Calendário

<<  Dezembro 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje3319
mod_vvisit_counterOntem3892
mod_vvisit_counterEsta semana15066
mod_vvisit_counterEste mês93402
mod_vvisit_counterTotal6888399
Visitors Counter 1.5
Lar
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Lar - Actividades

Teatro veio ao Lar Pe. Lobinho

106 0156 800x600 106 0158 800x600

106 0166 800x600 106 0174 800x600

No dia 22 de novembro, pelas 14h00 o Lar Pe. António Pinto Lobinho acolheu uma peça teatral “Amá-la com Estórias … de Lar para cá”, a Zunzum Associação Cultural continua a desafiar a magia do teatro, associando se à Tempo XL numa coprodução criada a pensar no público sénior. Baseada numa recolha de histórias e memórias ao longo das sessões de animação da Tempo XL, esta peça permite uma proximidade e um envolvimento invulgar com este público, para além da sua componente pedagógica e potencialmente intergeracional.

Neste sentido vieram até à nossa instituição dar a conhecer um pouco do seu projeto e os nossos idosos agradeceram a ideia e alguns até lembraram tempos de outrora.

“Já te contei como arranjei esta mal das cruzes?”( risos na plateia)

Mas um dia se passava à volta da feitura do queijo, numa qualquer aldeia deste país …de Lar para Cá é um encontro de memórias entre gerações, os costumes que já lá vão e os que ainda perduram.

Ti Gracinda e Rosa envolveram o público tornando-o cúmplice no reviver destes tempos e até ajudaram a fazer o queijo.

No final às artistas foram muito aplaudidas e os idosos fizeram votos que voltem mais vezes, pois algumas destas histórias fizeram parte das suas vidas.

Segundo Sara Figueiredo, responsável da Tempo XL, esta peça já foi exibida na Cunha Baixa e agora aqui. Tem sido feita uma ante estreia no concelho de Mangualde, com uma receção muito positiva e calorosa, este projeto pretende chegar a outros lares e instituições de apoio a idosos do distrito de Viseu.

A Tempo XL tem como missão reforçar e complementar o leque ofertas socioculturais e formativas para o público sénior, de forma a melhorar a sua qualidade de vida, combater a solidão e o isolamento, promover a sua inclusão social e um envelhecimento ativo

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Lar - Actividades

Dia Nacional do Pijama

Veja a reportagem da DaoTV http://www.daotv.pt/

No dia 20 de novembro comemorou-se de norte a sul do país o Dia Nacional do Pijama, 142 500 crianças, de todo o país, incluindo deste concelho foram de pijama para a escola.

Crianças de creches, jardins-de-infância e primeiro ciclo pertencendo a 8.550 salas de 252 concelhos, foram de pijama em nome de uma grande causa “uma criança tem direito a crescer numa família”, promovendo, desta forma, o acolhimento familiar de crianças, no nosso país.

106 0123 800x600 Imagem 213 800x600 

Crianças e idosos do Complexo Paroquial de Mangualde

juntaram-se a esta nobre causa

Os Idosos do Centro de Dia e Lar Pe. António Pinto Lobinho associaram-se e vieram todos de pijama. Pelas 14h00 exibiram os seus pijamas acompanhados das crianças da sala dos 5 anos desta mesma instituição, na verdade foi uma passagem de “modelos de pijamas” que há muito não se via.

 

106 0092 800x600 106 0112 800x600

106 0106 800x600 106 0109 800x600

 

106 0120 800x600 106 0087 800x600

O Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, da qual faz parte a Creche, Jardim de Infância, Centro de Dia e Lar Pe. António Pinto Lobinho, já no ano transato aderiram a esta causa nas valências de Creche e Jardim e este ano os idosos e funcionárias também quiseram participar de uma forma muito ativa, ficando o gosto de para o ano repetirem.

106 0068 800x600 106 0155 800x600

 

106 0148 800x600  106 0085 800x600

Esta é a segunda edição do Dia Nacional do Pijama – que integra a Missão Pijama, uma iniciativa da Mundos de Vida – que foi lançada, no ano passado, para sensibilizar todos os portugueses para a necessidade de se encontrar uma alternativa para as crianças institucionalizadas.

E na nossa instituição além das atividades realizadas com crianças e idosos estes também quiseram contribuir monetariamente, como eles próprios referiram: “uns cêntimos ou uns euros a cada um não faz grande diferença e podemos ajudar estas crianças”.

A nossa instituição contribuiu assim com cerca de 630 € da parte da creche/jardim e com 300€ da parte dos idosos.

Em Portugal, 8.557 crianças em risco estão separadas dos seus pais. 95% destas crianças vivem em instituições e apenas 5% vivem em famílias de acolhimento.

O Dia Nacional do Pijama é uma iniciativa com um caráter lúdico, educativo e solidário. Não é só um dia em que as crianças vão de pijama – e só isso já tem um valor simbólico extraordinário – é um tempo em que nas escolas, as crianças, as educadoras e as famílias realizam um conjunto de atividades sobre este tema. Sobre o valor da família e sobre as famílias que crianças não têm.

Imagem 052 800x600 Imagem 059 800x600

Imagem 126 800x600 Imagem 152 800x600

A Mundos de Vida enviou para todas as escolas que se inscreveram um kit com material educativo, de que constou um livro infantil de grande formato, com uma história original, este ano foi o “Segredo dos Sabonetes” com ilustrações de Yara Kono, uma ilustradora que ganhou o prémio nacional do livro infantil e que as nossas crianças adoraram.

