Calendário

<<  Abril 2020  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
27282930   

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje8068
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana8068
mod_vvisit_counterEste mês8068
mod_vvisit_counterTotal7535172
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO DIA DE NATAL

DSCF9870 800x600 

“O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. À nossa volta, existem pessoas que vivem nas trevas. Quais trevas? A solidão, o isolamento, os ciúmes, as difamações, a exclusão e o esquecimento. Neste dia, celebramos o nascimento do Filho de Deus, que assume a natureza humana para nos recordar que Ele é a luz das nossas trevas, a companhia na nossa solidão e a liberdade das escravidões e opressões da vida. Este Menino é a Luz do mundo e é o Príncipe da Paz. Numa sociedade, onde reinam as guerras, os ódios, as invejas e os desentendimentos, é urgente sermos mensageiros da paz e da luz do Menino Deus. Infelizmente, não vivemos sempre no calor da amizade e da fraternidade, nem na luz radiosa da saúde e da boa disposição. É nestas trevas da vida que nasce uma luz, o Menino Jesus, o Emanuel, Deus connosco. Neste Natal, pensemos e gravemos nos nossos corações: Deus dá-nos um irmão que nos traz uma mensagem.

Deus dá-nos um irmão. Perante as dificuldades da vida, resplandece a luz de Jesus que nasce. Com Jesus, a nossa fraqueza transforma-se em fortaleza. Deus põe de lado uma lei que o povo judeu não era capaz de cumprir fielmente e a substitui com a presença amorosa do seu próprio Filho. Deus não nos dá uma lei para cumprir mas um irmão que nos ensinará a chamar Deus com o nome de Pai. O Filho de Deus nasce na pobreza para que ninguém se sinta excluído do calor amoroso de Deus. Numa humanidade amargurada e insegura, nasce o Filho de Deus para a renovar com uma presença fiel e a favor do seu povo. Como qualquer recém-nascido, o Menino Jesus chora nos primeiros momentos da sua vida. Ele chora para enxugar as nossas lágrimas!

Jesus, nosso Irmão, traz-nos uma mensagem. Ele é o melhor mensageiro que Deus enviou à humanidade. Ele é a mensagem mais clara de Deus. Qual é a mensagem? Somos filhos de Deus Pai, não somos escravos nem marionetas de um deus falso. Que alegria ver um menino no presépio que nos traz a paz às nossas guerras interiores e exteriores. É necessário que este Menino renasça nos nossos corações, porque Ele fala-nos da ternura de Deus. Com o nascimento de Jesus, Deus já não nos fala através de intermediários, de mensageiros. Agora, fala-nos pelo seu Filho. Mas, a cada um de nós, dá-nos a missão de levar o seu amor, a sua proximidade, a sua ternura e o seu carinho aos outros, através das nossas palavras e obras, imitando Jesus, o seu Filho muito amado.

Como posso celebrar o Natal este ano? Diante de uma mesa abundante, na confusão das prendas, nos gastos exagerados? Será Natal se te aproximares de um doente e dizer-lhe: Jesus está contigo; se fores ter com os esquecidos da nossa sociedade e dizer-lhes: Jesus está contigo; se fores ter com o pobre e o oprimido e dizer-lhe: Jesus está contigo; se fores ter com os desanimados e os carentes de amor e de esperança e dizer-lhes: Jesus está contigo. Ao levarmos esta mensagem, iremos encontrar Jesus nestas pessoas.

Como posso ter um Natal feliz? Alegra-te com a simplicidade da grandiosidade do Natal: um Menino nasce para dar um novo sentido à minha vida, para me ajudar a ser mensageiro de paz, de harmonia e de solidariedade entre os homens e as mulheres.

Cónego Jorge Seixas