<<  Março 2024  >>
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910

Jardim de Infância - Actividades

As crianças da sala dos 3 anos ouviram a história “A Dona Castanha e os seus Amigos”. Em seguida, as crianças com o molde da castanha picotaram os olhos e colaram grão de café. Colou-se um pauzinho atrás do molde transformando-o em máscara da “castanha”.

A Dona Castanha e os seus Amigos

Era uma vez …

Uma castanha que vivia muito feliz no seu ouriço, junto com as suas irmãs no castanheiro. Certo dia apareceu por ali o Sr. Vento e começa a soprar. No princípio soprou devagar e o ouriço só abanou, mas depois começou a soprar com mais força. A castanha veio espreitar, não conseguiu segurar-se e caiu no chão. Ficou um bocado admirada. Não sabia bem onde estava.

Olhou para o lado e viu duas coisas estranhas a olhar para ela.

- Olá, nós somos os irmãos cogumelos. E tu? Quem és?

- Eu sou a castanha, vivia naquele castanheiro. Mas o vento deitou-me ao chão e agora estou aqui sozinha.

- Não ter aflijas, nós somos teus amigos podes ficar connosco.

Estavam muito bem a conversar, quando o Sr. Vento apareceu outra vez com muita força e levou a castanha pelo ar. Depois de dar muitas voltas foi bater numa árvore e fez cair uma coisa.

Quando se pôs de pé a dona castanha ouviu alguém a chorar. Olhou à sua volta e viu uma avelãzinha sentada a chorar.

- Porque choras minha menina.

- Porque, eu morava ali naquela árvore e agora caí e não posso voltar para lá.

- Não faz mal, vens comigo e vamos procurar os meus amigos cogumelos.

A avelãzinha concordou, disse adeus às suas amigas e começou a caminhar atrás da castanha. Andaram, andaram e nunca mais encontravam os cogumelos de que a castanha tinha falado. Elas estavam tão cansadas que adormeceram.

Pela manhã ouviram um barulho que as acordou. Era um pardal que estava a cantar, perguntou-lhes o que estavam ali a fazer a castanha e a avelãzinha. Elas contaram-lhe a história e o pardal resolveu ajudá-las. Pôs em cima de uma árvore e lá ao longe viu duas coisas pequeninas. Eram os cogumelos. Então o pardal indicou o caminho ás duas amigas.

Elas então, seguiram as orientações do pardal e foram a correr a procura dos seus amigos cogumelos. Ficaram muito felizes porque finalmente encontraram os seus amigos. Juntos se divertiram muito cantando e dançando até ao anoitecer.

Vitória, vitória acabou-se a história!

dsc07442dsc07444

dsc07572dsc07447