» e alerta: «as directivas prévias são muitas vezes desadaptadas da realidade»

 

As directivas prévias são "muitas vezes desadaptadas da realidade", afirma Alexandre Laureano Santos, médico cardiologista que afirma ser esta "a grande fragilidade do testamento vital".

"Tenho assistido a situações de pessoas que escrevem directivas que apenas são usadas temporariamente", esclarece. "Não raras vezes a pessoa escreve directivas, mas depois pede o tratamento", ou seja "por vezes, arrepende-se".

Também D. Manuel Clemente, bispo do Porto, alerta que o testamento vital parece "indiciar o respeito pela pessoa humana", mas que "deixa a pessoa e a equipa médica acorrentada a um momento".

"Em princípio, pode parecer de respeito pela decisão da pessoa. Mas um testamento é algo que fica escrito, no momento e corresponde a uma circunstância precisa", aponta o bispo do Porto. "Ficar acorrentado, a pessoa ou a equipa de médicos, a uma coisa que se escreveu em circunstâncias de vida, que podem corresponder a momentos de angústia ou desespero, é não respeitar a pessoa, mesmo que pareça um respeito ao que ela deixou escrito".

Sem ter lido a proposta do Partido Socialista sobre o testamento vital, Laureano Santos afirma à Agência ECCLESIA que o testamento vital consagra o princípio de autonomia da pessoa humana.

No entanto os direitos dos doentes "já consagram que toda a pessoa tem o direito de recusar tratamentos, de ouvir uma segunda opinião ou sair de um estabelecimento da saúde quando entender fazê-lo".

O médico explicita que "a pessoa é soberana sobre os procedimentos de saúde que se devem tomar", pois "todos eles têm falhas, não são infalíveis". O doente deve estar na posse de toda a informação sobre o tratamento a que vai ser sujeito.

"Presume-se que os serviços de saúde interroguem as pessoas se aceitam determinada proposta terapêutica, prestando toda a informação sobre o tratamento, e se não se faz formalmente a pergunta temos de assumir que as pessoas aceitam os tratamentos que fazemos".

Segundo Laureano Santos "está subjacente à prestação dos cuidados médicos o princípio de autonomia".

Sobre a possibilidade de a aprovação do testamento vital abrir a porta à eutanásia, o médico é peremptório. "Não vejo nenhuma ameaça ou caminho aberto para a eutanásia".

Subjacente à proposta do partido socialista, Laureano Santos acredita estar o princípio da autonomia. "A eutanásia é a perversão do princípio da autonomia, uma instrumentalização da sua própria vida e dos cuidados de saúde a prestar".

São questões diferentes que não estão ligadas, sublinha o médico cardiologista. 

"A lógica do «até às últimas consequências», é que pode admitir a perversão", explica.

 

                                                      Agência Ecclesia

                                                  

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SOMOS UM POVO A CAMINHO…

 

Inscrições para o Passeio Paroquial

O Passeio Paroquial realizar-se-á no próximo dia 5 de Julho para a zona de Barcelos. Todas as pessoas interessadas em participar já poderão fazer as suas inscrições na Secretaria Paroquial e com os Coordenadores de Zona.

 

Conselho Pastoral Paroquial

No dia 15 de Maio, às 21h 30m, decorreu a Reunião Ordinária do Conselho Pastoral Paroquial, presidida pelo Pároco. Feita a Oração Inicial, foi lida e aprovada a acta da reunião anterior. De seguida, foi apresentado o itinerário do Passeio Paroquial a realizar no próximo dia 5 de Julho, à zona de Barcelos. Os elementos da Fraternidade Nuno Álvares orientaram este ponto da agenda de trabalhos. O Conselho Pastoral aprovou o trajecto. Foi feita a distribuição dos cartazes, bilhetes e dadas algumas informações aos Coordenadores de Zona, tendo ficado marcada para eles uma reunião para o dia 25 de Junho, às 21 horas. Como era a última reunião do Ano Pastoral, foi feita uma Avaliação ao mesmo. Destacou-se a vivência do Ano Jubilar Paulino na nossa paróquia e no nosso arciprestado com as várias actividades já realizadas e outras ainda por realizar. As várias áreas da Pastoral Paroquial foram avaliadas, bem como o trabalho precioso dos movimentos, dos Grupos Bíblicos, CNE, etc. Foi decidido que a Catequese para Adultos deveria continuar a fazer parte da agenda das actividades pastorais da nossa comunidade paroquial. Foram novamente dados a conhecer os delegados à Assembleia Arciprestal, a saber: António Bernardo Lopes Marques Marcelino, Manuel António Madeira Vaz, Maria de Fátima Silva R. Lopes, Dulce Maria Pina Venâncio da Costa e Adelino José Cabral Loureiro Amaral e esposa. A próxima reunião ordinário do Conselho Pastoral ficou marcada para 23 de Outubro, às 21 horas.

 

Sustentabilidade da Segurança Social

No dia 16 de Maio, às 21 horas, no Auditório Paroquial, decorreu uma acção de formação e de esclarecimento sobre a Sustentabilidade da Segurança Social e o Desemprego, orientada pelo Sr. José Costa. Foi uma acção muito interessante e esclarecedora. Depois da exposição da temática, houve um momento para serem colocadas algumas questões. As pessoas que estavam presentes foram muito participativas. Esta acção de formação esteve a cargo da Liga Operária Católica (LOC) a quem agradecemos.

 

Apostolado da Oração

O Movimento do Apostolado da Oração realizou, no pretérito dia 17 de Maio, a sua Peregrinação Diocesana à Senhora da Graça. De toda a Diocese de Viseu, foram 15 autocarros. O núcleo deste movimento da nossa paróquia fez-se representar, regressando cheio de entusiasmo para continuar a propagar o amor a Jesus e a Maria.

 

Legião de Maria

No dia 17 de Maio, na Sé Catedral de Viseu, às 15h 30m, a Legião de Maria celebrou a Festa da Ácies. Depois da recitação do terço, foi celebrada a Missa, presidida pelo Pároco da Sé, Cónego Leitão. No fim da celebração houve um lanche partilhado. O núcleo da Mangualde também se fez representar com o seu lindo estandarte.

 

 

Festa da Vida e do Compromisso

No dia 16 de Maio, às 18 horas, na Igreja Paroquial, 60 jovens fizeram a Festa da Vida, recebendo das mãos do Pároco a cruz, e 49 jovens fizeram a Festa do Compromisso. A celebração foi preparada pelos catequistas e solenizada pelo Grupo Coral Juvenil Litúrgico da Paróquia. A todos apresentamos as nossas felicitações.

 

Festa de S. Rita de Cássia

No dia 22 de Maio, às 20 horas, na povoação de S. André, foi celebrada a Festa de S. Rita de Cássia na capela a ela dedicada. O local da celebração estava muito digno e belo, criando um bom clima para se fazer um bom momento de oração. A Eucaristia e a procissão foram solenizadas pelo grupo dos Escuteiros de Repeses. Nesta celebração, 6 crianças fizeram a Festa do Pai-Nosso. À Comissão, apresentamos as nossas felicitações.

 

Bênção dos Noivos (CPM)

De 16 a 31 de Maio, decorreu na nossa comunidade paroquial a preparação dos noivos que vão celebrar o Sacramento do Matrimónio (CPM). No dia 23 de Maio, na Missa Vespertina, às 18 h, na Igreja Paroquial, foi celebrado o rito da Bênção dos Noivos.

 

Festa da Aliança e das Bem-Aventuranças

No dia 23 de Maio, às 18h, na Igreja Paroquial, 76 jovens fizeram a Festa da Aliança e 60 fizeram a Festa das Bem-Aventuranças. Esta celebração foi preparada pelos catequistas e solenizada pelo Grupo Coral Litúrgico Juvenil (já com 1 ano de actividades na nossa comunidade). Na homilia, o Pároco conversou com os jovens sobre a importância destas duas “cartas magnas” da Sagrada Escritura. O diálogo foi muito interessante, muito participativo, tendo até os jovens vibrado com alguns cânticos. Felicitamos os catequistas.

 

Festa de Nossa Senhora do Campo

No dia 24 de Maio, às 14h 30m, na povoação de Almeidinha, foi celebrada a Festa de Nossa Senhora do Campo. Como acontece sempre, as ruas das aldeias tinham sinais de festa, o que muito incentivou à alegria de todos. Apesar do tempo instável, a Eucaristia foi celebrada ao ar livre e a procissão decorreu sem qualquer “surpresa” climática. É de salientar que a capela e os andores estavam muito bem enfeitados. A Eucaristia foi solenizada pela Banda de Alcafache. À Comissão, apresentamos as nossas felicitações.

 

Lausperene dos Cursistas

No dia 26 de Maio, das 22 h às 24 h, na Igreja Paroquial, os Cursistas juntaram-se para um momento de louvor ao Santíssimo Sacramento. A este momento de oração estiveram muitas pessoas.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Papa Bento XVI alerta para a nova cultura da comunicação

(A propósito do Dia Mundial das Comunicações – 24 de Maio)

 

Foi no Concílio Vaticano II que a Igreja assumiu com decisão a importância dos Meios de Comunicação Social no mundo contemporâneo. Do Concílio saiu não só um documento (o decreto Inter Mirífica) como a instituição de um organismo (a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais) e de um dia especialmente dedicado aos meios de comunicação social (o Domingo da Ascensão), escrevendo cada ano o Papa uma carta sobre um tema neste âmbito.

É neste contexto que surge esta Mensagem do Papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o título “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”. Já no ano de 2002 João Paulo II tinha falado da Internet como “novo foro para a evangelização”. Quis Bento XVI regressar a este tema, por causa das “mudanças fundamentais nos modelos de comunicação e nas relações humanas” que o desenvolvimento técnico tem provocado. Mudanças que afectam cada vez mais pessoas (em particular os jovens, a quem o Papa chama “geração digital”) e de um modo cada vez mais profundo. A sua influência não se fica pelas novas formas de comunicação e relação (como refere o título da mensagem), mas chega à própria auto-percepção que sobretudo os mais novos têm de si mesmos e do mundo à sua volta (pense-se nos sms que os adolescentes se enviam uns aos outros, e cujo número acaba por definir a sua “popularidade” e influenciar a sua auto-estima).

 

 

Continuar...
 
Mais artigos...
<< Início < Anterior 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 Seguinte > Final >>

Página 170 de 174