Calendário

<<  Março 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje311
mod_vvisit_counterOntem4799
mod_vvisit_counterEsta semana16857
mod_vvisit_counterEste mês95193
mod_vvisit_counterTotal6890190
Visitors Counter 1.5
Regional
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Regional

Subprograma 3 – Dinamização das Zonas Rurais

Financiamentos de projectos até 75%

No dia 7 de Maio, pelas 16H00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde – Dr. Alexandre Alves decorreu uma sessão pública de esclarecimento  sobre o SUBPROGRAMA 3 do Proder – Abordagem Leader.

Esta acção  foi levada a cabo pela Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), da qual o Município de Mangualde faz parte, sendo dirigida a empresários, agricultores , jovens,Instituições Particulares de Solidariedade Social, organizações não Governamentais, Juntas de Freguesia que pretendam criar ou desenvolver a sua microempresa, diversificar a actividade na sua exploração agrícola, desenvolver actividades turísticas e de lazer, conservar ou valorizar o património rural  ou criar serviços básicos para a população rural.

A taxa de financiamento dos projectos poderá variar entre os 30% e os 75%.

 

O Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães

recebeu  um monitor de sinais vitais

O Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães recebeu,  no dia 13 de Maio, um monitor de sinais vitais.  Uma oferta da Fundação do Montepio no valor de 1500¤. Uma iniciativa de solidariedade que vem cobrir uma carência desta Instituição que presta serviços a Idosos e Crianças.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Regional

O Grupo de Cantares da ACAB

nos 100 anos do Vinho do Dão

VINHOS DO DÃO NAS “TERTÚLIAS DO PAÇO”

Uma tarde de conversas, provas de vinhos, exposições fotográficas e cantares tradicionais

 

Os 100 Anos dos Vinhos do Dão motivaram a sessão das “Tertúlias do Paço – Conversas à Volta do Vinho”, que decorreu no dia 19 de Abril, Domingo, pelas 16h, no Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

A “conversa” foi orientada pelo Professor Virgílio Loureiro, que falou sobre“Os Lagares Rupestres da Região do Dão”. “Os Segredos dos Vinhos do Dão” foram explicados pelos enólogos Carlos Silva e João Paulo Gouveia.

O Grupo de Cantares  da ACAB–Mangualde que foi convidado  para abrilhantar este evento, interpretou temas regionais ligados à faina agrícola, sendo muito apreciado.

No mesmo espaço esteve patente uma exposição fotográfica com trabalhos de Alvão e José Maria Pimentel.

Esta acção – promovida pelo Centro de Botânica Aplicada à Agricultura do Instituto Superior de Agronomia teve o apoio da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão e da Confraria dos Enófilos do Vinho do Dão. Foi uma oportunidade para os apreciadores de vinho contactarem com a realidade dos Vinhos do Dão.

Na  época em que  se comemora  o Centenário da Região Demarcada, os Vinhos do Dão vivem um novo e promissor capítulo de uma história intensa e rica, espelhado na qualidade que um número cada vez mais significativo de críticos especializados e consumidores lhes tem reconhecido.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Regional

 

 Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde

comemorou 40º Aniversário

Cristina Rodrigues

No dia 18 de Abril, o Grupo Cénico e Recreativo de Mangualde comemorou mais um ano de existência, o seu 40º Aniversário.

Pelas 21H15, no Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, deliciaram o público com um grande espectáculo, trazendo a palco alguma prata da casa e outros artistas de vários pontos do país.

Por  aqui passou um pouco de toda a música: fado, música ligeira, Folclore, etc.

Os participantes foram: Rancho Folclórico de Fagilde, Rancho Folclórico da  Mesquitela, Rancho Folclórioco de Santo André, Associação Mangualde Azurara, Grupo Trigal, Tuna Cultural de Santo Amaro de Azurara, Mara Pedro, Renatta, Rita Ribeiro, Sandra Vilabril, Teresa Cristina, Tony Ribeiro, Artur Gaio, Carlitos, Celso Coelho, Helena Garcia, Henrique Matos, João Ferreira e José Guilherme Camões.

A apresentação esteve a cargo da Irene Ferreira e do Sr. Artur Santos.

As entradas foram livres e o público aderiu e não arredou pé até à uma da manhã e os aplausos não faltaram.

.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Regional

Mangualde

Seminário “Liberdade de Imprensa”

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3  de Maio, a Câmara Municipal de Mangualde vai levar a cabo a realização  de um Seminário subordinado ao tema “Liberdade de Imprensa”.

 

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa constitui a ocasião para  relembrar ao mundo a importância de proteger o direito fundamental da   pessoa humana que é a liberdade de expressão, direito este inscrito no  artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É neste sentido que a Autarquia leva a efeito esta iniciativa que  terá lugar no próximo dia 4 de Maio, pelas 14h00, no Auditório da  Câmara Municipal de Mangualde e que conta com a presença do Director  da Associação Portuguesa de Imprensa, Dr. Henrique Pires Teixeira,  Irene Ferreira (jornalista da Rádio Mangualde), Nelson Veiga (Director  do Jornal Renascimento) e Dr. Josué Pereira (Director do Jornal  Notícias da Beira).

Este seminário tem como público-alvo estudantes e profissionais da  área da comunicação bem como o público em geral.

 

26 de Abril – Mangualde

nuno_alvares_pereira_800x600

Canonização do Santo Condestável

O Núcleo de Mangualde da Freternidade de Nuno Álvares, vai associar-se às cerimónias de Canonização do nosso Patrono Santo Condestável, que irão decorrer em Roma no próximo dia 26, tendo elaborado, para o efeito e para esse dia, o seguinte programa:

 

10H30 – Laudes (oração da manhã) na Igreja Matriz seguida de procissão para a Igreja Paroquial

Celebração da Missa Dominical.

Face  à solenidade do acontecimento, temos o grato prazer de convidar os paroquianos em geral e todas  os actuais e antigos escuteiros a participar nas referidas cerimónias.

O nosso Núcleo  vai estar representado em Roma pelo seu Presidente.

 

Alerta para servir

A Direcção

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Regional

FACTORY by AGENZIA di ARTE no Museu de Grão Vasco

António Tavares expõem  “Réstia de Esperança”

O Salão de Exposições temporárias do Museu de Grão Vasco, em Viseu, recebe de 4 de Abril a 3 de Maio a exposição colectiva de pintura contemporânea com curadoria de AGENZIA di ARTE.

São inúmeros os artistas, nacionais e internacionais, que expõem naquele prestigiadíssimo museu as suas mais recentes obras de arte.

Entre os artistas presentes figura o mangualdense (e colaborador deste jornal) António Tavares, com o seu trabalho “Réstia de Esperança”.

António Tavares foi convidado pela AGENZIA di ARTE para figurar entre os seus artistas para expor os seus trabalhos nas diversas exposições e actividades culturais daquela empresa de curadoria.
 
Mais artigos...
<< Início < Anterior 51 52 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL