Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2539
mod_vvisit_counterOntem8400
mod_vvisit_counterEsta semana18918
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7658216
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DA SOLENIDADE

DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

No primeiro dia do ano civil, os cristãos colocam o olhar e contemplam Maria, invocando-a como Mãe de Deus. É uma invocação que expressa bem a missão que Deus tinha reservado e confiado a Maria. Sobre esta missão de Maria, meditámos no Advento e, agora, no Natal. Este primeiro dia do ano é, também, o Dia Mundial da Paz. Maria é o fundamento da paz. Ninguém como uma mãe é capaz de reunir toda a família à volta de uma mesa. Maria foi a ponte para que Deus fizesse parte da nossa família humana e pudéssemos descobrir a nossa dignidade de irmãos. Qualquer mãe sente-se feliz ao reunir todos os seus filhos na harmonia, na alegria e na paz. Se invocamos Maria, como Mãe de Deus, é porque Deus quis trazer a paz ao coração e à vida de todas as pessoas.

As leituras bíblicas ajustam-se ao que até agora foi dito. A leitura do Livro dos Números e o salmo falam-nos na bênção de Deus. O Senhor abençoa-nos para que possamos abençoar com o coração e com as nossas palavras aqueles que nos rodeiam. Assim, tornamo-nos conciliadores em momentos de tensões nervosas e de desentendimentos e conseguiremos evitar actos violentos. Abençoar com o coração é dizer bem das pessoas, reconhecer as suas capacidades, compreender as suas fraquezas e rezar para que sejam melhores. Assim, seremos portadores de paz. Hoje, podemos abençoar com o coração, porque Deus, através de Maria, já nos abençoou e deixou a sua melhor palavra com o nascimento de Jesus Cristo, seu Filho. Esta é a melhor bênção.

Como nos diz S. Paulo, na segunda leitura, a melhor bênção de Deus, a sua palavra mais fecunda pronunciou-a através do seu Filho. No Antigo Testamento, Deus pronunciava a sua palavra através de manifestações espectaculares, especialmente, no Monte Sinai (teofanias). Na plenitude dos tempos, falou-nos por seu Filho, através da normalidade e das circunstâncias da vida. Assim, concluímos que Deus fala-nos, por seu Filho, no momento presente da nossa vida. A mensagem é sempre reconfortante: Deus é Pai, nós não somos escravos, mas filhos e herdeiros dessa paternidade única de Deus.

A melhor bênção de Deus foi enviar o seu Filho, nascido de uma mulher. Jesus nasceu no seio de uma família. Por isso, a família é o lugar privilegiado por Deus para se manifestar e para nos abençoar. No lar de Nazaré, José e Maria, tornou-se realidade o acontecimento mais transcendente da história da humanidade: o nascimento do Filho de Deus. Será sempre no amor de uma família que se poderá acolher e contemplar o amor de Deus Pai, imitando Maria que meditava no seu coração sobre tudo o que estava acontecer (um silêncio de acolhimento na fé).

No primeiro dia do ano, invocamos Maria, como Mãe de Deus. Ela deu à luz o Príncipe da Paz. Vivamos durante todo o ano na paz que Maria nos ofereceu em Jesus e com Jesus. Que Nossa Senhora, a Rainha da Paz, interceda por nós e nos abençoe neste novo ano que se inicia.

Cónego Jorge Seixas