S. Julião
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde
  • Paróquia de Mangualde

Calendário

<<  Março 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1615
mod_vvisit_counterOntem4397
mod_vvisit_counterEsta semana6012
mod_vvisit_counterEste mês56292
mod_vvisit_counterTotal6851289
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Tomada de posse

Pároco Padre Paulo Domingues

e Vigário Paroquial Padre João Martins

 

D. António Luciano, Bispo de Viseu, pediu a estes Pastores que assumam a missão de Cristo, o Bom Pastor. Desafiou-os para que este jardim, que é a Paróquia de Mangualde, se encha de flores, significado de uma vinha nova a produzir boas uvas, para dar vinho novo.

 

 

 

 

 

 

 

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, no qual se celebra a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.

No dia 14 de Abril, centenas de fiéis concentraram-se no Largo Dr. Couto, em Mangualde, onde o Padre Rocha procedeu à Bênção dos Ramos.

De seguida realizou-se a procissão com a participação dos Escuteiros e Guias, para a Igreja Paroquial de Mangualde, onde foi celebrada a Santa Missa, com a participação dos jovens na proclamação do Evangelho.

O pároco salientou, durante a homília, que nos próximos dias iria viver-se o acontecimento central da fé cristã, o Tríduo Pascal, convidando a comunidade a viver intensamente esta semana como se fosse a última das nossas vidas.

Os cânticos estiveram a cargo do Grupo Coral da Paróquia.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Homenagem aos Bombeiros

Preito de Gratidão às populações

Prece pelos que perderam a vida nos incêndios de outubro de 2017


No dia 15 de outubro, às 21h00, por iniciativa do Pe. Rocha e com a colaboração dos Bombeiros e da Câmara Municipal, teve lugar na Igreja Paroquial de Mangualde uma Homenagem aos Bombeiros e à memória daqueles que o “terrível monstro” levou. Felizmente, no nosso concelho o fogo devastou habitações, instalações pecuárias, floresta, mato, mas não houve perda de vidas a registar.

 

O Pe. Rocha exibiu um filme da sua autoria que retratou este terrível 15 de outubro de 2017.

Diversas individualidades estiveram presentes, Câmara Municipal, Assembleia Municipal,  Juntas de Freguesia, bombeiros de diversas corporações e população que assistiram ao filme em silêncio, recordando momentos que jamais apagarão das suas memórias.

Recordou-se um dia que ficou marcado da pior forma. Era final de tarde e uma tempestade de fogo entrava no nosso concelho, levando tudo por onde passava, o pior dia de que há memória em Portugal. O vento tempestuoso acompanhado de labaredas levava tudo e não havia ninguém que lhe pudesse fazer frente.

Cada um lutava com os meios possíveis e os homens da paz sentiam-se impotentes para dar resposta às centenas de solicitações.

O Pe. Rocha reiterou a sua grande admiração perante estes homens e mulheres de garra que vestem a sua farda em prol dos outros. Que, como referiu, sabem que partem, mas não sabem se vão voltar! Na sua intervenção pediu também que todos sejamos capazes de tornar o mundo melhor.

O Presidente dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, o Comandante dos B.V.M e o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, em breves intervenções, lembraram com angústia o fatídico 15 de outubro e agradeceram ao Rev. Pe. Manuel Rocha a incitativa. Lembraram as 49 vítimas mortais, que não sendo do nosso concelho, reuniram todos numa rede solidária.

Salientaram que temos de estar preparados para as mudanças climáticas que se estão a verificar e que temos de levar a sério os avisos, lembrando também a tempestade Leslie que passou por Portugal Continental, e que, felizmente, não causou grandes prejuízos no nosso concelho.

Seguiu-se um momento de preces em que os Bombeiros levaram até ao altar alguns dos seus equipamentos: EPI (Equipamento de Proteção Individual), capacete, botas, agulheta e abafador.

Pediu-se: “Senhor, dai aos bombeiros a orientação de que precisam, para poderem vencer todas as dificuldades que lhes surgem”.

Em momento oportuno o Pe. Rocha ofereceu aos Bombeiros uma pagela com a oração do bombeiro e, a uma só voz, toda a comunidade orou:

Senhor,

Faz-me instrumento da Tua misericórdia

Faz tuas as minhas mãos e orienta os meus passos

Para que possa levar, no momento certo

A salvação a todos quantos estiverem em perigo

Como fizestes com os pães e os peixes

Multiplica, Senhor, o meu vigor físico e a minha agilidade

Para que nunca me deixe abater diante dos obstáculos

Que sempre os possa vencer

Pois disso depende a missão de levar

Aqueles que gritam por socorro

Faz-me forte, Senhor

Para resgatar da morte aqueles que a ela se entregaram

Abençoa a minha boca

Para que possa soprar no peito dos moribundos

O alento vital que lhes vai faltando

Faz-me paciente, perseverante, inteligente e abnegado

Ensina-me a amar o próximo mais do que a mim mesmo

Para que eu nunca falhe no cumprimento dos meus deveres

Dai-me, Senhor, total desprendimento

Para que eu jamais hesite no momento de salvar

Ou de me sacrificar pelo meu semelhante

Protege, Senhor, a minha família

E todos aqueles que me são queridos

Para que sempre possamos viver junto e crescer no amor

Ámen.

No final uma ouviu-se uma grande salva de palmas em Homenagem aos Homens da Paz.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Catequese - Avisos

Horario e Festas de catequese 2018/2019

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

CATEQUESE PAROQUIAL 2018/2019

INSCRIÇÕES E/OU RENOVAÇÃO

 

Estão abertas as inscrições e renovação das inscrições para a Catequese. Devido à legislação da Protecção de Dados, todos os pais ou encarregados de educação dos catequizandos devem, obrigatoriamente, passar pela Secretaria para preencher e assinar a Ficha. Devem fazê-lo até ao final do mês de Setembro.

 

 
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

IMG 4366 1600x1200IMG 4345 1600x1200

Crisma em Mangualde

No dia 2 de junho, na Igreja Paroquial de Mangualde, pelas 18h00, foi crismada cerca de uma centena de jovens e alguns adultos do Arciprestado de Mangualde, pelo Cónego António Jorge - Vigário Episcopal e Pe. Nuno Azevedo – Arcipreste da Beira Alta, dada a impossibilidade da presença de D. Ilídio Leandro, por motivos de doença.

Concelebraram os párocos dos crismandos.

O Pe. Rocha anunciou as paróquias presentes e informou que os crismandos tiveram a formação adequada para receberem o Espírito Santo, pedindo o sacramento.

Na homília o Cónego António Jorge salientou a importância dos jovens no futuro da igreja e da sociedade. Pediu-lhes que participem nas celebrações, que “calcem as sapatilhas e sejam missionários …”

Terminada a homília os crismandos foram convidados a fazer a profissão de fé e a viver o momento da imposição das mãos com um coração aberto à acção do espírito em cada um deles. Chegado o momento da unção com o óleo do crisma o Cónego António Jorge e o Pe. Nuno Azevedo procederam à administração do Sacramento dos crismandos dirigiram-se ao altar acompanhados dos padrinhos, para receberem o Espírito Santo.

No final da celebração, o Presidente, Pe. António Jorge, desafiou os jovens a irem pelo mundo testemunhar o amor de cristo por palavras e obras.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL