Calendário

<<  Junho 2019  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje4146
mod_vvisit_counterOntem6034
mod_vvisit_counterEsta semana50647
mod_vvisit_counterEste mês99931
mod_vvisit_counterTotal7196824
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Jovens do 8 e 9º ano da Catequese festejaram

a “Festa da Vida” e a “Festa do Envio”

No dia 25 de maio na missa das 11h00, celebrou-se a Festa da Vida, 63 jovens do 8º e a Festa do Envio e Compromisso com 46 jovens do 9º ano.

DSCF7449 800x600

DSCF7463 800x600

Os jovens ocuparam a parte central da Igreja e as primeiras palavras do Rev. Cónego Jorge Seixas foram de saudação para estes 109 jovens que realizaram as suas festas.

DSCF7452 800x600

Na homilia, chamou a atenção para determinados valores que hoje, e apesar de todas as tecnologias que temos ao nosso dispor, se estão a perder. Deixou-lhes também palavras de confiança: “ Jesus nunca nos abandonará. As pessoas estão a deixar de ir à missa, vivemos momentos preocupantes e de muita insegurança, momentos de crise em todos os aspectos, a sociedade caminha não só à margem da Igreja, mas também de Deus! Apesar disto, sabe bem ouvir que Jesus não nos abandonará, não nos deixará órfãos e que nos enviará “outro Defensor”, que é o Espírito da verdade.

Com a força do Espírito Santo teremos sempre coragem para caminhar na vida até alcançarmos a plenitude, ou seja, o reino dos céus.

 Os jovens ouviram com atenção a mensagem e seguidamente os do 8º ano receberam com alegria  a cruz das mãos do Rev. Cónego Jorge Seixas.

DSCF7472 800x600

No final o Rev. Cónego Seixas pediu que os pais se manifestassem se estavam de acordo com a mensagem que ele deixou aos jovens e uma grande salva de palmas se ouviu do meio da multidão.

DSCF7479 800x600

Agradeceu a todos que colaboraram para que tudo decorresse da melhor forma.

Os jovens também agradeceram aos seus catequistas com uma grande salva de palmas.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia.

 

HOMILIA DO 6º DOMINGO DA PÁSCOA

Na primeira oração presidencial da missa deste domingo (oração colecta), pedimos a Deus a “graça de viver dignamente estes dias de alegria em honra de Cristo ressuscitado”, mas também acrescentamos que “a nossa vida corresponda sempre aos mistérios que celebramos”. Ou seja, pedimos coerência: que a liturgia do domingo chegue à nossa vida. Chega realmente à nossa vida este tempo de alegria? Ou ainda pertencemos ao grupo dos que se preocupam somente por cumprir a rotina do preceito?

 

O evangelho de S. Mateus termina com uma promessa que nos inunda de confiança: “Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos”. Iremos escutar esta afirmação no próximo domingo. É a promessa dos pais ao filho que acaba de nascer: “Nunca te deixaremos sozinho… amar-te-emos para sempre”. O evangelho deste domingo diz-nos: “Não vos deixarei órfãos: voltarei para junto de vós. Daqui a pouco o mundo já não Me verá, mas vós ver-Me-eis”. Jesus promete que nunca nos abandonará. Mas as pessoas estão a deixar de ir à missa, vivemos momentos preocupantes e de muita insegurança, momentos de crise em todos os aspectos, a sociedade caminha não só à margem da Igreja, mas também de Deus! Apesar disto, sabe bem ouvir que Jesus não nos abandonará, não nos deixará órfãos e que nos enviará “outro Defensor”, que é o Espírito da verdade.

Já está próxima a solenidade do Pentecostes, onde faremos memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos. Por isso, o evangelho deste domingo já nos apresenta a oração de Jesus, na qual pede que o Espírito Santo esteja sempre connosco. O Espírito de Jesus não é, nem pode ser, um estranho, porque Ele diz-nos: “vós O conheceis, porque habita convosco e está em vós”. É importante não ser insensível ao Espírito de Deus e reconhecer que está tão perto de nós, ou seja, ele está dentro de nós e ninguém nos pode tirar. Ele transforma-nos e ajuda-nos a cativar os outros para a bondade de Deus. Na primeira leitura, Filipe foi a uma cidade da Samaria e começou a pregar o Messias àquela gente. Por causa das suas palavras e das acções, muitos aderiram a Jesus, deixaram-se baptizar. Quando os Apóstolos ouviram dizer que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram Pedro e João. Quando lá chegaram, impuseram as mãos aos samaritanos e eles recebiam o Espírito Santo.

É este Espírito de Deus que nos entusiasma para o que nós chamamos a “nova evangelização”. O Apóstolo Pedro diz: “Venerai Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre a responder, a quem quer que seja, sobre a razão da vossa esperança”. O Espírito da verdade, o Espírito de Jesus é a força que nos leva a anunciar, com entusiasmo, a Boa Nova do Ressuscitado, que é a nossa esperança e a nossa alegria. É a Boa Nova de sempre, mas é necessário transmiti-la com palavras e gestos que sejam actuais e compreensíveis aos nossos dias. Chamamos “nova” à evangelização, porque temos de reinventar formas novas para anunciar, hoje, o evangelho de sempre.

Sem a força do Espírito Santo, não cumprimos o mandato apostólico: “Ide por todo o mundo. Sem a força do Espírito Santo, não seremos capazes de anunciar o Evangelho do amor e permanecer no amor de Deus, não ultrapassaremos as nossas dificuldades, não seremos capazes de renovar a sociedade, não cresceremos na fé. Com a força do Espírito Santo teremos sempre coragem para caminhar na vida até alcançarmos a plenitude, ou seja, o reino dos céus. Por isso, rezemos: “Vem Espírito Santo”.