<<  Março 2024  >>
      1  2  3
  4  5  6  7  8  910

HOMILIA DO DOMINGO DE PÁSCOA

Cristo ressuscitou! Tudo é novo. Nestes últimos dias entrámos num caminho que nos leva a experimentar que a vida vale a pena. Mais ainda, que o desejo que sentimos de renovação já está a acontecer. No domingo de Páscoa deste ano, como naquele primeiro dia da semana, podemos sentir a alegria, a emoção, a paz, a serenidade, a vontade de viver, de nos cumprimentarmos e de nos abraçarmos, porque acreditamos que podemos voltar a começar uma nova vida e uma nova história para cada um de nós e para o mundo inteiro.

É verdade que não vamos a correr para as nossas igrejas para comprovar que o sepulcro está vazio. Não escutaremos a voz de nenhum anjo que nos diga que, realmente, Cristo ressuscitou. Mas hoje podemos sentir e comprovar que não estamos sozinhos e que tudo o que nos rodeia e vivemos convida-nos à alegria da Páscoa. Cristo vem ao nosso encontro porque não está no sepulcro vazio, mas nas pessoas e na nossa vida. Apesar disto, necessitaremos, como os discípulos (Maria Madalena, Pedro e João) que os outros nos confirmem aquilo que sentimos com uma profunda convicção. Esses outros são os amigos e a comunidade, mas também são os rostos de todos os que Jesus ama e que, muitas vezes, ficaram abandonados pelos caminhos.

Na Vigília Pascal, acendemos as velas com a luz do círio pascal, a Luz de Cristo. Esta luz não cega, não distorce a realidade, não engana, mas tudo transforma. Transforma tudo porque ilumina o coração, através da compaixão e da misericórdia. A vida e os problemas não estão fora de nós, não são o inimigo a abater. São a realidade que devemos amar. Só amando podemos construir e esperar um mundo novo.

A Páscoa é a festa da esperança, a celebração da vitória da vida, do amor, da verdade, da justiça, sobre a morte, o ódio, a mentira e todas as injustiças. O crucificado que se tinha aproximado dos doentes, dos marginalizados, dos oprimidos quando vivia na Galileia, onde tudo começou, que se tinha identificado com eles e, por isso, sofreu e morreu como eles, “ressuscitou”, venceu o poder da morte. Este é o fundamento da nossa fé. Já não podemos ficar dececionados, resignados e indiferentes. Ele anima-nos a sermos trabalhadores incansáveis do seu Reino. Abramos caminhos à esperança que renasce dentro de nós. Santa e Feliz Páscoa!

Cónego Jorge Seixas