S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Abril 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2555
mod_vvisit_counterOntem3892
mod_vvisit_counterEsta semana14302
mod_vvisit_counterEste mês92638
mod_vvisit_counterTotal6887635
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

100_2248_800x600

Corpo de Deus

No dia 11 de Junho, a Igreja em Portugal celebrou a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus. A nossa comunidade paroquial não ficou insensível a esta celebração. Foram muitos os fiéis que participaram na celebração da Eucaristia. O Santíssimo Sacramento esteve solenemente exposto toda a tarde, tendo a nossa Igreja tido sempre um número grande de pessoas a fazer a sua oração. Às 18 h, saiu a Procissão Eucarística que percorreu algumas ruas da nossa cidade. Muitas pessoas quiseram fazer deste momento uma grande manifestação de fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Além da Banda Filarmónica, esteve presente a Fanfarra dos Bombeiros. Muitas crianças e jovens da Catequese estiveram presentes, acompanhados pelos seus catequistas; os escuteiros e a Fundação Nuno Álvares também estiveram representados em grande número. Ao longo do trajecto, com agrado, se viram algumas passadeiras de flores e algumas colchas nas varandas de algumas casas. No final da procissão, foi dada a Bênção. Agradecemos aos escuteiros e aos catequistas a organização da Procissão.

 

Procissão do Corpo de Deus

100_2233_800x600

100_2235_800x600

100_2240_800x600

100_2242_800x600

100_2246_800x600

100_2263_800x600

100_2250_800x600

 

O NOSSO DEUS É EUCARÍSTICO

 

 

Deus Infinito está sempre para além das nossas qualificações. De outra maneira não seria Deus, mas apenas alguém melhor do que nós. Tudo o que digamos sobre Ele é sempre uma sombra da sua realidade. Santo Agostinho resume esta verdade numa simples frase: “Deus é sempre maior”. Ultrapassa sempre o que d’Ele possamos pensar ou dizer. Por outro lado, “tocar no manto” de Jesus, a simples aproximação da intimidade de Deus, já nos pode curar e salvar.
Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SANTÍSSIMA TRINDADE (ANO B)

 

a)      O primeiro domingo depois do tempo pascal é dedicado à Santíssima Trindade. É evidente que em cada celebração estão presentes as três pessoas divinas e a nossa oração orienta-se ao Deus Uno e Trino. Apesar disso, reservamos um domingo do ano litúrgico para a reflexão da nossa fé trinitária. Tem também um aspecto pedagógico dentro do Calendário, ou seja, depois de termos celebrado na Páscoa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo e termos actualizado no dia de Pentecostes a efusão do Espírito Santo sobre os apóstolos, a liturgia recorda-nos que acreditamos num só Deus em três pessoas distintas. Assim, a intervenção do Filho ou do Espírito Santo na história da salvação, que foi o motivo da nossa reflexão nas últimas semanas, é situada na sua “moldura”: os dois formam parte do único Deus que é o principal autor da história da salvação, apesar de em cada uma das etapas tenha tido maior destaque uma das pessoas divinas.

b)      A Trindade está presente em cada celebração da Eucaristia, desde o início (“Em nome do Pai…”) até ao seu fim (“Abençoe-vos, Deus…”). O Gloria que entoamos salienta também a nossa fé trinitária. Depois da homilia, a comunidade reza o Credo: a nossa fé trinitária, a nossa fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. A nossa oração litúrgica dirige-se, por regra, ao Pai, pelo Filho no Espírito Santo. Assim acontece com a conclusão da oração colecta (“Por Nosso Senhor Jesus…”) e a oração eucarística (“Por Cristo, com Cristo, …”).

c)      Apesar da presença da Trindade em cada Eucaristia, a liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade contém textos eucológicos e leituras bíblicas “trinitários”: 1) A proximidade de Deus. A primeira leitura fala-nos de um Deus todo- poderoso no céu mas também próximo, ou seja, que se preocupa e que fala com o seu povo: “Que povo escutou como tu a voz de Deus … e continuou a viver?” Também no salmo se acentua esta ideia: “Os olhos do Senhor estão voltados para os que O temem”. A segunda leitura fala-nos da expressão máxima do amor de Deus: o envio do Seu Filho ao mundo para nos fazer seus filhos (“Vós não recebestes um espírito de escravidão…, mas o Espírito de adopção filial”). 2) Somos herdeiros. Deus faz-nos seus filhos. Por isso, temos direito a uma herança: “Se somos filhos, também somos herdeiros” (2ª leitura). A herança que recebemos é a vida eterna: somos arrancados do poder da morte (cf. salmo responsorial) para sermos glorificados com Cristo (cf. 2ª leitura). 3) Pai de toda a humanidade. Deus tem uma predilecção amorosa por toda a humanidade. Todos os homens e mulheres são chamados a ser filhos de Deus e a receber como herança a vida eterna. “Ide e ensinai todas as nações” será o mandato de Jesus no evangelho que neste dia se proclama. Baptizar-se e viver como Jesus nos ensinou será a única condição necessária para fazer parte do povo de Deus. 4) Fé Trinitária. O mistério da Santíssima Trindade supera a nossa capacidade de compreensão. O prefácio, como se de um pequeno tratado teológico se tratasse, resume a fé trinitária: “um só Deus, … não na unidade de uma só pessoa, mas na trindade de uma só natureza… Adoramos as três Pessoas distintas, a sua essência única e a sua igual majestade”. Explicar o mistério ultrapassa os limites da celebração e da compreensão. Neste domingo, não nos é pedido que o compreendamos, mas que confessemos a nossa fé trinitária e adoremos a Deus Uno e Trino.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Faz sentido votar nas Europeias?

