<<  Novembro 2022  >>

Dia da Mãe em Mangualde

Concerto dedicado às Mães

concerto dia da mae 1 800x600

No dia 3 de maio, dia dedicado às mães realizou-se na Igreja Paroquial de Mangualde pelas 17h00 um Concerto Sinfónico – Coral com a participação da Orquestra Municipal POEMA e do Coro de S. Teotónio da Diocese de Viseu, dedicado a todas as mães.

Cerca de 500 mães quiseram estar presentes, receberam uma flor e uma lembrança. O público encheu por completo a Igreja Paroquial de Mangualde, segundo estimativa estiveram presentes mais de 1500 espetadores.

DSCF1194 800x600

Antes do início do concerto o Rev. Cónego Jorge Seixas procedeu à bênção das mães e lembrou que a palavra «MÃE» com três letras apenas se escreve é das palavras pequenas, a maior que o mundo tem com um significado infinito, “Quem tem Mãe tem tudo, quem não tem Mãe não tem nada”. Lembrou também aquelas que já partiram.

concerto dia da mae 2 800x600

concerto dia da mae 3 800x600

DSCF1222 800x600

DSCF1227 800x600

De seguida a Orquestra Poema e o Coro Diocesano de São Teotónio apresentaram diversos temas. Primeiro a Orquestra Poema com os sopros a interpretarem: Military Symphony in F – F.J Gossec (1734 -1829), seguidos do Coro Diocesano de São Teotónio com os temas: Ave Verum – Edward Elgar (1857-1934); Abri as Portas a Cristo – Marco Frisina (n. 1954)/ Adapt e inst A. Cartageno (n 1946); Beschluss – Heinrich (1585-1672). Num terceiro momento a Orquestra Clássica Poema e o Coro Diocesano juntaram-se para interpretarem Te Deum – Antero Ávila (n. 1973).Te Deum Laudamus; Te Gloriosus; Te Per Orbem Terrarum; Tu De Victo Mortis Aculeo; Te Ergo Quae Sumos.

Direção Musical: Esteve a cargo de Tiago Correia.

O público aplaudiu bastante esta iniciativa que foi organizada pela Câmara Municipal de Mangualde com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Mangualde, Paróquia de Mangualde e Ourivesaria Pereirinha.

A Orquestra Poema e o Coro São Teotónio já têm brindado a nossa cidade com algumas atuações e esperamos que mais momentos destes se venham a realizar.

A Poema é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música Dr. José Azeredo Perdigão, de Viseu que teve a sua estreia em 2013.

O projeto é composto por duas formações: Orquestra de Sopros e Orquestra de Câmara.

Os intervenientes deste projeto são elementos das Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde e alunos /ex-alunos do Conservatório Regional de Música José Azeredo Perdigão, de Viseu, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos, podendo haver algumas exceções.

O trabalho de naipe da Orquestra Poema Poema é orientado pelos Professores de Música do Conservatório de Viseu e a direção musical a cargo do Professor/Maestro Tiago Correia.

O Coro São Teotónio é um projeto que nasceu dos alvores da renovação sinodal da Diocese de Viseu com o intuito de fazer convergir, na comunhão, os esforços de todos aqueles que têm estado ligados às celebrações litúrgicas da Catedral. O ponto de partida deste projeto foi o Jubileu de São Teotónio, no dia 18 de fevereiro de 2012 , na Catedral de Viseu, nos 850 anos do seu falecimento e 900 anos do seu Priorado em Viseu, onde ele é padroeiro.

O Coro Diocesano tem como objetivo promover, cultivar e formar no âmbito da música litúrgica e da música sacra na nossa diocese, e animar as principais celebrações litúrgicas da diocese.

É constituído por cantores e instrumentistas, oriundos de algumas zonas pastorais, entre as quais Mangualde está presente, tanto com cantores e instrumentistas, onde colaboram na animação litúrgica nas comunidades paroquiais.

A equipa responsável do Coro São Teotónio é constituída pelo seu Presidente, Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas, pároco de Mangualde e pelos seguintes vogais: Cónego José Santos, Cónego António Almeida, Maria Helena Ferreira, António Mário Rodrigues, Albano Andrade, Acácio Ferreira e António Lima.

No dia 18 de fevereiro de 2015, o Coro São Teotónio foi oficializado, por decreto promulgado pelo Senhor Bispo de Viseu, D. Ilídio Pinto Leandro.