<<  Julho 2024  >>

HOMILIA DO DOMINGO DE PENTECOSTES (ANO C)

Encerramos o Tempo Pascal com a Solenidade do Pentecostes. É a festa do Espírito Santo. É a festa do nascimento da Igreja. A Páscoa fecunda o coração da humanidade e o coração do mundo. O Espírito Santo manifesta-se de diversas formas: rajadas de vento, línguas de fogo, força interior, entusiasmo, capacidade de comunicar em diversas línguas. Há uma comunhão plena com Aquele que derrama o seu amor transformador. Todos ficaram cheios do Espírito Santo.

Pentecostes. Cinquenta dias depois da Páscoa. Tudo começa quando estavam todos juntos, reunidos no mesmo lugar, cheios de medo e inseguros. Todos recebem o Espírito Santo e dão conta que são capazes de comunicar e comunicar-se. Agora, já não podem calar as “maravilhas de Deus”, já não podem fingir que não se passou nada ou que, sem a presença física do Mestre, não há nada a fazer nem ficaram com alguma responsabilidade e missão. Jesus deixou bem claro o seguinte: “é necessário que Eu vá para que continueis a anunciar o Reino, com a força do Espírito Santo”. Por isso, disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”.

Como os Apóstolos, também nós somos enviados. Também recebemos os dons para dar aos outros. O Espírito Santo é um dom que se derrama em todos. Ele não faz distinções e abraça toda a humanidade e o universo. O Espírito de Deus tudo envolve, tudo sustenta, tudo transforma. Atravessa a história e dá sentido à maravilha das leis da ciência e à harmonia do Universo. Que alegria saber que Deus está connosco, no coração do mundo e nos corações de todas as pessoas! Como o salmista, também podemos aclamar: “Bendiz, ó minha alma o Senhor. Senhor, meu Deus, como sois grande! Como são grandes, Senhor, as vossas obras! A Terra está cheia das vossas criaturas.

Na segunda leitura, S. Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios, diz-nos o seguinte: “há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo”. Corinto era uma comunidade pecadora, mas com uma riqueza extraordinária de dons. Tal como esta comunidade, também nos deixamos levar muitas vezes pela idolatria do consumismo e pela indiferença diante do clamor dos mais necessitados. Tantas vezes esquecemos os irmãos doentes e desanimados, ou só pensamos no nosso bem-estar, não querendo ver os que precisam de ajuda e batem à nossa porta. Nunca podemos esquecer que “assim como o corpo é um só e tem muitos membros, assim sucede com Cristo. Na verdade, todos fomos batizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo”. Tantas vezes, não sabemos agradecer o dom da diversidade: a diversidade de culturas, de línguas, de formas de comunicação que manifestam a obra da Criação. Muitas vezes, esta diversidade incomoda-nos. Como seria bom lutar contra as inimizades e discussões, através de uma linguagem de respeito, de amor, de paz e de fraternidade!

Hoje, o que nos diz o Espírito Santo? Que Deus te ama e deseja o melhor para a tua vida. Amemos a Deus e os outros como Jesus. Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo, deixemos que Ele nos fale ao coração. Com o Espírito Santo, caminhemos pelo caminho do amor, da misericórdia e do perdão.

Cónego Jorge Seixas