Paróquia de Mangualde assinalou
Bodas de Prata
do Rev. Cónego Jorge Seixas
Rev. Cónego Seixas está de partida para outra missão. A comunidade mangualdense quis celebrar com ele as bodas de prata sacerdotais – 25 anos, dos quais 10 vividos em Mangualde.
A celebração foi presidida pelo Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro e concelebrada pelo Pe. Nuno Azevedo, Arcipreste da Beira Alta, Pe. Paulo Vicente, Diácono Manuel Vaz e Seminarista Francisco Ferreira.
Estiveram presentes os seus pais, Sr. Claudino Rodrigues Seixas e D. Maria Madalena Marques da Silva, e seu sobrinho (afilhado) José Pedro, vários movimentos e grupos da paróquia, bem como um elevado número de paroquianos.
Os elementos da Direção do Complexo Paroquial quiseram oferecer em nome da Paróquia uma lembrança comemorativa deste dia e, como forma de gratidão, no ofertório presentearam-no com um ramo de flores e um cálice.
O Presidente da Câmara João Azevedo e a vereadora Maria José Coelho marcaram presença e ofereceram, em nome da autarquia, uma placa em prata salientando os 25 anos em missão com lema da sua ordenação: “Para mim viver é Cristo”. Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais.
Na homilía D. Ilídio felicitou o Rev. Cónego Seixas por estes 25 anos ao serviço do Senhor e da Igreja e pela sua disponibilidade: “ …obrigado pelo teu sim há 25 anos e a entrega a quem disseste sim e continuas… É este Deus que te chama para seres discípulo Missionário … Deus te dê vida para continuares a tua missão…”. Uma grande salva de palmas ecoou na Igreja como expressão de gratidão ao seu pároco, mas também algumas lágrimas de saudade afloraram aos olhos dos presentes.
No final o homenageado agradeceu a todos, revelando que não tinha nenhum discurso preparado, pois todos conseguiram manter a surpresa até à hora da eucaristia. De uma forma afável, como é de seu timbre, olhou para a assembleia e para os pais e referiu: “apanharam-me de surpresa, não estava à espera, agradeço a presença amiga de todos e as recordações… Parto sereno, tranquilo e feliz, e agradeço de um modo especial aos meus pais e digo com toda a garantia se hoje que se sou padre devo-o ao berço onde nasci”. Lembrou com saudade o seu irmão José Paulo que está junto de Deus, o qual também teve uma quota parte nesta sua caminhada.
O Rev. Pe. Nuno Azevedo,Arcipreste da Beira Alta, afirmou que também ele tinha de festejar este acontecimento como paroquiano e convidou todos os presentes para darem continuidade à festa no átrio do Complexo onde aguardavam o bolo e a champanhe.
A tarde terminou com os parabéns e votos de felicidade.
Notícias da Beira felicita o seu Presidente Rev. Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas pelas suas Bodas de Prata e de uma maneira muito especial enfatiza o contributo dado ao longo dos últimos 10 anos de dedicação ao Jornal. A página da Igreja foi sempre um espaço de singular riqueza que fez a diferença na informação prestada aos leitores do Notícias da Beira. Bem-haja Sr. Cónego pelos seus artigos e oxalá que na grande missão que o espera ainda encontre tempo para nos enriquecer com alguns contributos seus.
|