Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje9657
mod_vvisit_counterOntem8400
mod_vvisit_counterEsta semana26036
mod_vvisit_counterEste mês99932
mod_vvisit_counterTotal7665334
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA

DA SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR

A solenidade deste domingo é conhecida pelo nome de “epifania do Senhor”, que significa a manifestação do Senhor. No Natal, salientou-se o nascimento humano do Filho de Deus, ou seja, o mistério da Encarnação; neste dia, acentua-se a manifestação universal de Deus, através de Jesus, a todos os povos da terra. Mas, olhemos para as leituras bíblicas deste dia, sobretudo, para a catequese do texto evangélico. Na primeira leitura, Isaías é o anunciador da grande festa que viverá a cidade santa de Jerusalém, quando um dia aparecer o Senhor cheio de glória: “Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua luz e brilha sobre ti a glória do Senhor. As nações caminharão à tua luz e os reis ao esplendor da tua aurora”. Na segunda leitura, São Paulo faz referência ao caracter universal do mistério de Cristo: “foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo…ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens como agora foi revelado pelo Espírito Santo…os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho”. Estes dois textos preparam-nos para acolher a mensagem do texto evangélico.

Os magos vinham de longe e encontraram luz na humildade, na inocência e na pequenez de um menino. Deste texto, o que podemos tirar para a nossa vida? Ele é uma catequese sobre a procura de Deus, ou seja, a procura da fé. É uma procura que consta dos seguintes passos: 1) Ler os sinais dos tempos. Os magos começaram a sua viagem a partir de um sinal: a estrela no Oriente. Hoje, temos de ser estrela para os outros, ou seja, iluminar e guiar os outros para o rosto misericordioso de Deus; 2) Depois, iniciar uma caminhada, ou seja, ter uma atitude de busca, de procurar. Os magos fizeram a viagem do Oriente até Jerusalém. Queriam conhecer. Queriam saber. Por isso, perguntaram: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer?”. A curiosidade por saber é o princípio para conhecer alguém ou alguma coisa; 3) Na sua procura, os Magos venceram as dúvidas e as incertezas. Por uns tempos, deixaram de ver a estrela, mas não desanimaram e prosseguiram o seu caminho. Deram conta que o rei Herodes, os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo não eram pessoas de confiança. Mas, ouvido o rei, puseram-se a caminho; 4) Ao ver novamente a estrela, sentiram grande alegria. Tinham chegado ao destino da sua viagem, da sua busca. Entraram na casa e viram o Menino com Maria, sua Mãe. Adoraram-no e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra. Estavam alegres e gratos, porque valeu a pena a sua grande aventura: encontraram quem procuravam; 5) Finalmente, um aspeto muito importante: “regressaram à sua terra por outro caminho”. Quem procura e encontra Jesus Cristo sente a necessidade de mudar de caminhos, de encontrar novas rotas, ou seja, de mudar de vida.

Diante de nós estão três homens, dois caminhos e uma estrela. Três homens que se encontraram e foram iluminados com a luz da fé. Essa luz mudou as suas vidas e foram por outro caminho, o caminho da fé em Cristo. Três homens, magos, simbólicos, representantes de todos os homens e mulheres que escolhem seguir Deus e não serem escravos do egoísmo e da ganância. Dois caminhos: são os dois caminhos da vida: o que vai e chega a Deus, e o que nem chega e nem vai a Deus. O que vai e chega a Deus é o caminho do homem honesto que busca a felicidade, mas que não está isento de assaltos e perigos. Mas é um caminho que nos levará à gruta de Belém. O outro caminho é triste, pois nem chega a Deus nem vai até Deus. É o caminho do egoísmo, da ambição, representado no rei Herodes que, em vez de acompanhar os Magos, ficou sentado no seu trono, com medo que alguém o ocupasse e vivendo nos prazeres e nos vícios. A estrela dos Magos levou-os a encontrarem-se com Deus.

Eis aqui o caminho da nossa fé: estar atentos aos sinais dos tempos, ter vontade de procurar e de se pôr a caminho, descobrir e ultrapassar as dificuldades e dúvidas, encontrar o Deus da nossa fé e assumir o compromisso da mudança de vida. É um bom programa para alcançar a herança prometida, a salvação.

Cónego Jorge Seixas