S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Março 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
     1  2  3  4
  5  6  7  8  91011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2853
mod_vvisit_counterOntem4799
mod_vvisit_counterEsta semana19399
mod_vvisit_counterEste mês97735
mod_vvisit_counterTotal6892732
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Centro de Dia - Actividades

Passeio dos Idosos do Centro de Dia ao Parque Senhora dos Verdes, Cativelos

No dia 29 de Maio de 2009, os idosos do Centro de Dia, realizaram uma visita ao Parque Senhora dos Verdes em Cativelos, organizada pelo Desporto Sénior da Câmara Municipal de Mangualde.

Pela manhã, todos os idosos estavam ansiosos para mais um dia de passeio, apesar de alguns já conhecerem o Parque, a alegria era tanta que todos pareciam partir à descoberta de um novo local de convívio.

 

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa sobre as próximas eleições

Direito e dever de votar

Votar, um exercício de cidadania

 

1. Neste ano de 2009, os cidadãos portugueses serão chamados a participar em três actos eleitorais: Parlamento Europeu, Assembleia da República e Autarquias Locais.
Dada a importância social e política que as eleições revestem num regime democrático, este acontecimento não nos pode deixar indiferentes.

 A Igreja, na linha de pensamento de Paulo VI, continua a considerar a acção política como uma “arte nobre”.

 Dentro da missão que nos é própria, sentimos o dever de proporcionar aos cristãos das nossas comunidades, e aos cidadãos em geral que estejam abertos a ouvir a nossa voz, um contributo que estimule o dever de votar e ajude a exercer este direito, em liberdade de consciência esclarecida.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

SOLENIDADE DO PENTECOSTES

 

Estão a chegar ao seu termo os 50 dias da Páscoa. É Pentecostes. Há 7 semanas que os baptizados escutaram no rito do Baptismo a solene declaração várias vezes repetida de que através da água e do Espírito Santo estavam a receber uma vida nova. A partir daí o Espírito de Jesus lhes daria força todos os dias para viverem de modo diferente dos que não são baptizados; dum modo diferente daquele que viviam antes do seu itinerário catecumenal. A sua vida foi-se mudando à medida que iam escutando a Palavra que iluminava as suas vidas e lhes permitia ver o que fica mal na vida dum discípulo de Jesus. Pouco a pouco, foram percebendo que ser baptizado é assumir o compromisso de viver uma vida limpa. O rito do Baptismo assinala o momento da decisão de tentar viver assim.

Para isso aí está o Espírito Santo. Aos baptizados, a Mãe-Igreja, com a sua pedagogia recomenda continuamente que “permaneçam firmes” e “se deixem conduzir pelo Espírito para viverem como homens e mulheres livres… daquilo que suja a túnica baptismal, como a idolatria, o ódio, as rixas, o ciúme, a ira, as discussões, as divisões, a inveja, o roubo e a corrupção, a bebedeira, a infidelidade e coisas semelhantes”. Quem vive segundo o Espírito, pauta a sua conduta pelo Espírito. Uma vida assim orientada vai dar bons frutos, como paz, alegria, harmonia, benignidade, bondade, fidelidade, autodomínio. É assim que vivem os que são de Cristo.

Continuar...
 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

ANO SACERDOTAL

2009 – 2010

ABERTURA SOLENE: 19 DE JUNHO

EUCARISTIA NA IGREJA PAROQUIAL

DE MANGUALDE – 21 H

sagrado_coracao_2_800x600

 O Papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. 

O tema escolhido para o Ano Sacerdotal é o de «Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote». Está previsto que o Papa o abra com uma celebração de Vésperas, em 19 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e Dia de Santificação Sacerdotal, «em presença da relíquia do Cura de Ars trazida pelo bispo de Belley-Ars», Dom Guy Claude Bagnard. 

O encerramento será celebrado um ano depois, com um «Encontro Mundial Sacerdotal» na Praça de São Pedro. O objectivo deste ano é, segundo expressou o próprio Papa aos membros da Congregação para o Clero, «ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea». Outro tema importante no qual se quer incidir é a «necessidade de potenciar a formação permanente dos sacerdotes ligando-a à dos seminaristas».

Os sacerdotes do Arciprestado de Mangualde convidam todos os fiéis para uma Solene Concelebração Eucarística, às 21 horas, na Igreja Paroquial de Mangualde, presidida pelo Pároco de Mangualde. Gostaríamos de ter os nossos paroquianos connosco numa única celebração. É com muita alegria que vos convidamos a todos, como também todos os movimentos da Igreja.

 

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Fragilidades do testamento vital

Laureano Santos defende o «princípio de autonomia do doente» e alerta: «as directivas prévias são muitas vezes desadaptadas da realidade»

 

As directivas prévias são "muitas vezes desadaptadas da realidade", afirma Alexandre Laureano Santos, médico cardiologista que afirma ser esta "a grande fragilidade do testamento vital".

"Tenho assistido a situações de pessoas que escrevem directivas que apenas são usadas temporariamente", esclarece. "Não raras vezes a pessoa escreve directivas, mas depois pede o tratamento", ou seja "por vezes, arrepende-se".

Também D. Manuel Clemente, bispo do Porto, alerta que o testamento vital parece "indiciar o respeito pela pessoa humana", mas que "deixa a pessoa e a equipa médica acorrentada a um momento".

"Em princípio, pode parecer de respeito pela decisão da pessoa. Mas um testamento é algo que fica escrito, no momento e corresponde a uma circunstância precisa", aponta o bispo do Porto. "Ficar acorrentado, a pessoa ou a equipa de médicos, a uma coisa que se escreveu em circunstâncias de vida, que podem corresponder a momentos de angústia ou desespero, é não respeitar a pessoa, mesmo que pareça um respeito ao que ela deixou escrito".

Sem ter lido a proposta do Partido Socialista sobre o testamento vital, Laureano Santos afirma à Agência ECCLESIA que o testamento vital consagra o princípio de autonomia da pessoa humana.

No entanto os direitos dos doentes "já consagram que toda a pessoa tem o direito de recusar tratamentos, de ouvir uma segunda opinião ou sair de um estabelecimento da saúde quando entender fazê-lo".

O médico explicita que "a pessoa é soberana sobre os procedimentos de saúde que se devem tomar", pois "todos eles têm falhas, não são infalíveis". O doente deve estar na posse de toda a informação sobre o tratamento a que vai ser sujeito.

"Presume-se que os serviços de saúde interroguem as pessoas se aceitam determinada proposta terapêutica, prestando toda a informação sobre o tratamento, e se não se faz formalmente a pergunta temos de assumir que as pessoas aceitam os tratamentos que fazemos".

Segundo Laureano Santos "está subjacente à prestação dos cuidados médicos o princípio de autonomia".

Sobre a possibilidade de a aprovação do testamento vital abrir a porta à eutanásia, o médico é peremptório. "Não vejo nenhuma ameaça ou caminho aberto para a eutanásia".

Subjacente à proposta do partido socialista, Laureano Santos acredita estar o princípio da autonomia. "A eutanásia é a perversão do princípio da autonomia, uma instrumentalização da sua própria vida e dos cuidados de saúde a prestar".

São questões diferentes que não estão ligadas, sublinha o médico cardiologista. 

"A lógica do «até às últimas consequências», é que pode admitir a perversão", explica.

 

                                                      Agência Ecclesia

                                                  

 
<< Início < Anterior 171 172 173 174 175 176 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL