Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2826
mod_vvisit_counterOntem3183
mod_vvisit_counterEsta semana13937
mod_vvisit_counterEste mês72493
mod_vvisit_counterTotal6976389
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA NO DIA DE SÃO JOSÉ

Quando nos encontramos em tempo de Quaresma, a liturgia apresenta-nos o testemunho de um homem simples e justo, que teve uma missão muito importante na história da salvação. São escassas as referências sobre a vida de S. José. Por isso, as duas primeiras leituras da Liturgia da Palavra deste dia são dois textos relacionados com a sua figura. Na leitura do 2º Livro de Samuel, como também no salmo, salienta-se a promessa que Deus fez a David de lhe dar um descendente, o qual consolidará a sua realeza para sempre. São José, descendente de David, terá a missão de cumprir legalmente esta promessa ao pôr o nome a Jesus. Na segunda leitura, S. Paulo, na Carta aos Romanos, explica como Abraão, pela sua fé, teve a certeza de receber na sua descendência o fruto da Promessa. São José será um instrumento dócil de Deus para a realização do plano de salvação.

 

O texto evangélico de Mateus começa com a parte final da genealogia de Jesus: “Jacob gerou José, esposo de Maria, do qual nasceu Jesus, chamado Cristo”. Depois, fala-nos da vinda do Messias ao mundo, onde aparece José, esposo de Maria, que era uma homem bom, ou seja, fiel e aberto à vontade de Deus; um homem com uma grande disponibilidade para escutar Deus. Por isso, perante a gravidez de Maria, reage com prudência e ponderação, à espera de descobrir a ação de Deus perante esta situação. E a resposta de Deus não se fez esperar: José recebe a missão de acolher Maria como esposa e de aceitar a paternidade legal da criança que irá nascer, dando-lhe um nome. E José aceita esta missão. “Ele é o homem justo, escolhido por Deus para Esposo da Mãe de Deus; servo fiel e prudente foi escolhido para guardar com paterna solicitude o Filho de Deus”.

Ao celebrar a Solenidade de São José, não podemos esquecer as suas virtudes humanas e religiosas: uma pessoa justa, prudente, discreta, fiel e de muita estima para a sua esposa. Bom esposo e bom pai. Uma pessoa aberta à Palavra de Deus, acolhedora desta Palavra e consciente da sua missão. Uma pessoa de fé. Um exemplo de vida a seguir por todos nós. Termino com uma oração popular a São José: “S. José, vem a minha casa que te espero. Vem e olha, tu sabes o que falta. Vem e olha, traz o que falta. Se alguma coisa não é para ficar em minha casa, leva contigo. São José, mestre da vida interior, ensina-me a rezar, a sofrer e a calar. Amén”.