<<  Abril 2024  >>

Paróquia de Mangualde

DSCF5065 - Cópia 800x600

A bênção das Crianças e Bebés

No dia 2 de fevereiro muitas foram as crianças e bebés que vieram à Igreja Paroquial de Mangualde para a celebração da Festa da Apresentação do Senhor.

DSCF5118 800x600

DSCF5130 800x600 DSCF5136 800x600

No dia 2 de fevereiro pelas 18h00 muitas crianças e bebés acompanhados por familiares,catequistas, educadoras, auxiliares ou amigos foram recebidas no átrio da Igreja Paroquial de Mangualde para a celebração da Festa da Apresentação do Senhor. A celebração foi realizada pelo Rev. Cónego Jorge Seixas acompanhado pelo Diácono Permanente, Manuel Vaz e pelo Diácono Paulo Vicente.

Com grande entusiasmo as crianças seguravam numa vela pequenina e cantavam com entusiasmo: “Esta luz pequenina, vou deixá-la brilhar …”, acompanhadas pelo Grupo Coral Clave Jovem.

As dezenas de luzes pequeninas entraram na Igreja e no meio da “boa agitação”, ouviram a explicação do Rev. Cónego Seixas sobre este dia. Dia da Apresentação do Senhor, que se realiza quarenta dias após a solenidade do Natal . “Hoje a Igreja está de novo em festa, para celebrar o dia em que Maria e José apresentaram Jesus no Templo…”.

E como era dia de festa todas as crianças foram convidadas a aproximarem-se do altar e em poucos minutos o Rev. Cónego Seixas viu-se rodeado por tantos meninos e meninas que lhe responderam às diversas questões.

Depois de saberem o que estavam ali a fazer procedeu-se ao rito da bênção das crianças e seguidamente da bênção dos bebés, um a um.

Os pais ou quem os acompanhou também viveram aquele momento. Lembro aqui uma frase que numa reunião de pais da catequese o Sr. Cónego referiu: “ … Que poderá haver de mais belo, para um pai e uma mãe, do que abençoar os seus filhos …”. Neste dia o Pároco de Mangualde abençoou os presentes e pediu por todas as crianças que se encontravam doentes para que Jesus as ajudasse.

Este ritual teve início na Paróquia de Mangualde com o Rev. Cónego Jorge Seixas há 10 anos. De ano para ano o número de crianças tem aumentado nesta cerimónia, apesar da baixa de natalidade que se tem vindo a verificar.

No dia 19 de fevereiro, na Missa das 11H00 realizou-se a Festa dos Pastorinhos. Este ano celebra-se o centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos. O Rev. Cónego Seixas apelou às crianças para estarem presentes também nesta celebração.