“ Acolhei bem os novos párocos, é a melhor prenda que me podeis dar ...”
Depois de 10 anos ao serviço da Paróquia de Mangualde o Rev. Cónego Jorge Seixas despediu-se no dia 15 de agosto na missa das 11H00 dos seus paroquianos.
Fez uma pequena resenha da vida de um menino que nasceu em Moçambique em 1967, sentiu na pele a guerra, esperando a morte com os seus pais … Depois veio para Portugal, para uma aldeia onde frequentou a escola. A catequese foi dada pela sua mãe. Desde tenra idade ia à missa acompanhado de seus pais e de seu irmão. Gostava de acompanhar os cânticos litúrgicos e apesar das suas traquinices dizia que queria ser padre. Frequentou o Seminário de Fornos de Algodres e quando passava por Mangualde encantava-se com a casa das conchas e com o Calhambeque. Depois de alguns anos chegou o momento de tomar uma opção, dizer sim… queria ser padre mas ter filhos e perante tal afirmação o seu orientador espiritual disse-lhe: “ …não tenhas receio, terás oportunidade de praticares a tua paternidade …”. Assim aconteceu logo na sua primeira missão, formando seminaristas, depois nas paróquias e em simultâneo acompanhando, durante 15 anos, seu irmão que tinha problemas de saúde, vindo a falecer, deixando-lhe a cargo o jovem José Pedro que, perdendo o pai ganhou outro, sendo o seu orgulho. Agora o Senhor deu-lhe outro desafio, formar futuros Ministros de Deus no Seminário Interdiocesano em Braga. Este menino referiu: “ … parto sereno e tranquilo… peço desculpa do fundo do coração por alguma falta..., acolhei bem os novos párocos, é a melhor prenda que me podeis dar …”.
No final o Grupo Coral, em nome da comunidade, ofereceu-lhe um ramo de flores e dirigiu-lhe algumas palavras de agradecimento pela dedicação, empenho e carinho que sempre teve com os paroquianos, levando das suas homílias palavras de conforto e esperança.
Com a devida vénia transcrevemos algumas dessas palavras: “ Sr. Cónego Seixas Chegou a hora de despedida… Não vamos fazer grandes discursos, vamos faze-la de forma simples, humilde e sincera. Também sabemos que gosta de coisas simples e porque queremos ser sinceros, acredite que não há palavras que cheguem para expressar a nossa gratidão. Foram 10 anos ricos, plenos e abundantes, em que aprendemos muito com o nosso pastor. Aprendemos com as suas palavras mas também com a sua maneira de ser e com o seu exemplo. Com as palavras nas suas homilias, que tanto nos dizem e tocam. Cada um à sua maneira leva sempre algo para refletir em casa e conforto no coração. Conseguia trazer para a nossa vida a palavra do Evangelho de cada domingo. Ou então nas palavras que transmitia a quem o procurava em busca de conselho e conforto espiritual ... E apesar de sozinho numa paróquia tão grande, sempre teve tempo para ouvir e ajudar quem o procurava. Pois bem, foi o nosso pastor durante 10 anos. 10 anos que agora sabem a pouco porque queríamos mais. Queríamos continuar a beber dessa água viva que nos sacia como nenhuma outra o faz. Mas não sendo possível, gostaríamos que levasse no seu coração estas nossas palavras: Senhor Cónego… OBRIGADO… MUITO OBRIGADO. É com pena que o vemos partir, pois não o vemos apenas como o nosso Pároco que vai para outra missão, mas também como um grande amigo que nos vai deixar. Mas tenha a certeza que mesmo longe será sempre recordado com grande estima, consideração, respeito e amizade. E porque dissemos que nos despediríamos de forma simples e humilde, aceite em nome de todos os paroquianos estas flores como sinal do nosso agradecimento. Senhor Cónego, muito obrigado por tudo. Que Deus o acompanhe nesta nova missão e não vamos dizer adeus, mas um ATÉ SEMPRE”.
Recebeu lembranças das Guias, do Grupo Acreditar e do Presidente da Câmara de Mangualde. Os paroquianos com alguma emoção num misto de alegria por estes 10 anos e algumas lágrimas pela sua partida agradeceram-lhe com uma grande salva de palmas e um abraço até sempre.
Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia. Todos os elementos cantores e instrumentistas que puderam, fizeram questão de estar presentes. Os cânticos foram escolhidos para o dia e preparados especialmente para o Sr. Cónego. Fizeram ainda a surpresa de cantar e tocar um cântico novo dedicado ao nosso pároco.
Dentro deste espírito de amizade no dia 10 de agosto realizou-se num restaurante da cidade de Mangualde um jantar de homenagem. Foram muitos os paroquianos que quiseram estar presentes, tendo-lhe sido entregue um presépio da Vista Alegre. |