<<  Abril 2024  >>

Inauguração do

Lar Pe. António Pinto Lobinho

DSC03017 800x600

No passado dia 25 de junho de 2012, pelas 18h30, foram muitas as pessoas que, junto ao Complexo Paroquial, aguardavam a chegada do Sr. Bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, para a tão esperada Inauguração do Lar Pe. António Pinto Lobinho.

Era visivel a ansiedade e o nervosismo de quem ao longo de 1 ano e 9 meses, acompanhou a edificação da obra e depositou o máximo do seu empenho e dedicação, para que tudo acontecesse como se tinha previsto.

DSC03026 800x600

Com a chegada de D. Ilídio, todos os presentes se deslocaram para o interior das instalações do Lar e presenciarem a benção das mesmas.   Estiveram presentes neste ato os representantes das diversas autoridades locais, bem como representantes da segurança social. Tratou-se de um acontecimento importante para toda a comunidade mangualdense.

DSC03028 800x600

D. Ilídio procedeu então à bênção das instalações e no final da oração, acompanhado pelo Dr Joaquim Seixas, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu; pelo Dr. João Azevedo e pelo Sr. Cónego, descerraram a lápide. O Sr. Bispo congratulou o pároco de Mangualde e todos os mangualdenses pela execução e inauguração desta obra.

DSC03047 800x600DSC03060 800x600

Após a visita guiada a todas as divisões do Lar, todos os presentes se dirigiram para a Sala do Centro de Dia, onde decorreu a Sessão Solene.

DSC03071 800x600DSC03081 800x600

O Sr. Cónego foi a primeiro a proferir algumas palavras, começando por relembrar a comemoração dos 25 anos do Complexo Paroquial, salientando os dois objetivos a que a Instituição se propõe desde o seu primeiro dia de atividade: “a proteção familiar e social e a promoção da cultura”. Recordou todos quantos se empenharam e comprometeram no passado pela obra do complexo paroquial e sonharam com o novo edificio, assim como aqueles que ainda continuam hoje a dar alma, corpo, dignidade e futuro a este Centro. Não esqueceu os atuais 81 funcionários que sentem esta casa como sua.

Dirigiu algumas palavras ao Sr. Bispo, “porque no tempo que vivemos é preciso enaltecer e reconhecer o papel importante que a Igreja Católica tem tido ao longo de muitos anos e particularmente neste momento, no combate à exclusão social em Portugal, fazendo-o de forma muito discreta mas também de forma muito eficiente”.

Seguiu-se o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu que salientou a importância do combate à indiferença, característica cada vez mais patente na sociedade moderna, e agradeceu ao Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde, “pela ajuda que deram, pelo que simbolizam, pela força, determinação e coragem de se assumirem como uma comunidade solidária que dá o exemplo”.

DSC03090 800x600

João Azevedo, o autarca mangualdense, teceu também algumas considerações acerca deste momento, salientando em primeiro lugar a singularidade desta obra, caracterizando-a como “exemplar e única nesta região e que representa um momento especial de investimento que vivemos no concelho”. Recordou o Sr. Pe. Lobinho, e evidenciou o “alento que o Sr. Cónego veio trazer para que esta obra se realizasse, tudo devido à sua determinação e exigência, (…) tanto deste, como do Dr. Gonçalves, do Sr. Pais, do Dr. Marcelino, da D. Mariazinha…”.

Esta sessão solene culminou com o discurso de D. Ilídio, que, revelou ter tido no passado, experiências em Paróquias nas quais testemunhou que Instituições desta natureza eram o suporte de muitas famílias, encontrando, muitas vezes na solidariedade da Igreja, a única forma de se sentirem apoiadas.

DSC03117 800x600

Disse ter testemunhado o carinho e o esforço sempre compensado pelo acreditar que era possível, e pelo empenhamento de como cada um dos responsáveis do Centro Social de Mangualde que deram corpo a esta obra”. Referiu ainda que, ao escolher o Pe. António Pinto Lobinho como patrono deste Lar, fez-se jus ao que a sociedade deve ser, é louvar os seus antepassados, construindo uma relação fraterna, justa, solidária com os seus contemporâneos”.

Por último, felicitou o Sr. Arquiteto por ter incluído neste projeto, espaços de convívio e de relação, dando melhores condições às pessoas, desejando que “ os idosos que venham a frequentar este Lar, se sintam bem, em família”.

De referir que toda esta obra foi feita com recursos próprios pois foram poucos os apoios. Destaca-se apenas o financiamento obtido, no âmbito do programa PRODER - Medida 3.2. Uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, cofinanciada pelo FEADER, com o apoio e acompanhamento da ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão.

barra de assinaturasLEADER novo

"Fundo Europeu Agrícola de Desencolvimento Rural: A Europa investe nas zonas rurais"

DSC03126 800x600

Para terminar esta Festa de Inauguração, todos os presentes foram convidados a passar para a sala do lado, onde decorreu um lanche de convívio, estreando-se também o refeitório.