Calendário

<<  Outubro 2017  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
        1
  2  3  4  5  6  7  8
  9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1227
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana1227
mod_vvisit_counterEste mês1227
mod_vvisit_counterTotal7528331
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DO DOMINGO DE RAMOS (ANO C)

DSCF8082 800x600

DSCF8075 800x600

Neste domingo, recordamos a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém e a forma singular como o fez: montado num jumentinho, expressando claramente que vinha em missão de paz. Entrou em Jerusalém aclamado como rei que vem em nome do Senhor: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!”. Foi assim há mais de dois mil anos. Hoje, Jesus continua a entrar na nossa vida, no nosso coração, na história de todos os povos e nações da mesma forma como entrou em Jerusalém, ou seja, em missão de paz. Hoje, somos nós a acolher Jesus tal como Ele é, como o rei que vem em nome Senhor, para iniciar um Reino marcado pelo amor, pela verdade, pela justiça e pela paz. O texto evangélico diz-nos que a multidão dos discípulos O aclamava alegremente, louvava “alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto”. Hoje, somos nós a aclamar alegremente Jesus, agitando os ramos nas nossas mãos. Erguemos os nossos ramos para afirmar não só com as nossas palavras, mas também com o nosso gesto as três ideias centrais deste dia: que Jesus é o nosso rei, não queremos ser governados nem orientados por mais ninguém; que, se Jesus vem em missão de paz, queremos que nos faça mensageiros da paz; que, se vem revestido de humildade e de simplicidade, queremos ser conhecidos como seus discípulos, humildes e simples. Que a alegria da aclamação de Jesus como Rei nos ajude a viver com intensidade estes dias da Semana Santa, seguindo o caminho de Jesus Cristo até ao fim. Que estes dias nos fortaleçam para, ao longo de todo o ano, viver mais e melhor segundo o Rei da Paz.

Neste domingo, além das aclamações, contemplamos Jesus Cristo, “que sendo de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si próprio…aparecendo como homem, humilhou-se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz”, como nos diz a segunda leitura. Partilhamos os sentimentos de Jesus Cristo: a sua entrega total sem reservas, a sua fidelidade ao Pai, o seu amor infinito por todos os homens e mulheres do mundo, a sua tristeza pela incompreensão de tantas pessoas e a sua solidão nos momentos de maior sofrimento da sua vida. Tudo isto iremos meditar pormenorizadamente durante esta Semana Santa. Só assim caminharemos alegre e dignamente para a Páscoa que nos traz a vida nova, a esperança definitiva e a alegria que ninguém nos pode tirar.

O Domingo de Ramos coloca-nos diante de Jesus e de toda a sua vida de serviço: gastou a vida a fazer o bem, a lavar os pés de todas as pessoas, sobretudo dos mais necessitados e carenciados por qualquer motivo; revelou uma imagem de um Deus que se interessa pelas pessoas e as quer salvar e não condenar; revelou uma religião diferente em que o mais importante é servir os outros, dar o primeiro lugar aos pobres e aos fracos. As palavras e as ações de Jesus não agradaram a toda a gente. Por isso pagou a fidelidade ao seu maravilhoso projeto com a morte violenta que lhe quiseram dar. Mas o aparente silêncio de Deus no processo da prisão, condenação e crucifixão deu lugar à poderosa ressurreição de Jesus.

Vivamos com esperança este Domingo de Ramos. Vivamos com intensidade e profundidade a Semana Santa que estamos a iniciar. Só assim exultaremos e nos alegraremos no dia da Páscoa da Ressurreição do Senhor.

DSCF8041 800x600

 

 

DSCF8049 800x600DSCF8048 800x600

   

  DSCF8047 800x600

 

    DSCF8063 800x600

DSCF8059 800x600

 

DSCF8057 800x600