Paróquia de Mangualde
“Festa da Sagrada Família”
No passado dia 31 de Dezembro, na Eucaristia das 11h00, a Paróquia de Mangualde celebrou o Jubileu das Famílias.
Foram convidados todos os casais que no ano de 2017 festejaram 10, 25 e 50 ou mais anos de casados, bem como os que, ao longo do ano, celebraram o Sacramento do Matrimónio.
Compareceu um considerável número de casais, que previamente se haviam inscrito na Secretaria Paroquial.
O nosso Pároco, Pe. Manuel António Rocha, na sua homilia, fez referência ao conselho do Apóstolo S. Paulo para que haja sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência, dizendo ainda que S. Paulo realçava que todos se devem suportar e perdoar mutuamente. Frisou que a palavra suportar significa que, o marido e a esposa, são o suporte um do outro. O Evangelho do dia apresentava Jesus que crescia em idade, sabedoria e graça. A este propósito, o Pe. Rocha elencou algumas das qualidades necessárias a todos os casais: todos devem crescer em idade, isto é, na descoberta diária das qualidades um do outro, em sabedoria, ou seja, na capacidade de escuta, diálogo e perdão, e em graça, isto é, na oração pessoal e conjugal.
Depois da homilia os casais fizeram a sua profissão de fé respondendo às perguntas do celebrante.
Depois do ofertório, alguns casais foram convidados a colocar-se à volta do altar e em diálogo foi rezada a Oração Eucarística. Depois do Pai Nosso foi dada a Bênção a todos os casais e a Equipa do CPM, que preparou este dia, ofereceu-lhes uma flor e uma pagela alusiva ao dia.
Parabéns a todos quantos tornaram mais bela esta festa, ou seja, os casais que nos ajudaram a entender que a vida em casal é bela se vivida com autenticidade e verdade.
A Equipa do CPM de Mangualde
|