<<  Março 2024  >>

DSC09747 1600x1200

Preparação dos noivos para

o Sacramento do Matrimónio

Nos dias 5 e 19 de Maio realizou-se mais uma sessão de preparação para o Sacramento do Matrimónio, promovido pelo C.P.M - Centro de Preparação para o Matrimónio, da Paróquia da Mangualde. Seis casais de noivos, oriundos da paróquia de Mangualde, mas também de outras paróquias do nosso Arciprestado e da nossa Diocese, aceitaram o desafio de passar duas tardes a trocar experiências e vivências com os casais que compõe a equipa do CPM de Mangualde para, assim, melhor preparem a entrada na vida a dois.

Nas duas sessões realizadas foram abordados diversos temas, relacionados com a vida em casal durante o noivado e após o casamento. Desta forma, pretendeu-se que os noivos reflectissem sobre a sua futura vida a dois e sobre as diferenças e desafios que irão enfrentar. Tudo isto sempre completado com o testemunho dos casais da equipa do CPM que, através da sua experiência e vivência, procuraram dar pistas e indicar caminhos para as diversas situações que a vida em casal pode proporcionar. De modo especial, foi dado destaque ao diálogo como principal meio para se ultrapassar as dificuldades, contrariedades e eventuais quebras de harmonia no seio do casal.

A equipa teve sempre o apoio e participação do seu assistente Pe. Manuel Rocha.

No final da segunda sessão, os noivos, juntamente com a equipa do CPM, participaram na Eucaristia, durante a qual receberam a bênção que a Igreja especialmente dedica aos casais que se preparam para o Matrimónio, bem como um certificado de participação e uma flor.

O dia terminou com um lanche convívio oferecido pela Paróquia de Mangualde.

O CPM é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o Matrimónio. Tem como finalidade promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial, apoiados na reflexão e no diálogo conjugais.

O CPM pretende ajudar os noivos a: preparar o seu matrimónio, reflectir sobre o seu noivado, dialogar sobre a validade das suas ideias e dos seus comportamentos. Para, assim, despertar ou fazer crescer a fé em Jesus Cristo; validar as suas ideias e os seus comportamentos, principalmente através do testemunho de outros noivos e casais; fazer a aprendizagem de diálogo entre os dois; reflectir sobre situações que afectam a harmonia das relações entre os elementos do casal de modo a desenvolver atitudes de superação dessas situações; desenvolver atitudes e valores que desencorajem o recurso ao divórcio e ao aborto, contribuindo para a estabilidade da família; formar no âmbito do planeamento familiar, capacitando os novos casais no sentido de uma paternidade consciente e responsável.

A Equipa do CPM