Pertencer à Comunidade Europeia é um privilégio e um risco. E quando a Comunidade não se define primariamente como económica, aproxima os países mais ricos e mais pobres na procura da identidade histórica, política e cultural. E estimula uma aproximação social ainda que a velocidades diferentes. Os chamados fundos estruturais continuam voltados para os que chegam mais tarde e têm de andar mais depressa. Não faria qualquer sentido que em termos de saúde, habitação, cultura – desenvolvimento - algum dos países membros vivesse em situações de carência sem quaisquer condições de parceria ou negociação com os restantes membros. Neste conjunto e apesar dos muitos queixumes, Portugal quase se tornou irreconhecível a partir da sua pertença à União Europeia. Mesmo que a muitos pareça, ou dê jeito dizer, que se vive pior hoje que há trinta ou quarenta anos. Todos os dias somos confrontados com números europeus. Vindos de diferentes instâncias e abrangendo múltiplas áreas, fazem de nós um objecto de percentagens em radiografia permanente, não deixando por vezes que respiremos em ligeira passagem do positivo para o negativo. Se por vezes tem aspectos próximos do ridículo, apresenta outros interessantes: coloca-nos em contínuo exame de consciência ou numa autoavaliação que não nos deixa sossegados no adquirido. Corremos também riscos: dissolver a nossa identidade em tantos segmentos para alcançarmos um padrão europeu; vender a alma ao diabo para nos apresentarmos modernos e progressistas; renunciarmos a um património que é muito nosso em troca dum incerto prato de lentilhas.

Aqui entra o papel dos nossos deputados ao Parlamento Europeu. Na assiduidade das suas presenças, nas questões que levantarem, nas propostas que fizerem, nos votos que emitirem, nas prioridades de ideologia, progresso, cultura, desenvolvimento que escolherem. E nos valores que defenderem. Não é indiferente um ou outro candidato. Eles têm de ser o reflexo de todos nós seja qual for o partido que lá os coloque. Sabe-se que são representantes de grupos políticos. Mas antes disso, um país que é o nosso. O nosso passado e o nosso futuro são mais que um jogo partidário ou palavras que o vento leva. A isso não é alheio o conjunto de valores cristãos que tecem a nossa comunidade nacional.     

António Rego

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Centro de Preparação para o Matrimónio

hpim4262_800x600

No passado dia 30 de Maio, terminou o Curso de Preparação dos Noivos para o seu Matrimónio, ministrado pela Equipa de C.P.M. - Centro de Preparação para o Matrimónio da Paróquia de Mangualde, com a presença de 22 casais de noivos.

Teve a duração de três tardes de sábado, com o início no dia 16.

Participaram noivos de algumas paróquias do Arciprestado de Mangualde, bem como da Paróquia de Penalva do Castelo e Fomos de Algodres.

No dia 23, os noivos participaram na celebração da Eucaristia das 18 horas, no decorrer da qual foram benzidas as alianças de noivado.

Notou-se uma participação empenhada de todos os casais de noivos, pelo que, no final, foram unânimes em dizer que os assuntos versados nos temas apresentados pelos casais

e seu Assistente (Cónego Seixas) excederam as suas expectativas.

Terminou com um lanche de confraternização, numa das salas do Complexo Paroquial.

Toda a Equipa do CPM deseja, do fundo do coração, a todos eles, as maiores felicidades,

pedindo ao Senhor que os abençoe na nova fase das suas vida s.

A Equipa do C.P.M.  

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jardim de Infância - Actividades

Dia Mundial da Criança

No dia 1 de Junho comemorou-se mais um Dia Mundial da Criança, e no Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde a tarde foi de grande animação para as nossas crianças.

No átrio da Instituição foi preparado um espaço de diversão para os mais novos, onde se podia encontrar um insuflável colorido e uns palhaços divertidos. Enquanto algumas crianças escorregavam no insuflável, outras aproveitavam para colorir o seu rosto com flores, sol e sobretudo com muita alegria.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 171 172 173 174 175 176 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL