<<  Abril 2024  >>

mod_vvisit_counterHoje1991

Retiro Espiritual e de Formação

dos Catequistas

Nos passados dias 18 e 19 de outubro um grupo de catequistas de Mangualde participaram num retiro.

CIMG1629 800x600

A escolha destes dias não foi de forma alguma inocente pois no do 18 é celebrado o dia mundial das Missões.

Também o ser catequista é uma Missão, e muito embora todos os Batizados sejam ou devam ser missionários, é na entrega diária de anunciar Cristo que se verifica o ponto mais alto do ser catequista.

Foi um grupo muito diversificado de pessoas, de várias aldeias e zonas de Mangualde e de diversas profissões de tal forma que entre empregados de balcão, agricultores, cabeleireiros, engenheiros, professores, doutores e reformados havia de tudo um pouco, mas, e isso é que é verdadeiramente importante, todos eles sem dúvida são pessoas que amam a Deus e aos Irmãos, assumindo o verdadeiro Evangelho de “ … ide e ensinai …”.

Saímos de Mangualde pelas 14,30 horas do dia 18 num autocarro que nos levou ao Convento de S. João Batista onde chegámos por volta das 15,30 horas.

Foi feita a distribuição dos quartos e foi afixado o horário das atividades durante o retiro.

CIMG1 800x600 CIMG1550 800x600

CIMG1561 800x600 CIMG1563 800x600

CIMG1576 800x600Às 16,30 horas deu-se início ao primeiro tema da formação. Este tema foi como que uma forma de acolhimento, ao mesmo tempo que relembra a todos e a cada um o que é “ SER CATEQUISTA “.

A elaboração deste tema e apresentação ficou a cargo do Pedro Cruz, que com o seu jeito calmo e ponderado foi passando os powerpoint’s explicando e esclarecendo todos provocando a espaços a intervenção e interação dos presentes.

O segundo tema iniciou-se às 17,45horas foi preparado e apresentado pelo Paulo Elvas e no seguimento do anterior focou a “ A FORMA DE ESTAR DO CATEQUISTA NA VIDA E NA SOCIEDADE “ e o “ QUE ENSINA O CATEQUISTA “.

O Paulo tomou a iniciativa de nos provocar com dinâmicas que apelaram de forma muito intensa à nossa criatividade, chamando a atenção para a necessidade de mudança de paradigma, pois, se a sociedade mudou e os jovens e crianças mudaram, também nós temos que mudar, passando a abordar os assuntos de uma forma DIFERENTE.

Um pouco antes das 21 horas tivemos as gratas e sempre desejadas presenças do seminarista, Paulo Vicente e do nosso Cónego Seixas, que presidiu à “ ADORAÇÃO ao SANTISSIMO “.

Esta hora de Adoração é um momento onde todos ultrapassamos o rezar e orar é em boa verdade um momento de intimidade pessoal com Deus em que o nosso Cónego com a sua retórica nos leva a embalar num caminho que a todos parece que a presença de Deus ali e agora é real sendo neste momento que cada um de nós partilha com Deus os seus mais secretos segredos.

Depois da Adoração seguiu-se um pequeno convívio entre todos onde não faltou chá, bolos, vinho do porto, jeropiga e chocolate.

Depois de uma noite bem passada, todo o mundo se levantou muito cedo pois teríamos que estar na Capela pelas 8 horas, e participar na oração das Laudes juntamente com todas as Irmãs do Convento.

Penso que, para muitos dos catequistas, foi a primeira vez que rezaram a LITURGIA DAS HORAS e pelo que me foi dito por muitos deles com grande satisfação.

DSCN0582 800x600

DSCN0589 800x600

Às 9,30horas, a CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA foi presidida por um Sacerdote Belga que trabalha numa paróquia alemã, e, como era dia das Missões, ele brindou-nos com a leitura de parte da carta do Santo Padre Francisco para os Missionários. Deixo aqui da parte dos catequistas de Mangualde um muito obrigado ao Sr. Padre por este momento maravilhoso.

Pelas 11 horas, o último tema que foi apresentado pelo Diácono Vaz e, que como não podia deixar de ser, abordava aquilo que se ensina e como se ensina ou deve ensinar na catequese: “ CRISTO “, não um Cristo que esteve no mundo mas o CRISTO HOJE presente em todos os momentos da vida.

CIMG1609 800x600  nova 800x600

CIMG1636 800x600

Já com a presença do nosso Cónego e do seminarista que almoçaram connosco, saímos do Convento pelas 14,30 horas do dia 19 e com um pequeno contratempo, a que hoje até acho graça, penso que fruto de alguém que quis brincar com os catequistas, mas todos nós conscientes da nossa posição na sociedade desvalorizamos ou mesmo ignoramos, dirigimo-nos a Fornos de Algodres para uma visita ao Seminário Menor, onde o nosso Cónego foi aluno e mais tarde professor.

CIMG1635 800x600 CIMG1640 800x600

CIMG1651 800x600

Lanchámos no jardim do Seminário Menor de Fornos de Algodres e regressámos a Mangualde por volta das 19 horas.

Não me sentiria bem comigo próprio se não aproveitasse este momento para deixar alguns agradecimentos públicos;

Às Irmãs que tão bem nos receberam e acarinharam.

Ao Pedro Cruz e ao Paulo Elvas pela forma maravilhosa como das suas apresentações, dizer-vos que os catequistas ficaram, todos sem exceção, muito agradados com os temas por vós apresentados. Dizer-vos ainda que não será fácil livrarem-se de futuros pedidos para outras atividades.

A todos os catequistas um sentido e sincero Bem-Haja por terem assumido a Missão para que Deus vos escolheu.

nova 2 800x600

O catequista tenta imitar Cristo e falar DELE às crianças e jovens. Por aqui vos deixo uma última mensagem; “ APRENDE DE DEUS E ENSINA AQUILO EM QUE ACREDITAS” só assim serás verdadeiramente feliz.

Diácono Manuel Vaz