Calendário

<<  Novembro 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje236
mod_vvisit_counterOntem9328
mod_vvisit_counterEsta semana236
mod_vvisit_counterEste mês236
mod_vvisit_counterTotal7527340
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DA VIGÍLIA PASCAL

Cristo ressuscitou! Cristo passou da morte à Vida! Com Cristo, cada um pode unir-se a esta passagem da morte à vida, mas isto supõe passar do pecado ao perdão, passar da vingança à misericórdia, passar do medo à coragem, passar da cobardia à valentia, passar das trevas à luz, passar do orgulho à humildade, passar do gelo ao carinho aconchegador, passar do egoísmo à solidariedade, passar da tristeza à alegria, passar do silêncio ao anúncio, passar da indiferença à fraternidade, passar da divisão à comunhão.

A Páscoa de Jesus Cristo faz surgir uma comunhão plena entre os homens e as mulheres da nossa sociedade, a comunhão de irmãos e de filhos de um mesmo Pai. E esta comunhão aumenta e cresce através da comunhão na Eucaristia, que é a comunhão com Cristo morto e ressuscitado

Agora, com a ressurreição de Jesus Cristo, o grande amor de Deus manifestado na cruz alcança o seu sentido na plenitude. A última palavra já não pertence à morte, mas à Vida de Deus. Este é o sentido da dor e do sofrimento partilhado por Deus até às suas últimas consequências: a reconversão total numa vida nova, na qual já não haverá nenhum mal, nem semente de morte e de sofrimento.

Por isso, a nossa missão pascal é transmitir alegria. Não tenhamos “caras de vinagre”, mas da alegria da ressurreição, uma alegria que nada nem ninguém nos pode tirar, uma alegria que todos os homens e mulheres necessitamos, mais do que pensamos. A melhor prenda da Páscoa deste ano é oferecer esta alegria.

Cónego Jorge Seixas