<<  Abril 2024  >>

HOMILIA DO DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR

Segundo o livro dos Atos dos Apóstolos, quarenta dias depois da Ressurreição, Jesus subiu ao Céu, ou seja, regressa ao Pai que o tinha enviado ao mundo. A Ascensão do Senhor marca o cumprimento da salvação iniciada com a Encarnação. Jesus deixou de estar fisicamente connosco (foi para o céu, onde está sentado à direita do Pai), mas continua a estar entre nós. Recordemos as suas palavras: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles”, “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”.

Em primeiro lugar, quem subiu ao céu? O mesmo que veio em carne mortal, Jesus. Veio à terra para, com a sua presença, manifestar o grande amor que Deus tem pela humanidade. Cristo, a Cabeça da Igreja, sobe ao Céu e com Ele sobe uma parte de nós, a humanidade que Ele assumiu. A nossa pobre natureza humana eleva-se ao céu com Ele, ao trono de Deus. Um dia, também nós subiremos ao Céu. A Ascensão diz-nos que em Cristo a nossa humanidade é elevada à glória de Deus.

Em segundo lugar, Jesus subiu ao Céu; para quê? Porquê? Porque já cumpriu a sua missão na terra e agora, começa a sua missão de mediador sentado à direita de Deus Pai. Não foi embora para se afastar de nós, mas para alimentar a nossa esperança em estar, um dia, junto Dele para sempre. “A Ascensão de Cristo é a nossa esperança: tendo-nos precedido na glória como nossa cabeça, para aí nos chama como membros do seu Corpo”. A Ascensão não é anúncio de uma “ausência”, mas de uma “presença”. Continua presente, com uma presença misteriosa e invisível, mas real. Jesus também está presente nas nossas vidas, através do Espírito Santo, o qual prometeu enviar como “força do alto” e cuja vinda sobre a Igreja celebraremos no próximo domingo.

Finalmente, Jesus deixou-nos alguma missão? Se por um lado deixou tristes os apóstolos e também nós, porque já não O veremos fisicamente, por outro, deixou-nos uma tarefa bem concreta. A tarefa que nos deixou foi: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado”. Embora Cristo esteja sentado à direita do Pai, a Igreja está de pé, em missão, anunciando e continuando a construir o Reino de Deus. Não podemos ficar a olhar para o céu, como os homens da Galileia: “Porque estais a olhar para o Céu? Esse Jesus, que do meio de vós foi elevado ao Céu, virá do mesmo modo que O vistes ir para o Céu”. A nossa missão começou no dia a Ascensão e terminará no fim dos tempos. Esta missão levará a Igreja a todos os lugares, a todas as situações, a todo o mundo, com uma mensagem de amor, esperança, confiança, paz e salvação. É urgente esta mensagem no mundo dos jovens, dos que vivem sozinhos, da pobreza e das injustiças.

A Ascensão é uma festa missionária. Não podemos cruzar os braços. Que os meus olhos olhem sempre para o céu, mas com os meus pés calçados e firmes na terra, para levar a mensagem de salvação.