Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1347
mod_vvisit_counterOntem4171
mod_vvisit_counterEsta semana16629
mod_vvisit_counterEste mês75185
mod_vvisit_counterTotal6979081
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DA FESTA DO BATISMO DO SENHOR

A Festa do Batismo do Senhor encerra o tempo do Natal. Contemplamos Jesus, não já uma criança, mas uma pessoa adulta, que é baptizada no rio Jordão por João Batista. Os textos bíblicos desta festa são belíssimos e estão relacionados uns com os outros, o que facilita a sua interpretação e compreensão. O texto do evangelho, ao falar da “voz do céu” que se ouviu no baptismo de Jesus e O proclamava como o Filho de Deus em quem o Pai põe toda a sua complacência, é praticamente uma citação da primeira leitura da profecia de Isaías que diz: “Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma”.

Ao ser baptizado, no rio Jordão, Jesus recebe o Espírito Santo para uma missão. Até ali, vivera uma vida mais ou menos discreta, na intimidade e na privacidade da sua família; agora, já adulto, começará uma vida pública de anúncio do reino e proclamação da Boa Nova do amor de Deus para toda a humanidade. E essa missão, essa vida maravilhosa que Jesus levou, está resumida na segunda leitura: Jesus foi um homem que, com a força de Deus, passou na terra fazendo o bem! Porém, a missão de Jesus não será fácil: será sinal de contradição, de incompreensões, denúncia e perseguição. Mas, Jesus não desfalecerá nem desistirá.

O baptismo de Jesus apresenta ainda um outro aspecto muito importante: Jesus coloca-se no meio dos pecadores que vão ter com João Batista ao rio Jordão. Ele não pecou, mas tornou-se solidário e conviveu com a humanidade pecadora. Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.

O baptismo de Jesus é o modelo mais perfeito do nosso baptismo. Realmente, também nós, no dia do nosso baptismo, somos ungidos com o óleo do Espírito Santo para desempenharmos uma missão. No baptismo, somos configurados, enxertados e revestidos da luz de Jesus Cristo.

Como viver o baptismo durante a vida? Não ter medo de professar e celebrar a nossa fé, escutar a Palavra da Salvação e imitar a vida de Jesus: assistindo os doentes, consolando os oprimidos, perdoando aos pecadores, anunciando a todos a boa nova da salvação. Na segunda leitura, Pedro faz um belo resumo da vida de Jesus: “Jesus passou fazendo o bem, porque Deus estava com Ele”. Para nos curar, foi preciso passar pelo meio de nós. Ele não fez distinção de pessoas, acolheu a todos. Que possam dizer da nossa vida: eis um homem, eis uma mulher que faz o bem, que acolhe as pessoas e que não despreza ninguém. Será sinal que estamos a pôr a render os dons e os frutos do Espírito Santo que recebemos no dia do nosso baptismo. Hoje, Cristo é baptizado: desçamos com Ele à água, para podermos subir com Ele à glória.

Cónego Jorge Seixas