Calendário

<<  Agosto 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1216
mod_vvisit_counterOntem2785
mod_vvisit_counterEsta semana9254
mod_vvisit_counterEste mês13641
mod_vvisit_counterTotal4347949
Visitors Counter 1.5
Ultima hora
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Ultima hora

Há 86 anos, mais precisamente no dia 10 de Julho de 1931, nasceu o Notícias da Beira. Ao longo de todo este tempo tem vindo a assinalar o que os seus correspondentes/colaboradores, administração e direcção consideram que merece registar-se para informação dos seus leitores e para memória futura. Diversos têm sido os momentos que foram marcando a sua história, sendo de referir aquele em que ocorreu a sua doação, pela família Monteiro Albuquerque, à Paróquia de Mangualde. Corria o dia 1 de Junho de 1972 e já passaram 45 anos.

Nenhum empreendimento humano resiste ao passar do tempo sem a motivação, o comprometimento e a resiliência de um conjunto mais ou menos alargado de pessoas para com um projecto que se considera relevante. Sou há muito pouco tempo directora do Notícias da Beira e esse facto permite-me uma maior liberdade no elogio/agradecimento públicos que aqui pretendo fazer a todos quantos estiveram na origem deste Jornal e a todos aqueles que têm contribuído para que agora comemoremos mais um significativo aniversário.

É merecedor de um especial elogio o seu fundador, Sr. António Monteiro Albuquerque, que o soube sonhar e tornar possível. Um inquestionável elogio é também devido à sua família que 41 anos depois o doou à Paróquia de Mangualde para que o projecto continuasse vivo e a cumprir a sua missão. A Paróquia de Mangualde e a Fundação Cónego Monteiro são igualmente merecedoras de palavras elogiosas. Assim é, porquanto, contra ventos e marés, têm sabido conferir a sustentabilidade (im)possível a um projecto que sobrevive num contexto que lhe é manifestamente adverso.

Permitam-me, ainda, que neste aniversário dirija palavras de especial agradecimento aos correspondentes/colaboradores do Notícias da Beira. Há algum tempo atrás, no dia 23 de Março, reuni pela primeira vez com estes pilares fundamentais. Neste encontro estiveram também presentes o Administrador do Jornal, o seu Sub-Director e a sua Chefe de Redacção. Foi muito gratificante acolher todos os que quiseram/puderam estar presentes e foi igualmente gratificante verificar que a interacção então ocorrida se tem convertido num maior contributo em termos de artigos a publicar. Uma fotografia associada a este Editorial ilustra este momento para que hoje e sempre possa ser melhor recordado.

Quero ainda expressar o meu agradecimento a quem no dia-a-dia trabalha neste Jornal, nele coopera e cumpre todas as tarefas indispensáveis à publicação, a cada quinze dias, de mais uma edição.

Uma palavra é ainda devida aos anunciantes do Notícias da Beira. O contributo deles emergente torna menos penosa a tarefa de garantir a sua sobrevivência. Não podemos esquecer os nossos leitores. São a razão primeira e última de ser e estar do Jornal. Em nome do Notícias da Beira e de toda a sua equipa muito obrigada por estarem connosco, por nos acompanharem, por nos lerem. Precisamos de vós e de todos quantos a vós/nós se queiram juntar.

E muito obrigada Sr. Reverendo Cónego Jorge Seixas pelo valioso e incontornável contributo dado ao longo da última década…

Para terminar, apenas três mais do que devidas palavras: Parabéns Notícias da Beira!

Até breve…

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Ultima hora

4 detidos por tráfico de armas

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve no dia 20 de abril, quatro homens com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, por tráfico de armas, nos distritos de Viseu e Guarda.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Ultima hora

Nova Diretora do Notícias da Beira

Doutora Leonor Pais

LP NB 800x600

Breve síntese curricular

 É Doutorada em Psicologia (Área de Especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações), Mestre em Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Pedagógica) e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É nesta Instituição que exerce funções como Professora e Investigadora. De 2004 a 2016 foi ainda Professora convidada da EGP – UPBS (University of Porto Business School). No âmbito de parcerias estabelecidas com a Universidade de Coimbra, tem participado em atividades de ensino e investigação noutras Instituições de Ensino Superior em Portugal, assim como em Universidades e Unidades de Investigação europeias (Universitat de Barcelona, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, Université Paris Descartes, Charles University in Prague, Universitat de València, Institute for Advanced Studies in Social Ethics, Salzbug, Áustria), brasileiras (Universidade Metodista de São Paulo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Porto Alegre, Universidade de Caxias do Sul), angolanas (Universidade Metodista de Angola, Luanda, Universidade Katyavala Bwila, Benguela), americanas (Universidade de Portland) e canadianas (Universidade de Guelph).

É Coordenadora Nacional do Mestrado Europeu em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos – Erasmus +, financiado desde 2006 pela Comissão Europeia e que tem integrado um Consórcio de cinco Universidades europeias. Já orientou mais de meia centena de teses de mestrado e seis teses de doutoramento.

