Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2106
mod_vvisit_counterOntem11299
mod_vvisit_counterEsta semana29784
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7669082
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO 28º DOMINGO COMUM (ANO B)

Ter sabedoria, ser sábio, é o mais importante na vida. É esta a mensagem que encontramos na primeira leitura deste domingo: “Orei e foi-me dada a prudência; implorei e veio a mim o espírito de sabedoria”. Ela vale mais que tesouros ou muito poder. A sabedoria de Deus não se compra com dinheiro, com ouro ou com pedras preciosas, mas é uma luz que ilumina a nossa vida, é a força do Espírito Santo, o qual jamais faltará àqueles que o pedem! É esta força de Deus que, através da sua Palavra, nos ajuda a viver pelo bom caminho da misericórdia, da paz e da alegria.

O evangelho deste domingo diz-nos que “ia Jesus a pôr-se a caminho, quando um homem se aproximou correndo e ajoelhou-se diante d’Ele”. Este homem procurava a verdade da vida, o sentido mais profundo da nossa existência. Ele faz uma pergunta a Jesus: “Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?”. Coloca-se humildemente diante de Jesus para lhe pedir um conselho para a sua própria vida. É esta a atitude que deveremos ter em cada Eucaristia, quando escutamos a Palavra de Deus, porque ela ilumina a nossa vida e ensina-nos o caminho que Deus tem pensado para cada um de nós. A Palavra de Deus interpela-nos para ser santos, para procurar a excelência, o que é mais importante. A resposta de Jesus é muito simples e direta: se queres alcançar a vida eterna, cumpre os mandamentos: não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falsos testemunhos, não cometas fraudes, honra pai e mãe. Como nos surpreende a resposta deste homem: “Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude!”. Quem de nós pode dizer, como este homem, que já cumpriu tudo isto? Por isso, não admira que Jesus tenha olhado para ele com simpatia: em primeiro lugar, porque uma pessoa assim gera um sentimento de ternura e de confiança; e em segundo lugar, encontrar uma pessoa assim é como procurar uma agulha num palheiro!

Apesar da vida extraordinária deste homem, Jesus pede-lhe mais: “Falta-te uma coisa: vai vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me”. Ouvindo isto, o homem retirou-se desgostoso. No melhor pano cai a nódoa: cumpria os mandamentos, mas faltava Deus. Fica bem claro que se quisermos seguir Jesus não nos podemos conformar com seguir e cumprir os mandamentos como uma lei vazia. Segue-se o Senhor a partir do amor e de uma entrega total e generosa, sem limites. Jesus veio ao mundo para levar os mandamentos à sua plenitude: amar a Deus e amar os outros, como Ele nos amou. É esta a proposta que Jesus fez àquele homem. É este o caminho da sabedoria do coração: colocar o coração em Deus. O texto evangélico diz-nos que este homem retirou-se triste, porque era muito rico. Não podemos servir a Deus e ao dinheiro e ser escravo das coisas terrenas. Ter a sabedoria de Deus, sermos sábios, é caminhar no amor a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo. Vivendo assim, encontraremos a verdadeira alegria. Não a encontraremos na fama, no dinheiro, no protagonismo, nos sucessos e no querer ser mais do que os outros. Este caminho, proposto por Jesus, não é fácil, mas não é impossível; exige de nós uma grande vontade de seguir o Mestre.

A partir deste episódio, Jesus aproveita para dizer aos seus discípulos: “Como é difícil um rico entrar no reino de Deus”. Neste domingo, gravemos no nosso coração: quanto mais nos desprendermos das coisas e do dinheiro, mais nos enchemos de Deus; Jesus prega um caminho de sabedoria na pobreza, não prega a miséria; apesar das nossas dificuldades, tenhamos a coragem de ser desprendidos e generosos; na nossa sociedade, onde, tantas vezes, reinam as trevas, a corrupção, as intrigas e as invejas, sejamos mensageiros da luz, da esperança e da alegria. Missão impossível? “Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível”.