<<  Outubro 2019  >>

“Sobre o Escutismo”

da autoria de Luís Garcia

editado pelo Notícias da Beira

No dia 23 de dezembro, pelas 19h30 teve lugar nas instalações da Papelaria – Livraria Adrião, a apresentação ao público do livro denominado “Sobre o Escutismo”, que reúne 30 artigos sobre o Escutismo publicados no nosso Jornal – Notícias da Beira, de 5 de Junho de 1999 a Março de 2004 da autoria do Chefe Luís António Garcia.

Muitos foram os que quiseram estar presentes no lançamento do nº 3 da colecção Cadernos da Terra.

Abriu a sessão o Dr. Fernando Pau-Preto salientando que este era o 3º número, “mais virão a caminho, haja vontade. A nossa comunidade está de parabéns porque há aqui muita gente, é sinal de que a terra e a comunidade está viva. A razão de ser deste livro é homenagear o Chefe Garcia”. Lembrou que o Escutismo é uma excelente escola de vida. Agradeceu a todos que colaboraram nesta iniciativa. E  lançou um desafio a toda a comunidade: “daqui a dois anos o Agrupamento vai fazer 50 anos, 50 anos é uma data fantástica, temos dois anos e disponibilizo-me para continuarmos a procurar fotografias, porque gostaria de cumprir o último desejo do Chefe Garcia que numa das notícias menciona que os anos que esteve em África não sabia o que se passou no Agrupamento  e de alguma maneira essa informação está perdida”.

O Dr. José da Silva Gonçalves, administrador do Notícias da Beira, agradeceu o convite referindo que o Notícias da Beira “associou-se à iniciativa dando a colaboração neste trabalho meritório de passar estes artigos para as páginas do Livro, o que valoriza um pouco a nossa história e os nossos feitos.

Trata-se de uma homenagem e recordação de um homem que deu muito da sua vida não apenas ao ideal do escutismo mas também se identificou sempre com os valores da Paróquia de uma forma dedicada. Foi um colaborador assíduo do Notícias da Beira, passando estes valores para os nossos leitores.

O Notícias da Beira participou como editor, o trabalho principal foi do Fernando Pau-Preto que tem tido estas iniciativas daquilo que se vai passando pela nossa terra e que nós também gostamos de preservar e transmiti-los aos nossos cidadãos.

Agradecemos esta oportunidade de podermos passar para a história um pouco destes valores de alguém que se dedicou a uma causa que conviveu com ela e que a transmitiu a tantos e tantos jovens que com ele conviveram. Felicitamos este trabalho.”

A Nota de Apresentação é da autoria de D. Manuel Rocha Felício, escuteiro do 299 e agora Bispo da Guarda.

O Prefácio é da autoria da Chefe Cecília Póvoas Pina que sucedeu ao Chefe Garcia, como Chefe de Agrupamento.

Quem pretender ter um exemplar deste livro pode

adquiri-lo no Notícias da Beira.

7,00€

Para assinantes