Calendário

<<  Julho 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje4341
mod_vvisit_counterOntem6034
mod_vvisit_counterEsta semana50842
mod_vvisit_counterEste mês99931
mod_vvisit_counterTotal7197019
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Jovens do 5º e 7º ano da Catequese

festejaram a Festa da Aliança

e das Bem-Aventuranças

106 0224 800x600

 No dia 18 de maio, V Domingo da Páscoa, na Missa das 11h00, os jovens da Catequese da Paróquia de Mangualde do 5º ano celebraram a Festa da Aliança e os do 7º ano a das Bem-Aventuranças.

Foi um dia especial para os 119 jovens, 61 do 5º ano e 58 do 7º, que acompanhados dos seus familiares e demais fiéis encheram a Igreja Paroquial.

Os jovens ocuparam a parte central da Igreja, participaram ativamente em alguns momentos da celebração Eucarística e ouviram com atenção as palavras que o Rev. Cónego Jorge Seixas lhe transmitiu, confiança e ânimo. Jesus afirma: “Não se perturbe o vosso coração”. “Continua a convidar-nos a não deixar de confiar Nele e em Deus.”

No final o Rev. Cónego Seixas pediu uma grande salva de palmas para estes jovens e seus catequistas.

 

No próximo domingo, dia 25 de maio, será a Festa da Vida do 8º ano e a Festa do Compromisso do 9º ano. No sábado, dia 24 de maio o Crisma.

 

HOMILIA DO 5º DOMINGO DA PÁSCOA

A vida de cada dia decorre imparável, com as suas alegrias e tristezas, com os seus êxitos e fracassos, mas a liturgia destes domingos pascais convidam-nos a viver a alegria que brota de Jesus ressuscitado, o Bom Pastor, como reflectíamos no domingo passado. Hoje, acrescentamos mais um ponto à nossa reflexão pascal: Jesus é também o Caminho, a Verdade e a Vida.

O evangelho deste domingo e do próximo situa-nos no momento da despedida de Jesus com os discípulos, pouco antes da sua paixão e morte; uma despedida dramática e tensa. Os discípulos estão desorientados com o que irá acontecer, vivem já a ausência de Jesus com muito receio. Jesus sabe da sua angústia; por isso, lhes comunica palavras de ânimo: “Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim”. Promete-lhes que vai à frente para lhes preparar um lugar, para que vivam com Ele para sempre. É nesta confiança que temos de viver e de respirar em todos os momentos da nossa vida. Sem esta confiança, não é fácil viver. A confiança abre-nos novas perspectivas na relação com os outros e, sobretudo, na relação com Deus.

Como os discípulos, também hoje vivemos com tantos receios e, talvez, desorientados com tantos problemas: problemas pessoais, familiares, económicos, no trabalho… e na nossa sociedade também existem pessoas “indignadas” e preocupadas, porque não há vontade da parte de alguns de mudar a conjuntura actual. Também na Igreja andamos um pouco perdidos, com as diversas maneiras de pensar, de enfrentar alguns casos e situações de vida, com algum receio para enfrentar o futuro… tantos na Igreja ainda vivem esmagados com as “tradições” e com vontade de voltar ao “antigamente” e viver na nostalgia (saudade) do passado. Como irá ser o futuro do Cristianismo? Há poucos padres, menos gente vem à missa, não se reza, não se sente necessidade de formação cristã! Também aqui parar é morrer! Também hoje Jesus afirma: “Não se perturbe o vosso coração”. Continua a convidar-nos a não deixar de confiar Nele e em Deus. Todos os cristãos são chamados a participar na vida da Igreja. São diversas as vocações, as funções, mas cada um, à sua maneira, tem de saber servir. Isto mesmo sentiram os Apóstolos na comunidade de Jerusalém. Por isso escolheram diáconos que serviram às mesas e acolhiam os pobres, enquanto eles serviam a Palavra e anunciavam o Evangelho da Ressurreição.

Novamente, o Apóstolo Tomé se destaca no texto evangélico deste tempo pascal. É um homem que gosta de ver e tocar a realidade (como acontece connosco). Por isso interroga Jesus: “Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?”. A resposta de Jesus é muita clara: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. Jesus é o caminho que nos conduz à verdade de Deus Pai que, pelo Espírito Santo, é a fonte da vida. Jesus apresenta-se e oferece-se como o caminho que podemos percorrer para entrar no mistério de Deus Pai. É Ele que pode conceder a plenitude da vida que tanto desejamos.

Coloquemos os nossos olhos em Jesus, origem e plenitude da nossa fé (cfr. Heb 12,2). Jesus é o caminho, porque entusiasma-nos e guia-nos pelo caminho da fé que nos conduz à plenitude, em Deus. Nunca desviemos o nosso olhar de Jesus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. E esta afirmação pode ser completada com o que nos diz a segunda leitura: o Senhor “é a pedra viva…escolhida e preciosa aos olhos de Deus”.

A Eucaristia torna presente Cristo Ressuscitado. Nela confirma-se aquilo que Jesus disse a Filipe: “Quem me vê, vê o Pai”. Em cada domingo, na mesa da Eucaristia, de Jesus, Caminho, Verdade e Vida; de Jesus, Pedra viva, fazemos memória e recebemos vida e vida em abundância. Nós somos a “geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores” Daquele que nos chamou das trevas para a sua luz admirável.