Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1173
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana1173
mod_vvisit_counterEste mês1173
mod_vvisit_counterTotal7528276
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

MENSAGEM DA PÁSCOA 2016

feliz-pascoa - Cópia 800x600

 

“Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo?

Não está aqui. Ressuscitou”

Cristo ressuscitou! Tudo é novo. Com a ressurreição de Jesus, a vida tem sentido, a vida vale a pena. Tudo foi renovado e esta renovação já está a acontecer. Na Páscoa deste ano, como naquele primeiro dia da semana, também podemos sentir a alegria, a paz, a serenidade, a vontade de viver, de nos saudarmos, de nos abraçarmos, levando bem longe a notícia da ressurreição de Cristo. Podemos voltar a começar uma nova história, uma nova vida para cada um e nós e para todo o mundo.

Cristo ressuscitou! Cristo passou da morte à Vida! Com Cristo, cada um pode unir-se a esta passagem da morte à vida, mas isto supõe passar do pecado ao perdão, passar da vingança à misericórdia, passar do medo à coragem, passar da cobardia à valentia, passar das trevas à luz, passar do orgulho à humildade, passar do gelo ao carinho aconchegador, passar do egoísmo à solidariedade, passar da tristeza à alegria, passar do silêncio ao anúncio, passar da indiferença à fraternidade, passar da divisão à comunhão.

A Páscoa de Jesus Cristo faz surgir uma comunhão plena entre os homens e as mulheres da nossa sociedade, a comunhão de irmãos e de filhos de um mesmo Pai. E esta comunhão aumenta e cresce através da comunhão na Eucaristia, que é a comunhão com Cristo morto e ressuscitado

Agora, com a ressurreição de Jesus Cristo, o grande amor de Deus manifestado na cruz alcança o seu sentido na plenitude. A última palavra já não pertence à morte, mas à Vida de Deus. Este é o sentido da dor e do sofrimento partilhado por Deus até às suas últimas consequências: a reconversão total numa vida nova, na qual já não haverá nenhum mal, nem semente de morte e de sofrimento.

Por isso, a nossa missão pascal é transmitir alegria. Não tenhamos “caras de vinagre”, mas da alegria da ressurreição, uma alegria que nada nem ninguém nos pode tirar, uma alegria que todos os homens e mulheres necessitamos, mais do que pensamos. A melhor prenda da Páscoa deste ano é oferecer esta alegria.

A Páscoa é a festa da esperança, a celebração da vitória da vida, do amor, da verdade, da justiça, sobre a morte, o ódio, o desamparo, a mentira e toda a espécie de injustiças. O Crucificado ressuscitou, não ficou sob o poder da morte. Aquele que se tinha aproximado dos doentes, dos marginalizados e dos oprimidos quando vivia na Galileia, onde tudo começou, que se tinha identificado com eles e que por isso sofreu e morreu como eles, ressuscitou. “Porque buscais entre os mortos Aquele que está vivo? Não está aqui. Ressuscitou”. É necessário proclamar esta mensagem a todos e a todo o mundo. Isto é o “Ide por todo mundo” com que termina o texto do evangelho. Isto é o centro e o conteúdo da fé cristã. Já não podemos andar dececionados, resignados, indiferentes. Jesus anima-nos a ser trabalhadores incansáveis do seu Reino. Abramos caminhos à esperança que renasce dentro de nós.

Uma Feliz e Santa Páscoa.

 Cónego Jorge Seixas