Calendário

<<  Abril 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje5990
mod_vvisit_counterOntem5184
mod_vvisit_counterEsta semana13582
mod_vvisit_counterEste mês93954
mod_vvisit_counterTotal6997850
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Festa da Senhora do Castelo

DSCF3857 800x600

Grande fé em Nossa Senhora

DSCF3574 800x600

DSCF3577 800x600

DSCF3598 800x600

Realizaram-se de 5 a 8 de setembro as tradicionais Festas da Senhora do Castelo.

Estas festas são já uma tradição das gentes do nosso concelho. Todos os anos atraem inúmeros visitantes ao monte e este ano não foi exceção. Centenas de pessoas participaram durante estes dias no diversificado programa organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde conjuntamente com a Câmara Municipal de Mangualde. Ponto alto foram as cerimónias religiosas que decorreram nos dias 7 e 8 de setembro, grande é a devoção das nossas gentes à Nossa Senhora do Castelo.

DSCF3525 800x600

 No dia 7, realizou-se a procissão das velas às 20h30 com início no fundo das escadinhas da Senhora do Castelo. Uma multidão subiu em oração, recitando o terço, presidido pelo Rev. Cónego Jorge Seixas e acompanhado pelo Diácono Permanente, Sr. Manuel Vaz.

Mais uma vez, os fiéis apelam à Santa Casa da Misericórdia para que neste dia seja colocada uma ou duas colunas de som nas escadinhas de maneira a que os fiéis possam acompanhar esta cerimónia religiosa, que muito diz aos fiéis.

Esta situação já se vem verificando há vários anos e, segundo o Sr. Provedor, este ano a situação estaria resolvida, mas tal não aconteceu.

O dia 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora, feriado Municipal em Mangualde, mais uma vez, uma multidão de fiéis participaram nas cerimónias.

Pelas 9h45, saiu a procissão da Igreja da Misericórdia, seguindo pelo centro da cidade em direção ao Monte da Senhora do Castelo, com a participação da Banda Filarmónica de Lobelhe do Mato, Fraternidade Nuno Álvares, Escuteiros,Irmandades, Representações Oficiais, Irmãos, Bombeiros e demais público. Alguns fiéis estavam habituados a venerarem a Nossa Senhora antes de partir para o Monte, mas este ano a imagem deu entrada diretamente na procissão o que causou em algum motivo de descontentamento.

DSCF3612 800x600

Às 11h00 começou a Missa Campal, presidida pelo Rev. Cónego Jorge Seixas, Pároco de Mangualde e concelebrada pelo Revs. Padres: Nuno Azevedo, António Cunha, João Leão, Carlos Monge e Diácono Permanente Sr. Manuel Vaz.

A grande multidão com os olhos dirigidos para Nossa Senhora ouvia com atenção a homilia proferida pelo Rev. Cónego Jorge Seixas que começou por invocar a Nossa Senhora do Castelo que tanto diz a estas gentes do nosso concelho.

Com a devida vénia publicamos extratos da sua homilia:

“Hoje, unindo-nos à Igreja Universal, celebramos com grande alegria, gratidão e piedade mariana, a festa do Nascimento da Virgem Santa Maria, aqui invocada como Nossa Senhora do Castelo. Tem, no cimo deste monte, uma igreja que lhe é dedicada. Daqui a Senhora do Castelo inclina-se sobre as terras de Azurara, num gesto de bênção materna para com o bom povo que a invoca nas suas dificuldades e lhe dedica um verdadeiro e profundo amor filial. Todos os anos, no dia 8 de Setembro, muitos caminhos vêm dar ao monte da Senhora do Castelo! Congregando pessoas de várias localidades, hoje, aqui, se reúnem e veneram esta Senhora Menina e Menina Senhora na sua bela e imponente imagem. Esta festa é uma referência importante para os filhos desta terra e um espaço privilegiado para celebrarmos as maravilhas, que Deus realizou em Maria de Nazaré, a jovem escolhida para ser a Mãe do Seu próprio Filho. São muitos aqueles que, com lágrimas nos olhos, ao longo do ano, passam, por aqui, subindo a escadaria e ajoelhando junto da Santa Mãe de Deus, implorando as suas bênçãos e graças. E são muitos os que aqui tornam, agradecidos, sempre que a vida o proporciona...

Em Maria, Senhora Menina e Menina Senhora, encontramos um belo exemplo para viver uma fé comprometida e dinâmica no tecido social do nosso tempo. A Igreja abraça todos os sofrimentos e preocupações humanas e reconhece em Maria o exemplo singular para uma verdadeira cultura de solidariedade e de encontro. Na crise económica e financeira, que ainda nos afeta, com as suas inevitáveis consequências sociais e psicológicas, a mensagem evangélica devolve-nos a alegria da fé e a consciência da presença viva de Deus no “hoje” da história.

