Calendário

<<  Julho 2024  >>
 Se  Te  Qu  Qu  Se  Sá  Do 
  1  2  3  4  5  6  7
  8  91011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Entrada



Mapa

Coordenadas GPS:

40º36'21''N
7º45'57''W

Ver mapa aqui.

Visitas

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje2638
mod_vvisit_counterOntem8400
mod_vvisit_counterEsta semana19017
mod_vvisit_counterEste mês99931
mod_vvisit_counterTotal7658316
Visitors Counter 1.5
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

HOMILIA DA COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

Entre a solenidade de Todos os Santos e este dia, em que recordamos os nossos defuntos, existe uma profunda relação. Em primeiro lugar, porque as celebramos em dois dias consecutivos. No dia de Todos os Santos, salientou-se a alegria e a felicidade da vida eterna e plena em Deus. Neste dia, vem ao de cima a tristeza, a saudade, a recordação daquelas pessoas que já não estão fisicamente entre nós. Com a solenidade de Todos os Santos, celebrávamos a Vida com letra maiúscula. Neste dia, pensamos no caminho que ainda temos de percorrer. Com esperança, também recordamos aqueles que já participam da vida plena em Deus, ou seja, da santidade. Nós acreditamos na ressurreição dos mortos, proclamada no “Credo”. Apesar de vivermos neste mundo, temos a cidadania do céu. Somos convidados a fazer o mesmo caminho de Jesus: pelo batismo morremos com ele e ressuscitaremos com ele. Neste dia, é importante contemplar profundamente a ressurreição de Jesus.

Com saudade, recordamos neste dia os nossos defuntos. Se ontem encomendávamos as nossas vidas à intercessão dos santos, hoje oferecemos a nossa oração pela salvação dos defuntos, conscientes que é um caminho que todos temos de fazer, mas a diferença está onde dedicamos e investimos a nossa vida. Como cristãos celebramos a vida, não a morte. Durante a vida, devemos cultivar relações de amizade e de estima. Para o final da nossa viagem, não levamos riquezas nem bens materiais, somente a experiência de um amor partilhado que é imagem do amor de Deus por cada um de nós.

Quando vemos as pessoas que amamos a partirem deste mundo, é normal sentirmos tristeza, é normal que as lágrimas brotem dos nossos olhos… Tantos momentos que ficam para recordar, tantos momentos que sentiremos a falta deles, surge o sentimento de perda, é um lugar vazio em casa e em outras circunstâncias… Mas não deixemos que as trevas ocultem a esperança: Jesus é a ressurreição e a vida. Ele espera-nos e acolhe-nos no eterno descanso nos braços de Deus Pai. Quando chegar a hora, os nossos olhos físicos e humanos fecham-se. Mas o Senhor abre-nos outros olhos para podermos contemplar o seu rosto imenso. Temos a certeza que um dia nos reencontraremos com os nossos irmãos defuntos para louvar o Senhor eternamente no descanso eterno, nos esplendores da luz perpétua.