Paralelamente às atividades pedagógicas e funções docentes exercidas ao nível graduado e pós graduado tem realizado diversos estudos e investigações, tendo sido Investigadora Responsável em diversos projectos com financiamento externo, nomeadamente da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Comunidade Europeia. Neste âmbito, é membro do Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social da Universidade de Coimbra e responsável pela linha de investigação sobre gestão do conhecimento e desempenho organizacional. Os seus interesses de investigação integram, ainda, questões directamente relacionadas com o Decent Work (Trabalho Digno), Gestão de Recursos Humanos, Cooperação e Economia para o Bem Comum.

Participa em diversas redes de cooperação científica nacionais e internacionais e tem sido Conferencista convidada e apresentado comunicações em múltiplos eventos na Europa, América, África e Ásia. É autora e co-autora de livros, capítulos de livros e artigos, publicados nacional e internacionalmente.

Tem ainda dedicado algum do seu tempo ao exercício de atividades voluntárias, contributivas para o desenvolvimento social. A este nível, destaca-se a sua participação como Membro da Direção da Câmara de Comércio e Indústria do Centro – Conselho Empresarial do Centro (de 2010 a 2015) e como Membro da Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional do Centro 2007/2013 do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) em Representação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Destaca-se, ainda, e desde 2009, o seu envolvimento ao nível da Administração Pública Local como Presidente da Assembleia Municipal de Mangualde.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Ultima hora

24 anos de dedicação

ao Notícias da Beira

ATT00023 800x600

“O Sr. Doutor Josué deixou-nos, mas vive, agora, na luz e na alegria da Páscoa,junto do Senhor, para sempre.”

O Presidente do Notícias da Beira Rev. Cónego Jorge Seixas, presta-lhe homenagem em nome pessoal, em nome de todos os elementos da Direção do Complexo Paroquial e de todos os funcionários da Paróquia de Mangualde.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Jornal - Ultima hora

Notícias da Beira está de Luto

Faleceu o seu Diretor   Dr. Josué Rodrigues Pereira

Infelizmente no dia 31 de dezembro de 2016, o nosso Diretor faleceu. Nada fazia prever que o Sr. Dr. Josué nos deixasse tão cedo e de forma tão repentina.

Após um AVC que o levou para o Hospital de São Teotónio no dia 21 de dezembro, os problemas de saúde complicaram-se falecendo a 31 de dezembro neste Hospital aos 80 anos de idade.

Foram 24 anos de dedicação a este Órgão de Comunicação Social que decerto levou no seu coração.

Fez parte da Nova Equipa Diretiva deste Jornal a 3 de Junho de 1992. Frequentou o Seminário de Viseu, exerceu o Magistério Primário em Lisboa durante os 5 anos em que se formou em direito. Foi Delegado do Procurador da República durante seis anos, passando pelo Notariado e fixando-se como Conservador do Registo Predial e Comercial em Mangualde, onde desempenhou o cargo de Juiz Substituto. Trabalhou também na Conservatória de Viseu onde acumulou funções de Inspetor de Serviços.

O seu exemplar trabalho e o seu espírito cristão que sempre determinaram as linhas de rumo dos seus editorias, bem como de outros artigos, serão sempre lembrados pela sua Equipa e certamente pelos nossos assinantes, anunciantes e amigos do jornal por quem ele sempre teve grande apreço como pode ser visto no último editorial que ele escreveu nesta mesma página antes do seu problema de saúde.

Uma palavra muito sentida à Família, nomeadamente à sua esposa Drª. Helena Cabral e seus filhos, de toda a Direção do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, Fundação Cónego Monteiro, Paróquia de Mangualde e de todos os colaboradores do Complexo Paroquial que com ele tiveram o privilégio de conviver.

Dado a hora do fecho desta edição no próximo jornal daremos maior destaque ao homem que durante tantos anos deu o seu melhor a este órgão de Comunicação Social e que a todos nos marcou.

Josué Rodrigues Pereira, natural de Vila Cova do Covelo e residente em Chãs de Tavares, deixa viúva a Srª. Drª. Helena Maria Cabral Rodrigues Pereira (Professora Aposentada da Escola Secundária Felismina Alcântara).Pai dos Srs. Dr. João Pedro Cabral Rodrigues Pereira, Sr. José Pedro Cabral Rodrigues Pereira, Engº. Jorge Miguel Cabral Rodrigues Pereira, Dr. Luís Manuel Cabral Rodrigues Pereira e Engº. Aníbal Samuel Cabral Rodrigues Pereira.

O corpo esteve em câmara ardente na Capela Mortuária de Chãs de Tavares, sendo trasladado para a Igreja Paroquial pelas 15h30, onde foi celebrada missa de corpo presente, presidida pelo Sr. D. Manuel Felício, Bispo da Guarda. Também estiveram presentes alguns sacerdotes (Sr. Cónego Jorge Seixas, Pe. Manuel Clemente, Pe. Manuel Fernandes, Pe. José Marcelino, Cónego Miguel de Abreu, Pe. Nuno Azevedo, Pe. António Cunha e Pe. José Pedro.

Foi a sepultar no cemitério desta localidade.

 A Missa de 7 dia será celebrada  no  dia 5 de janeiro às 17H00 na Igreja Paroquial de Chãs de Tavares.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL