Calendário

<<  Abril 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje8057
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana8057
mod_vvisit_counterEste mês8057
mod_vvisit_counterTotal7535161
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MENSAGEM DE NATAL

do Pároco de Mangualde

DSCF9518pau canela 800x600

Presépio de Pau de Canela da Coleção do Rev. Pe Jorge Seixas

Estamos no mês do Natal. Neste tempo somos chamados a contemplar um mistério que ultrapassa a nossa compreensão. Um grande mistério que podemos sentir de forma diferente em cada ano. Talvez porque, em cada ano, estamos diferentes.

Nesta época, ficamos com mais saudades, começamos a recordar com mais intensidade os que já morreram e parece que ficamos mais deprimidos. É verdade! Ficamos mais sensíveis! Será por causa dos enfeites, das luzes e estrelinhas? Não! É porque Deus toma a iniciativa de fazer algo que nós não conseguimos: no tempo do Natal, Deus torna-nos mais humanos. Por isso o Natal é a oportunidade de rever o que realmente é mais importante para nós. Pensemos nas pessoas que estão mais próximas de nós. Como a estamos a tratar? Temos expressado amor, ternura, compaixão? Ou são as pessoas em quem mais descarregamos os nossos nervos, ou que mais sofrem connosco?

No Natal, recordamos que Deus tornou-se uma criança, nascendo numa gruta. José e Maria, sua esposa, que estava grávida, estavam em Belém, quando se completaram os dias para o parto, e Maria deu à luz ao seu filho primogénito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Deus assumiu a forma humana e não podemos esquecer algo fundamental: Deus entrou na humanidade, experimentou todas as suas limitações. Este mistério da humanidade de Deus é tão profundo. Fazer-se um de nós, é uma decisão da vontade de Deus tão grande que Ele despe-se de toda a sua majestade, glória e esplendor, para dizer o quanto nos ama. Ele veio trazer a luz para os que andavam errantes no mundo, perdidos na escuridão.

Neste ano de 2014, mais uma vez, Jesus nasce. Deus envia-nos a Luz. Será que vamos recusar a luz de Deus? Vamos continuar errantes neste mundo, construindo muros, alimentando conflitos, discórdias, difamações e intrigas? O Natal é essa luz que vem para brilhar no horizonte e dizer a cada homem e a cada mulher: perdoa, corrige-te, recomeça.

Geralmente os presentes que oferecemos no Natal vêm com um prazo de validade muito curto! Podemos comprar o melhor presente do mundo para uma criança. É novidade no dia de Natal, mas passados três, quatro dias, uma semana, acabou, vai para um canto ou para o sótão! O presente que Deus nos dá é para sempre. Ofereçamos também um presente para a vida inteira: o nosso amor, o nosso sorriso, o nosso afecto, o nosso perdão. Diz à pessoa que está ao teu lado o quanto ela é importante para ti. São palavras que parecem mero romantismo, mas fazem tão bem ao ouvido e ao coração. 

Retira a armadura, retira a máscara, sai da hipocrisia, não tenhas medo de renascer, de voltar à essência da tua humanidade porque, às vezes, tornamo-nos seres que nós não reconhecemos: certas situações fazem-nos tomar decisões que nos vão tornando pessoas amargas, tristes, desanimadas. Aproveita o Natal e tenta recuperar o que de melhor há em ti: aquele sorriso lindo e sincero, aquele coração que era bom, aquela pessoa que era capaz de chorar de emoção. Volta a ser aquela pessoa que era capaz de acreditar, que era boa, simples, verdadeira, autêntica, amorosa. Volta a ser bom, porque Deus é bom.

Pe. Jorge Seixas