Calendário

<<  Abril 2023  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
       1  2
  3  4  5  6  7  8  9
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1223
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana1223
mod_vvisit_counterEste mês1223
mod_vvisit_counterTotal7528327
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DA SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Os cristãos começam um novo ano civil com três comemorações importantes: é a oitava do Natal; celebramos uma solenidade litúrgica em memória de Maria, invocando-a como Santa Maria, Mãe de Deus; e, desde 1968, por vontade do Papa Paulo VI, é o Dia Mundial da Paz. Neste, dia, desejamos a todos um feliz ano novo. E este desejo encontra-se, em forma de oração, no salmo responsorial, na seguinte afirmação: “Deus se compadeça de nós e nos dê a sua bênção, resplandeça sobre nós a luz do seu rosto”. Esta oração é um resumo da bênção de Deus, dada a Aarão e aos seus filhos, que se encontra na primeira leitura: “Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo: O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor volte para ti os seus olhos e te conceda a paz”. A luz e a paz são duas realidades muito importantes para se viver mais um ano. Na segunda leitura, São Paulo, na Carta aos Gálatas, diz-nos que “quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei…para nos tornar seus filhos adotivos. E se és filho de Deus, também és herdeiro, por graça de Deus”.

Há oito dias celebrámos a solenidade do nascimento de Jesus. Neste tempo de Natal, Maria tem um grande destaque. Por isso, no evangelho, S. Lucas apresenta-nos uma das afirmações mais surpreendentes que contêm os evangelhos sobre a figura de Maria: “Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração”. É a confirmação de Maria como uma mulher de vida interior, de silêncio, de reflexão, de vida contemplativa, de rezar o que vive. Assim, Maria ensina-nos que as ações de misericórdia para com os outros têm de brotar do interior das pessoas.

Hoje, é o Dia Mundial da Paz. Para haver paz no mundo e entre nós, é necessário vencer a indiferença. Temos de pedir a paz a Deus, mas também temos de trabalhar todos os dias para que haja paz e eliminar um dos piores sentimentos do nosso tempo que é a indiferença. A indiferença é fruto do individualismo, da ignorância e do desinteresse; por isso, destrói a paz, não deixa que haja paz. Haverá paz a partir da conversão e da criatividade, utilizando as armas da cultura, da educação, do diálogo e da cooperação. O papa João XXIII, na sua encíclica “Pacem in Terris”, de 11 de Abril de 1963, escreveu os quatro princípios fundamentais para se conseguir a paz: 1) a verdade, como fundamento da justiça; 2) a justiça, como meta da paz; 3) o amor, como máquina da paz; 4) a liberdade, como ambiente da paz. Assim, lutar pela paz é cultivar a verdade, a justiça, o amor e a liberdade.

Ao iniciarmos um novo ano, peçamos a Maria, a Rainha da Paz, que nos acolha com ternura no seu regaço e que tenhamos sempre paz nos nossos corações. E que esta paz no coração contribua para que em cada dia haja mais paz na sociedade que nos rodeia. A paz no coração das pessoas é o coração da paz social. Hoje, é o primeiro dia do ano, que seja o primeiro de muitos dias abençoados por Deus, dias de paz e de harmonia para toda a humanidade, desafiada a ser família amiga e solidária, em fraternidade universal.

Cónego Jorge Seixas