Da nossa parte também um obrigado.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Lar - Actividades

Dia Internacional do Idoso

No dia 01 de Outubro, os idosos do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde festejaram o Dia Internacional do Idoso.

Esta iniciativa decorreu na Biblioteca Municipal de Mangualde e foi promovida em conjunto pela Câmara Municipal de Mangualde, a Rede Social de Mangualde, o Agrupamento de Escolas de Mangualde e a Universidade Sénior. Foi uma tarde bastante animada!

O Dia Internacional do Idoso foi instituído a 01 de Outubro de 1998 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proclamação deste dia tinha como objectivo lançar atenções para o reconhecimento do envelhecimento demográfico da humanidade, a fim de criar compromissos para o amadurecimento de atitudes e potencialidades em empreendimentos sociais, económicos, culturais e espirituais, criando condições para a paz e o desenvolvimento no próximo século.

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Lar - Actividades

 

Comemoração do “Dia Mundial da Fisioterapia”

“Mãos que fazem Mãos que refazem”

 

No passado dia 13 de Setembro, foi festejado o Dia Mundial da Fisioterapia (8 de Setembro). A actividade foi organizada pela fisioterapeuta da instituição e teve como objectivo divulgar o papel do fisioterapeuta na comunidade, o conceito de fisioterapia e a importância de hábitos saudáveis como a prática de exercício físico diária.

Foram recolhidos alguns testemunhos de diversos utentes que já tiveram contacto com o universo da fisioterapia. Esses testemunhos serviram para responder à questão o que é a fisioterapia para si?”. (clique e veja as respostas)

 Foi explicado aos utentes o conceito em que se centra a fisioterapia, as diferentes áreas que esta abrange, e a importância que o exercício físico tem no envelhecimento.

Alguns utentes relembraram emocionados as suas experiências à medida que eram expostos alguns casos clínicos que necessitam do fisioterapeuta para recuperarem a sua funcionalidade e qualidade de vida.

 

"A Fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar, utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida"

Retirado de: Ministério da Saúde-Dec.Lei nº261/93 de 24 de Julho

 

O Fisioterapeuta “Trata e/ou previne perturbações do funcionamento músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório e neurológico, actuando igualmente no domínio da saúde mental.

A sua intervenção processa-se numa perspectiva bio-psico-social e tem em vista a obtenção da máxima funcionalidade dos utentes. No seu desempenho, com base numa avaliação sistemática, planeia e executa programas específicos de intervenção, para o que utiliza, entre outros meios, o exercício físico, terapias manipulativas, electroterapia e hidroterapia.

Desenvolve acções e colabora em programas no âmbito da promoção e educação para a saúde.

Actua, essencialmente em, hospitais, centros de reabilitação, centros de saúde, estabelecimentos termais, departamentos de saúde ocupacional de empresas, estruturas desportivas, escolas, instituições de ensino especial e instituições de apoio a idosos.” 

Retirado de "Ensino dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica", Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde, Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, Lisboa Novembro de 1989

 

No final foi realizada com os utentes uma classe de movimento (conjunto de exercícios realizados em grupo, segundo orientações da fisioterapeuta, cuja população alvo deve obedecer a critérios de inclusão), com finalidade de atingir objectivos específicos desta classe:

 

  • Melhorar a flexibilidade e mobilidade articular
  • Promover o fortalecimento muscular
  • Melhorar a coordenação e equilíbrio
  • Reduzir os efeitos da imobilidade
  • Melhorar a funcionalidade e autonomia
  • Estimular a atenção e memória
  • Melhorar a função cardíaca e respiratória
  • Estimular a atividade intelectual e função cognitiva
  • Promover o bem-estar psicológico
  • Melhorar a interação social 

 

“Ser fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre ela”

 Nota: veja algumas das fotos na nossa Galeria de Imagens.

A Fisioterapeuta – Tânia Trigo

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Lar - Actividades

Diretora do Lar promove um jantar diferente

 

No dia 25 de junho, terça-feira, os utentes do Lar Padre António Pinto Lobinho tiveram oportunidade de degustar um jantar diferente.

Com o intuito de comemorar um ano de abertura do referido lar, a Diretora, Ana Oliveira, com o apoio da fisioterapeuta, Tânia Trigo, da Assistente Social, Patrícia Messias, e da Coordenadora de Serviços, Sandrina Martins, elaborou a ementa do jantar. O cardápio foi composto por um patê de delícias do mar com atum para entrada, sopa de couve e cenoura, prato principal Pescada estufada com miolo de camarão, acompanhada com arroz branco e legumes salteados, e para sobremesa uma mousse de lima com bolacha oreo.

Este apetitoso manjar foi servido no refeitório do Lar, que passou a ser utilizado a partir desta noite uma vez que o aumento do número de utentes desta valência assim o justificou. Recorde-se que até este momento os idosos do Lar partilhavam o refeitório com os utentes do Centro de Dia.

Relatos dos idosos referem que a refeição estava muito bem cozinhada e que foi uma experiência fantástica, numa escala de 0 a 20 foi atribuída “nota 22”. As promotoras reforçam esta ideia, referindo que foi uma noite muito animada.

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL