<<  Março 2024  >>

Jornal - Notícias da Igreja

Mensagem de D. Ilídio Leandro para a Quaresma de 2009

Solidariedade com o Seminário

A Solenidade da Páscoa de 2009 aproxima-se rapidamente. Nela, reafirmamos, de novo, a nossa Fé em Cristo Ressuscitado, partilhando a Sua vida Nova e a Sua missão. Porque é sempre um caminho a percorrer e uma meta a atingir, exige sempre um novo esforço e uma nova decisão. A Quaresma, também a deste ano, vai dar-nos esta oportunidade: tomar consciência desta grande vocação a que somos chamados, por Cristo e em Cristo, vivendo as possibilidades que Ele nos oferece em Comunidade.

É desafio do nosso Plano Pastoral Diocesano a “Comunhão na Corresponsabilidade em Igreja”, na vivência e no anúncio da Nova Evangelização, sabendo que “Jesus Cristo é a Boa Nova para um Mundo Novo” e conscientes de que “a Boa Nova é Semente que cresce e se torna árvore”.

A leitura orante da Palavra de Deus, em diálogo vivo e de interessada escuta/resposta; a vivência mais consciente dos Sacramentos, em atitude pessoal e comunitária; a partilha generosa dos bens, em solidariedade activa; a opção pela sobriedade e pobreza, na alimentação, nos sinais exteriores e nos gastos em geral; a conversão pessoal a Deus e aos irmãos, em transformação interior de atenção aos outros… serão desafios a viver o Plano Pastoral, em comunhão com os apelos da Igreja na nossa Diocese, na preparação para a Nova Páscoa, a celebrar com Vida Nova.

O objectivo da partilha para toda a Diocese de Viseu, em renúncia quaresmal, é o Seminário Maior. As dificuldades são enormes e as despesas havidas, com as obras de há anos, estão muito longe de estarem satisfeitas. Neste momento, urge satisfazer esta dívida, sem o que se torna impossível o equilíbrio das contas diocesanas. O Seminário, “coração da diocese”, pede a todos os cristãos um gesto generoso de solidariedade e de partilha, tendo em conta a difícil situação do presente, mas confiantes e cheios de esperança no futuro.

Uma Feliz Páscoa 2009, preparada numa Santa Quaresma.

O bispo, vosso irmão e amigo – Ilídio