Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje6051
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana6051
mod_vvisit_counterEste mês6051
mod_vvisit_counterTotal7533155
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Uma multidão na Bênção dos Ramos em Mangualde

“O futuro da Igreja está nas mãos da Juventude”

DSCF0928 800x600

 

DSCF0922 800x600

No dia 29 de março, os cristãos celebraram o Domingo de Ramos.

Este dia marca o início da Semana Santa, na qual se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, montado num jumento e aclamado pelo povo.

Em Mangualde cumpriu-se a tradição: às 10h00 uma multidão encheu o Largo da Câmara com seu ramos.

O Rev. Cónego Jorge Seixas, acompanhado do Diácono Permanente Sr. Manuel Vaz , jovem seminarista Paulo Vicente e dos acólitos receberam os fiéis da Capela de Nossa Senhora do Desterro.

Os Escuteiros abriram uma fileira para o Rev. Cónego proceder à bênção dos ramos que a multidão levantava.

DSCF0938 800x600

DSCF0947 800x600

DSCF0951 800x600

Seguiu-se a procissão em oração para o átrio do Complexo Paroquial, onde o Grupo Coral e alguns fiéis os aguardavam com os seus cânticos.

A praceta do Complexo Paroquial encheu-se de fiéis e deu-se início à missa campal com a participação dos jovens na narração da Paixão de Cristo.

DSCF0956 800x600

DSCF0958 800x600

Na homília o Rev. Cónego Jorge Seixas salientou” … Iniciamos a Semana Santa, imitando a multidão que aclamava Jesus na cidade santa de Jerusalém: “Hossana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino do nosso pai David! Hossana nas alturas!”. Muitos estenderam as suas capas no caminho por onde Jesus ia passar e cortaram ramos de verdura para o aclamar e acolher. Isto contrasta com a traição e tristeza que ocorrerão naquela mesma cidade passados poucos dias. E perguntamos: Porquê e como é possível fazer tanto mal a quem só fez tanto bem? Jesus viveu para os outros, sem poder e sem violência, tendo como única arma o amor!...

… fixemo-nos nas palavras impressionantes de Jesus na cruz: “Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonastes?”. Estas palavras expressam o drama que acontece no monte do Calvário. Resumem as horas da paixão de Jesus e também a sua vida…

Estas palavras de Jesus resumem os clamores de todos os homens e mulheres. No monte do Calvário, na cruz, estão todos os gritos de desespero, de angústia, de tribulação e de sofrimento da humanidade. Jesus clama por todos os homens e mulheres, porque Ele é a expressão da humanidade sofredora. Quantas vezes já tivemos vontade de dizer estas palavras de Jesus com aquilo que nos acontece na vida? Quantas vezes já fizemos a experiência do “abandono” de Deus, parece que, às vezes, Ele não está e não nos ouve! Quantas vezes já pedimos e gritámos a Deus que oiça os nossos pedidos e esteja connosco nas tribulações?

Mas, perante esta situação desesperada e sofredora de Jesus, há uma brisa de esperança, há uma intuição de vida e há uma confissão de fé.

Jesus foi julgado, condenado, morto… Jesus morreu por nós, deu a vida pelos nossos pecados, morreu para nos salvar".

DSCF0972 800x600

No final lembrou que hoje além de se comemorar a festiva celebração do Domingo de Ramos, também era o Dia Mundial da Juventude a nível das Dioceses.

Salientando o importante papel que os jovens desempenham na paróquia e do tempo que eles passam e com gosto neste espaço

Lembrou dois momentos marcantes nestes últimos dias: 24 horas de Adoração Eucarística e a Oração de Taizé que, no dia anterior contou com mais de 400 jovens.

Deus fala e faz maravilhas no meio de nós.

O futuro da Igreja está nas mãos da Juventude. Pediu uma salva de palmas para estes jovens que se comprometem com as suas comunidades.

Deus recorda-nos que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente, mas alguns de nós pensamos que somos Reis numa terra que não é nossa.