Calendário

<<  Agosto 2018  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
    1  2  3  4  5
  6  7  8  9101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1230
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana1230
mod_vvisit_counterEste mês1230
mod_vvisit_counterTotal7528334
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO DIA DE NATAL DO SENHOR

“Anuncio-vos uma grande alegria: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Com estas palavras foi anunciado o nascimento de Jesus. Este Menino é a Palavra: “O Verbo fez-se carne”. Ele é o Emanuel, Deus-Connosco, para os que estão sozinhos e abandonados. Ele é a Luz para aqueles andam nas trevas. Ele é o Bom Pastor para as ovelhas perdidas e desorientadas. Ele é o Oleiro que modela a nossa vida com amor. Ele é a Água Viva que sacia e purifica. Ele é o Pão da Vida, o Pão vivo descido do Céu. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Ele é o Sacerdote que oferece e se oferece ao Pai pela nossa salvação. Ele é o Rei dos céus e da terra.

O Natal é a celebração do nascimento de Jesus que nasce pobre, foge à perseguição do rei Herodes, vive como refugiado, ouve os clamores dos que sofrem, acolhe os outros, é manso e humilde de coração, compadece-se e abraça os pecadores, convive e dialoga com os fariseus, vai ao encontro das situações de pobreza e de pecado e nunca volta a cara a alguma pessoa.

O Natal é a celebração do amor misericordioso de Deus para com a humanidade. Deus, através do seu filho Jesus Cristo, quis encontrar-se com todos e com cada pessoa para dizer a última palavra sobre o que é a bondade, a ternura, o amor, o carinho, o perdão e o sentido da vida. Celebrar o Natal é levar o amor misericordioso de Deus aos nossos irmãos que vivem situações de fraqueza, de abatimento, que não têm possibilidades materiais para ter uma vida justa e digna, que estão doentes, que são abandonados porque já têm muita idade, que não têm emprego ou que o salário não chega para todas as necessidades.

Hoje, será possível viver o Natal, ou seja, o nascimento de Jesus? Parece que assistimos a uma contradição: o mundo que celebra o nascimento do Autor da Vida, do Príncipe da Paz, escolhe tantas vezes a guerra e o ódio. O mundo continua em guerra, continua a fazer guerras, ainda não compreendeu o caminho da paz. O mundo celebra o Natal no meio de ruínas, de insegurança, de medo, de crianças abandonadas e abusadas, de tantos mortos inocentes, de tantos que fogem das suas terras, de tantos com os bolsos cheios de dinheiro porque são traficantes de armas e de droga. Vive-se o Natal no meio de tanta agitação, de tanta correria, de tantas prendas, de tantas luzinhas, de tantas coisas que não são importantes. O Natal não é isto. O Natal é um Menino que nasce, pobre, humilde e indefeso, para transmitir a todos amor, ternura, serenidade e misericórdia. Ele nasce para se entregar por esta humanidade perdida, para a salvar, para lhe mostrar que é possível viver com dignidade, com justiça e com paz.

Hoje, como posso viver o Natal na minha vida? Não o vivas só num dia, mas em todos os dias da tua vida. Viverás o Natal, quando fizeres silêncio para ouvires a voz do Amor, quando tiveres vontade de renascer e deixar que Deus entre na tua vida, quando nunca te deixares desanimar perante as dificuldades da vida, quando semeares à tua volta amizade, união, paz e respeito, quando tiveres paciência e generosidade com os outros, quando fores um verdadeiro amigo para todos, quando arregaçares as mangas e estenderes as tuas mãos para os que gritam com fome e por ajuda.

Neste Natal, contemplando a beleza e a ternura do presépio, tenhamos a coragem para acreditar que é possível fazer um mundo melhor, lutando todos os dias por um mundo mais justo, com paz e amor e alegria! Um Santo e Feliz Natal para todos!