<<  Julho 2024  >>

Ordenação Diaconal

e instituição de acólitos

No dia 18 de dezembro, pelas 16 horas, teve lugar, na Sé Catedral de Viseu, a Ordenação Diaconal do jovem, Sérgio Miguel Tavares de Pinho e de oito novos acólitos instituídos, a caminho do Diaconado permanente, sendo um destes o Sr. Manuel Vaz da Paróquia de Mangualde.

O novo Diácono é natural da Paróquia de Junqueira, Arciprestado de Oliveira de Frades,  entrou para o Seminário Menor de S. José em Fornos de Algodres em Setembro de 1999 onde completou o 12º ano. Em Setembro de 2005 entrou no Seminário Maior de Nossa  Senhora da Esperança - Viseu.

Tem vindo a realizar o seu estágio pastoral na Paróquia de Mangualde, tendo como orientador o Sr. Cónego Jorge Seixas.

Foi uma cerimónia vivida em alegria por todos, como lembrava D. Ilídio, a 8 dias do Natal do Senhor e escutando o Sim de Maria que aceita ser a Grande Mensageira e Mediadora do nascimento do Salvador. A nossa Diocese exulta de alegria no Senhor e dá-Lhe graças pelas Suas maravilhas.

“Um novo Diácono a caminho do sacerdócio é uma das melhores prendas que a diocese, em Sínodo, pode receber, para que a sua renovação possa ser feita com novos mediadores e novos mensageiros da Palavra que, em Jesus Cristo, se fez acção, encarnando e vivendo connosco”.

Nesta tarde, foram oito dos dez candidatos ao Diaconado Permanente da Diocese, uma vez que dois já tinham a instituição no ministério de Acólitos: António Lima Paiva, da Paróquia de Pinho; António Monteiro, Paróquia de Sabugosa; Felisberto Figueiredo, da Paróquia de Canas de Santa Maria, o João Morais, Paróquia de S. Pedro do Sul; João Pinto, da Paróquia de Silgueiros, Joaquim Cardoso, Paróquia de Vilar de Besteiros; José Beato, da Paróquia de Moledo, e Manual Vaz da Paróquia de Mangualde. Estes candidatos deram mais um passo “a caminho do Diaconado Permanente, um novo, importante e necessário Ministério na nossa Diocese, lembrou D. Ilídio.

A todos, D. Ilídio lembrou o exemplo de Maria na vivência da sua vocação e do seu novo serviço à Igreja.