Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje5896
mod_vvisit_counterOntem11299
mod_vvisit_counterEsta semana33574
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7672872
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DE SEXTA-FEIRA SANTA

DSCF0973 800x600 DSCF0982nova

Em recolhimento e silêncio, comemoramos a morte de Jesus. Hoje, antes de adorar a cruz redentora e de comungar o Corpo do Senhor, ouvimos a narração da Paixão que marca este dia. Cristo passa diante de nós com a cruz para nos salvar. Nesta sexta-feira santa, há um detalhe que não pode passar despercebido: desde o início da narração da Paixão, segundo S. João, Jesus toma sempre a iniciativa e está sereno. É verdade que os soldados romanos e alguns guardas, enviados pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, foram buscá-lo ao Jardim das Oliveiras. Mas é Jesus que vai ao encontro deles. Fitando-os, olhos nos olhos, perguntou-lhes: “A quem buscais?”. Jesus sabia o que Lhe ia acontecer. Por isso, toma a iniciativa, é o primeiro a falar, interrogando aqueles que iam ao seu encontro: “A quem buscais?”.

Ao longo da sua vida pública, muitas pessoas procuraram Jesus. O texto do Evangelho está cheio de exemplos: os doentes iam pedir a cura das suas doenças: “Senhor, se quiseres, podes curar-me”, disseram-lhe os leprosos; “Senhor, que eu veja”, suplicaram-lhe os cegos. Também os fariseus foram ao seu encontro com perguntas para O experimentar: “Qual é o maior mandamento da Lei?”. Os doutores da lei perguntaram-lhe: “Com que autoridade fazes estas coisas?”. Porém, outras pessoas procuraram Jesus no silêncio e na discrição, como a samaritana no poço de Jacob, Zaqueu no cimo de uma árvore e Maria Madalena em casa de Simão, o leproso. Não lhe disseram nada. É sempre o Senhor que tem a iniciativa para o diálogo: “Dá-me de beber”, diz à samaritana; “Zaqueu, desce depressa, porque hoje quero ficar em tua casa”, e, referindo-se a Maria Madalena disse: “Deixai-a, porque a molestais? Ela fez-me uma obra boa”. Os Apóstolos foram chamados pelo Senhor um por um: no lago da Galileia, na mesa da cobrança dos impostos e noutros lugares para lhes dizer: “Segue-me”, “Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens”.

Hoje, sexta-feira santa, Jesus faz a mesma pergunta a cada um de nós, em comunidade: “A quem buscais?”. Mas também faz a pergunta pessoalmente a cada um: “A quem buscas?”. Como os soldados romanos e os guardas, enviados pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, também nós respondemos: “A Jesus, o Nazareno”. Respondemos com as mesmas palavras, mas não com a mesma intenção. Nós procuramos Jesus porque as suas palavras são de viva eterna e sabemos que Ele é o pão vivo descido do céu. Nós procuramos Jesus porque sabemos que é o bom pastor e a porta, é o caminho, a verdade e a vida.

Hoje, sexta-feira, procuramos Jesus num lugar concreto e bem visível: na árvore da cruz porque sabemos que desta árvore, plantada no cimo do monte do Calvário e regada generosamente com o próprio sangue do Senhor, brotarão frutos esplêndidos dos dons do Espírito Santo. Nós procuramos Jesus porque sabemos que em cada sofrimento, em cada doença, e, sobretudo, em cada pecado encontramos a sua cruz e, somente esta cruz liberta, purifica, perdoa e ressuscita.

Neste dia, acompanhamos os soldados romanos e os guardas, enviados pelos príncipes dos sacerdotes e pelos fariseus, dirigidos por Judas e respondemos à pergunta de Jesus “A quem buscais?”, dizendo: “A Jesus, o Nazareno”. Senhor, procuramos-te porque és o Senhor da vida que morres pela nossa salvação. Estamos profundamente agradecidos pelo teu gesto. Por isso, do fundo do nosso coração, cheio de serenidade, brota esta oração: “Senhor, deixa-nos unir à tua cruz para poder gozar contigo da alegria da Ressurreição”.

DSCF0984 800x600