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PSA Mangualde já está a produzir

as pré-séries do novo modelo

“...A PSA de Mangualde soube sobreviver à crise e ganhar o futuro, ganhando um novo veículo para garantir a continuidade da sua actividade.

Mangualde tem todas as razões para continuar a acreditar na PSA e no seu futuro.”

A empresa tem hoje mais de 800 trabalhadores, que espera manter ao longo do tempo.

 

As primeiras pré-séries, já estão a ser realizadas de forma a permitir a sua  normal produção ainda durante o primeiro semestre de 2010.

 

Os primeiros investimentos necessários à industrialização deste modelo começaram a ser realizados durante o segundo semestre de 2009. Numa primeira fase a produção abrange a Pintura e a Montagem, sendo a Ferragem feita em Vigo até meados de 2011 e as caixas transportadas por camião. A partir dessa altura, com os investimentos no sector da Ferragem  concluídos, o veículo completa  na fábrica de Mangualde o processo de fabricação e de criação de valor.

O projecto completo atinge um valor de 21,3 Milhões de euros. A empresa apresentou uma candidatura ao Sistema de Incentivos à Inovação, tendo sido aprovado e considerado estratégico pelo Governo, tal como foi anunciado em conferência de imprensa em Junho de 2009 no Ministério da Economia, em Lisboa, pelo Director Geral da PSA Mangualde, Sr. Munoz Codina e pelo então Ministro da Economia, Dr. Manuel Pinho. O governo apoia o projecto em cerca de 35 % (7,3 Milhões de euros entre subsídio a Fundo Perdido e juros sobre empréstimo reembolsável) e a empresa com os restantes 65 % , ou seja 14 Milhões de euros.

 

Para o sucesso deste projecto,  particularmente marcante por ocorrer numa conjuntura adversa, são de relevar três dimensões decisivas :

-A Direcção do Grupo PSA a quem compete uma decisão desta  natureza  e que sempre  apoiou e acompanhou a empresa de Mangualde neste processo.

Todos sabemos que, no actual contexto de profunda crise económica e financeira, são abundantes as decisões em sentido contrário. No entanto, a Direcção do Grupo apostou na viabilização do Centro de Produção de Mangualde com a atribuição de um novo veículo.

Esta decisão é também uma consagração e o reconhecimento da qualidade e competitividade demonstrada  em cada dia pelo Centro de Produção de Mangualde.

 

- Os colaboradores do CPMG, que para além de ao longo do historial da empresa terem  sido capazes  de estar à altura dos desafios que permanentemente nos são colocados, nomeadamente em termos de qualidade, competitividade, organização e empenho, têm nestes tempos difíceis dado provas de grande maturidade e compreensão  pela inevitabilidade das medidas que foram tomadas para resistir à crise  e ganhar o futuro. 

Neste contexto de luta contra a crise estabeleceu com a anterior Comissão de Trabalhadores e com a subscrição individual de 90 % dos trabalhadores um acordo de bolsa de horas. A bolsa de horas é um instrumento de flexibilidade  de grande alcance para os trabalhadores e para a empresa e foi um elemento de grande consistência na luta contra a crise. A alternativa era mais lay-off, ou mais redução de postos de trabalho.

A esmagadora  maioria dos trabalhadores compreende esta medida e tem mostrado total adesão, maturidade e serenidade perante as vicissitudes dos mercados. A excelência do  comportamento que têm tido foi consagrada com o sucesso da obtenção do novo veículo e compensada com algumas medidas de alcance social.

O valor profissional e o ambiente social corporizado pelos nossos colaboradores têm sido claramente um dos pilares de sustentação desta decisão.

 

- Finalmente, o Governo e a AICEP  com o já referido contrato de apoio financeiro baseado numa candidatura apresentada pela empresa aos sistemas de incentivos do Estado em Maio de 2009.

 

“ A  PSA de Mangualde é uma grande empresa que com grande determinação tem servido a economia da região e do país há 46 anos.

Porque é grande empreendedora e porque sabe aproveitar as oportunidades do mercado e do Grupo PSA investiu em 2006/2007  8,6 Milhões de euros e para o triénio  2009/2011 tem em curso um projecto de investimento de  21,3 Milhões de euros relativo ao lançamento de um novo veículo. Para o conjunto destes 30 Milhões de euros( 8,6+21,3) vai obter do Estado um apoio de cerca de 35 % (10Milhões de Euros) ,financiando a empresa os restantes 65%  ( 20Milhões de Euros)

 

Apesar da violenta crise, que todos conhecem, e que feriu de morte múltiplas empresas  do sector (Opel da Azambuza, Johnsons Controls de Nelas +Portalegre, Yasaki, Alcoa, Valeo, Delphi, Leoni…) A PSA de Mangualde soube sobreviver à crise e ganhar o futuro, ganhando um novo veículo para garantir a continuidade da sua actividade.

Mangualde tem todas as razões para continuar a  acreditar na  PSA e no seu futuro.”

 

A empresa tem hoje mais de 800 trabalhadores, que espera manter ao longo do tempo,

Objectivo de vendas  :

De 1 Janeiro 2009 até 31 Dezembro de 2016:   2.162.454.532.00 euros

Objectivo de valor acres­­centado:

De 1 Janeiro 2009 até 31 Dezembro de 2016: 155. 966.272.00 euros

Outras informações :

Produção realizada em 2009 :  34.500 veículos

Produção prevista para 2010 :  40.000 veículos *

( *inclui 7000 dos novos modelos Citroen Berlingo e Peugeot Partner )