Irmãos, hoje subimos a este monte na companhia de Nossa Senhora: deixemo-nos contagiar pela alegria, bondade e espírito de serviço da nossa Mãe! Maria é para nós um perfeito modelo de fé, obediência e amor; ela é a mais fiel discípula de Cristo. Na escola de Maria aprendemos que a verdadeira beleza nasce de um coração puro, disponível, aberto à plenitude da Vida em Deus. Nos nossos dias, com tantas solicitações e propostas no domínio dos bens materiais, não é fácil manter viva esta atitude de abertura aos valores espirituais e sobrenaturais, não é fácil assumir os valores da fé: esquecem-se, muitas vezes, os mais altos ideais do Evangelho, que é, para os cristãos, a fonte da autêntica sabedoria que liberta e salva. Ninguém duvida de que a nossa sociedade está carente de valores. Impõe-se, por isso, cada vez mais, como necessidade prioritária, uma ação convergente dos diversos responsáveis desta sociedade num projeto humanista comum. Atento e preocupado com os problemas humanos e sociais de tanta gente, o Papa Francisco tem vindo a exortar toda a Igreja, nas suas múltiplas instituições, a visitar as periferias existenciais do nosso mundo, a socorrer as novas pobrezas materiais e espirituais e a encarar o problema atual das migrações, daqueles que fogem das suas terras para a Europa...

... Como é horrível ver a fotografia de uma criança morta com a cabeça a ser lavada pelas ondas do mar Egeu. Esta imagem revela a realidade de dois botes com refugiados sírios que falharam uma curta viagem. Um deles carregava 17 pessoas, o outro seis. Entre estes, uma mãe com os seus três filhos. Este é um deles, três anos. Morreram 12 pessoas. A imagem desta criança por detrás da longínqua realidade que está a ser discutida, pausadamente, nos gabinetes alcatifados da liderança europeia ainda demasiado pouco consensual, saltou para o mundo. E carregou a expressão violentíssima de significado: “o naufrágio da humanidade”. Sei bem que estas questões não são de fácil solução nem esta passa por se abrirem as fronteiras de forma indiscriminada. Devemos acolher e dar apoio a todos, mas não esqueçamos aqueles que estão no nosso País, à nossa volta, a passar fome, sem casa, sem emprego, sem dinheiro para comprar os livros para os seus filhos, também numa situação de desespero e de querer fugir à miséria.

Irmãos, a imagem de Nossa Senhora do Castelo constitui para nós um verdadeiro memorial de graças concedidas ao longo dos tempos, um testemunho do acolhimento maternal de Maria às súplicas, alegrias, esperanças e sofrimentos das gentes das terras de Azurara, residentes e emigrantes. A história da nossa terra está repleta de manifestações da piedade e devoção do povo, está repassada da proteção e bênçãos de Maria-Mãe. Podemos assim afirmar que no coração da Mãe está o coração das terras de Azurara. A alegria da festa de hoje, o arraial e o convívio partilhado entre todos, nestes dias, constituem bela manifestação dos profundos sentimentos da fé de tanta gente.

E, por fim, irmãos, uma prece muito especial à Nossa Senhora do Castelo, por todos os nossos queridos: Senhora do Castelo olhai para esta terra que é vossa; olhai para os emigrantes que aqui estão e estiveram nestes dias; abençoai e protegei todas as famílias, na sua união e fidelidade; abençoai e protegei as crianças e os jovens, os idosos, os doentes, os pobres, os desempregados, todos os que perderam a coragem de sonhar e de acreditar em Deus e nos homens. Que não nos falte a saúde, a paz e a concórdia, o trabalho e a prosperidade, o ânimo e a alegria da fé e da esperança para a vida de cada dia. Nossa Senhora do Castelo rogai por nós!

Os cânticos estiveram a cargo do Grupo Coral da Paróquia de Mangualde, orientados pela Drª. Helena Ferreira.

DSCF3642 800x600

O Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde Tenente Coronel  José Tomás no final da Santa Missa usou da palavra para saudar todos os presentes e agradecer a todos que colaboraram, salientando que para a Misericórdia é uma honra realizar estas Festas, mas também uma responsabilidade.

Fez um apelo para que venham sempre às Festas da Senhora do Castelo, sendo esta a romaria mais importante do nosso concelho e dentro dos possíveis que venham acompanhados com familiares e amigos, mantendo assim as nossas tradições.

Fez votos para que estas Festas correspondessem às expetativas de todos, sendo uma Festa da responsabilidades de todos.

O Rev. Cónego Seixas agradeceu a presença de todos nesta celebração.

Dirigiu algumas palavras aos Bombeiros Voluntários de Mangualde, fazendo referência aos incêndios que deflagraram no nosso concelho, nomeadamente no dia 10 de agosto que perante tal situação os Bombeiros foram poucos mas estiveram connosco. Lembrou também a grande onda de solidariedade que o nosso concelho teve para com estes homens.

DSCF3682 800x600

DSCF3669 800x600

DSCF3660 800x600

DSCF3657 800x600

DSCF3649 800x600

DSCF3647 800x600

Seguiu-se a procissão em volta do Santuário, regressando a imagem à Ermida.

DSCF3719 800x600

DSCF3712 800x600

DSCF3729 800x600

Terminadas as cerimónias ouviu-se uma descarga de foguetes marcando o dia festivo.

A parte da tarde foi dedicada ao Folclore com desfile etnográfico, seguido de atuação com danças e cantares da nossa região,   mostrando um pouco da nossa tradição. Estiveram presentes o Rancho Folclórico “Os Lavradores de Cubos”, Rancho Folclórico de Mangualde, Rancho Folclórico “Coração da Beira” de Contenças de Cima, Rancho Folclórico “Os Azurara” de Quintela e Rancho Folclórico “Os camponeses da Mesquitela”. O público aplaudiu-os, bem como a outros Grupos que marcaram a sua presença nestas Festas.